Viseu, 1879

AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
Esta discussão foi extraída de comentários feitos em: Região de Viseu e Vila Cova Tavares, 1890. Favor não utilizar uma discussão existente para pedir ajuda sobre o seu caso específico. Para isso, crie uma nova discussão.

Comentários

  • editado February 2016
    Por favor, srª Mariza Guerra, fui a Portugal (sou de Fortaleza-Ceará-Brasil) somente para pegar algum documento dos meus avós. Comecei no Arquivo do Tombo. Meu avô era de Lisboa. Então, mais difícil, por ter mais de 50 freguesias (cartórios, aqui). Minha avó nasceu na localidade de NELAS, distrito de VISEU. Fui à Viseu. Pesquisei. Lá só existiam 6 livros de Nelas. Mas o único que consegui (nãos ei se de nascimento ou batismo da minha avó) o Consulado de Portugal daqui não aceitou, pois só tinha um primeiro nome. Esta certidão que tenho aqui foi do Arquivo Distrital de Viseu, assinado pela Diretora, srª Maria das Dores Almeida Henriques. Minha avó nasceu em 01/01/1879, mas lá tinha 1880. O nome dela era MARIA ALVES DA CONCEIÇÃO (MARIANA), Mas a única Marianna que lá encontrei constava seu nascimento de outra data (dia/mês/ano). Eu paguei e trouxe assim mesmo. Aqui consegui a certidão de óbito dela. Faz mais de 12 anos que luto para conseguir resultados com o Consulado, mas cada vez eles colocam uma dificuldade. Já coloquei até advogado para ver se consegue, mas a exigência do Consulado é absurda, impenetrável. Será que daria, assim como você fez com uma pessoa que li neste Fórum, fazer uma pesquisa para ver se encontra algo? Já o nome do meu avô era ANTÔNIO ALVES ALEXANDRE, nascido em 03.03.1878, mas não tenho qualquer outra informação, se foi mesmo em Lisboa ou não. Já minha avó tenho certeza que foi NELAS - VISEU. MUITO OBRIGADA ANTECIPADAMENTE PELO QUE VOCÊ PUDER FAZER POR MIM. QUE DEUS LHE ABENÇOE.
  • Jane,
    Você tem a filiação de ambos? Vieram casados para o Brasil? O cruzamento de dados é necessário como prova. O registro de batismo mais a certidão de casamento e o registro do filho ou filha da sua avó darão certeza para o processo ser aceito. Se tiver erro na data ou algum nome será necessário retificação. Aguardo as informações que te pedi.
  • @Jane,

    O Consulado não vai te ajudar em nada. Responda as questões da Mariza e faça o seu processo de cidadania direito em Portugal enviando por Sedex EMS para Ponta Delgada.

    É MUITO mais rápido que nos Consulados, mais econômico e menos burocrático.

    Seja bem vinda.
  • Jane,

    Registro de sua avô Marianna : http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1059568 tif 86
    Sucesso!
  • Prezada Theresa Lima, só agora vi sua postagem. Fui procurar uma que a gentilíssima Mariza Guerra postou e vi a sua. Obrigada pela atenção e interesse em me orientar. Pois é, há mais de 10 (dez) anos que luto no Consulado daqui (Fortaleza-Ceará) e nada consigo. É muita exigência e burocracia. Mas não desisto. Agora, com as orientações da querida Mariza Guerra (estou em contato direto com ela, que já me enviou muita informação que me deixaram feliz demais!) e sua, vou procurar outro(s) caminhos(s).
    Vou informando a vocês como vai estar se desenrolando meu processo, OK?
    Mutíssimo grata! Deus lhe abençoe.
    Jane.
  • Jane,

    O(a) filho(a) dos seus avós portugueses está vivo(a)?

  • editado March 2018
    Jane Cordeiro Alves,
    Os seus avós também são avós da minha mãe Maria Teresinha Alves Dias. Meu avô se chamava Arnaldo Alves Alexandre. Por favor entre em contato comigo pelo e-mail alanadmendes@hotmail.com ou Alana Dias Mendes no Facebook
  • @AlanaAlves esse post da Jane foi em 2016.Entre no perfil dela e tente localizar o e-mail.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.