nomes da MÃE diferentes em certidões

Olá amigos! Por favor me orientem!
Me chamo alexandre, encaminhei meus documentos para o consulado no rio de janeiro para conseguir minha cidadania portuguesa de meu pai, português já falecido.
Entretanto chegou uma exigência que não sei como cumprir.....

A certidão de casamento de minha mãe menciona que o nome dela após o casamento seria NELY CUNHA DA SILVA.
Na minha certidão de nascimento consta NELY DA SILVA VIOLANTE.
ELES LÁ DO CONSULADO SOLICITARAM VERIFICAR SE HOUVE ERRO DO CARTORIO.
O QUE FAZER?

Comentários

• Quando o erro é do cartorio eles mesmos instruem um processo para modificacao.
    Entre em contato com o cartorio e, se tiver, leve tambem documentos dos seus irmaos, certidao de casamento, etc. onde talvez apareca o nome correto.
  • Oi Denise, obrigado pela informação. Será que eu levando minha certidão de nascimento, minha identidade e certidão de casamento, na qual aparecem o nome da minha mãe, escrito corretamente, eles fazem uma errata na certidão de casamento dela ?
    muito obrigado pela gentileza.
    Feliz Natal!!
  • Alec,
    Voce necessariamente deve ir ao cartorio e ver porque ha essa diferenca de nomes. Porque os sobrenomes tao diferentes? Seus pais nao perceberam no momento de assinar que haviam posto esses sobrenomes? E depois ao registra-lo declararam sobrenomes que nao constavam na certidao de casamento? Verifique bem como se deu tudo isso e converse no cartorio.
    Comigo aconteceu algo parecido, mas com o sobrenome da minha avo materna. A sorte é que tanto o casamento dos meus pais como o meu nascimento foram registrados no mesmo cartorio entao foi facil comprovar que o erro era deles e fizeram as retificacoes por conta propria.
    Boa sorte!

• imageDenise A. Espinal:
    Alec,
    Voce necessariamente deve ir ao cartorio e ver porque ha essa diferenca de nomes. Porque os sobrenomes tao diferentes? Seus pais nao perceberam no momento de assinar que haviam posto esses sobrenomes? E depois ao registra-lo declararam sobrenomes que nao constavam na certidao de casamento? Verifique bem como se deu tudo isso e converse no cartorio.
    Comigo aconteceu algo parecido, mas com o sobrenome da minha avo materna. A sorte é que tanto o casamento dos meus pais como o meu nascimento foram registrados no mesmo cartorio entao foi facil comprovar que o erro era deles e fizeram as retificacoes por conta propria.
    Boa sorte!

obrigado Denise. vou lá ver. feliz natal!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.