Dúvida sobre certidão de baptismo
Pessoas,
estou tentando ajudar uma amiga a achar a certidão de baptismo de seu bisavô que segundo a inscrição consular e certidão de casamento (realizado no Porto) nasceu em Paranhos no Porto. Procurei nos arquivos digitalizados do ADP uns quatro anos a frente e uns quatro atrás do suposto ano de nascimento. Sei que é possível estar registado bem mais a frente...
Mas curiosamente num dos livros que pesquisei, uma página do provável ano de nascimento (1892), com dois registos de nascimento, não está digitalizada. Imaginei que por azar poderia ser essa a página que estou procurando. Alguém conhece uma boa alma do arquivo distrital que poderia conferir se essa página é de registo real, ou foi rasgada ou algo assim, sem cobrar uma fortuna? rs
Uma outra dúvida que tinha era se existe processo de casamento, como no Brasil, que arquiva os documentos que foram apresentados para casar-se. Se isso fosse possível, eu entraria em contato com a Primeira Conservatória do Porto pra ver se há relatos do livro onde se encontra o baptismo em questão, uma vez que a certidão de casamento que tenho relata filiação, idade, naturalidade e só
Um abraço
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Não tem q ter a certidão de nascimento.
Mande isso com os outro documentos.
Ainda mais que vc tem uma certidão de casamento a dizer que ele é natural de paranhos.
Assim é mais certo.
Não tem errada.
A questão é simples, o meu avô não tinha o casamento averbado em pt quando eu o fiz, ficou escrito ao lado da certidão de batismo um espaço q tem na folha, assim
Casou no Brasil no ano tal com tal mulher na igreja tal etc...., o que eu quero dizer é que não existe um certidão de batismo e de casamento em pt é tudo junto em uma só certidão, se eu tirar um certidão de batismo hoje de meu avô vai vim um só documento com o batismo (assento de nascimento) e casamento numa só folha, em um só registro civil, mesmo eu dando entrada no consulado do RJ, ou em qualquer registro civil.
Aki quando a pessoa se casa o registro é mandado p/ onde foi feito a assentamento de nascimento então fica tudo em um só registro.
O consulado portugues deveria fazer o processo desta familia portuguesas tendo em conta que sabe que eles são portuqueses de horigem, e de onde vem esta horigem.
DO SEU PROPRIO REGISTRO!!!!!!!!!!!
E se os portugueses não foram batizado?
Na aldeia não tivesse igreja.
O que vc ainda não entendeu é q o registro de batismo foi encorporado ao registro civil.
Por não ter registro civil na epoca estes registro de baptismo é aceito como registro de nascimento.
Sendo assim, todo o ato civil como casamento e morte é mandado p/ o registro civil onde esta a certidão de batismo, que é incorporado ao registro de baptismo.
Desta forma fica tudo em um só registro, sem ter que ter 3 certidões baptismo(nascimento), casamento e obito.
Marcos Vinicius,
colocaram outra cópia do livro no site onde constam os registros 208 e 209 faltantes:
http://pesquisa.adporto.pt/cr avfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?m ove=next&DigitalObjectID=50713&FileID=_2 112387
Registo Civil - Qual a conservatória competente para a emissão de uma certidão?
As certidões podem ser solicitadas em qualquer conservatória a nível nacional.
Nota: Os
livros com mais de cem anos, bem como os que lhes serviram de base, são
remetidos para os arquivos distritais correspondentes aos respectivos
concelhos onde a pessoa se encontra registada. O Serviço Público Directo
não possibilita a emissão deste tipo de certidões, devendo as mesmas
ser solicitadas pessoalmente ou pelo correio directamente a esses
organismos.
Peca a reproducao do documento no mesmo site: http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffi