Legalizações de documentos

Olá pessoal,

Estou a um passo de enviar os documentos do meu pai para Portugal, visto que a certidão acabou de voltar devidamente legalizada do Itamaraty.

Gostaria de saber se, além da certidão de nascimento, eu também devo enviar ao consulado a cópia do passaporte para ser legalizada. Não encontrei essa informação em lugar algum...

Muito obrigado desde já!

Rodrigo

Comentários

• A propósito, o ERESP devolveu a certidão em apenas 7 dias úteis!!
  • As cópias dos documentos brasileiros(ex: RG, Passaporte) devem ser reconhecidas por autenticidade(cópia autenticada no tabelionato de notas e títulos no Brasil, depois leva para o consulado para legalizá-las consularmente). Para o Ministério das Relações Exteriores do Brasil só manda a original da certidão de nascimento, com a firma do oficial do registro que a assinou já reconhecida em tabelionato por autenticidade(reconhecer a firma).
  • Obrigado, Antonio Carlos
  • Rodrigo,
    A certidao de nascimento deve ser em INTEIRO TEOR, ok?
  • imageDenise A. Espinal:
    Rodrigo,
    A certidao de nascimento deve ser em INTEIRO TEOR, ok?
    É isso aí.
  • Aproveitando o tópico
    Olá gente, não sei se vocês lembram de mim, mas com certeza eu lembro de vocês rsrs... principalmente de algumas pessoas que me ajudaram muito em 2010 quando eu estava resolvendo a papelada, como Denise e Zininha.

Bom, Infelizmente não pude dar continuação naquele processo, e agora estou retomando tudo, a minha unica duvida por enquanto é se o consulado (RJ) aceitaria legalizar os documentos (RG e Certidão de Inteiro Teor) que foram autenticadas pelo cartório na data de outubro de 2010, ou se eu teria que tirar as certidões todas de novo? por que a unica coisa que falta na minha papelada é as legalizações do consulado mesmo.  

• Hemano,
    Pena que voce nao autenticou naquele momento!
    Em todo caso ligue para o consulado e pergunte se eles legalizam documentos com mais de uma ano.
  • Ah Denise, verdade, que pena!  

Mas, não vou desistir, começarei de novo antes que meu avô morra e eu perca o direito, já que eu sou bisneto e ele ainda tem que pedir a nacionalidade dele.   (Pai para filho)

Então vamos lá, eu vou precisar de: 

- Certidão do nacional portugues  (Já tenho).

- Certidão em Inteiro teor com a firma da tabeliã reconhecida e posteriormente legalizada no Itamaraty  para enviar ao consulado para legalização.

-  Cópia do RG  autenticada no cartório e posteriormente no consulado.

-  e o requerimento 1c devidamente preenchido e assinado no cartório com firma reconhecida por autenticidade.

Falta alguma  coisa? 

Tem alguma informação errada???

• Hermano

Agora que vc que vc já tá na comunidade!
    Aqui todos são amigos e todos ajudam, então vá em frente!
  • Zininha

Eu sei, o povo aqui ajuda muuuito, só tenho a agradecer, dessa vez vou em frente! 

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.