Documentação

Olá boa tarde!!!
Vou dar entrada na minha cidadania pois meu pai é português, sendo que o consulado do Rio de Janeiro não está aceitando pedidos atualmente. Pretendo enviar minha documentação para Portugal.
Alguém sabe me dizer qual a relação de documentos preciso para enviar??

«1

Comentários

• Michelly,
    Em primeiro lugar precisa da certidao de nascimento do seu pai de preferencia com o casamento aberbado.
    No guia de ajuda desta comunidade aparecem os documentos necessarios e a forma de manda-los para Portugal.
    De uma olhada e se continuar com duvidas volte a perguntar.
  • Oi Denise, meu pai não é casado com a minha mãe no papel, então acho que não deve ter q averbar o casamento né?

• Michelly vc precisa saber se foi o seu pai que declarou o seu nascimento.
  • Michelly,
    Se nao sao casados nao ha que averbar nada.
    Seu pai é o declarante na sua certidao de nascimento?
    Em caso positivo, va ao guia de ajuda e reuna os documentos ai detalhados.
    Vai precisar de uma certidao de nascimento do seu pai tambem.
  • Oi Denise e Dani, foi ele sim.....Meu pai e minha mãe vivem juntos até hoje, só que não são casados no papel....
     Eu já pedi no site do portal do cidadão a certidão de narrativa de nascimento dele... Só estou esperando chegar.. A que eu tinha, já ultrapassou a validade, que no caso para o consulado do Rio de Janeiro seria de 180 dias. Mas o consulado do Rio não está recebendo pedidos de cidadania então vou enviar tudo para Portugal.
  • Boa
    tarde!!!! Fiz o pedido da certidão de narrativa de nascimento do meu pai
    pelo portal do cidadão e hoje recebi um e-mail dizendo "
    Cumpre-nos informar que feitas as competentes buscas nas 4 conservatórias deste Arquivo Central 
    do Porto, não foi localizado o assento de nascimento respeitante a Manuel Duarte da Rocha.

Solicitamos a proceda à verificação dos dados enviados.

Com os melhores cumprimentos."

Meu pai nasceu no Porto e peguei todos os dados de nascimento dele com minha avó. Alguém saberia
    me dizer como devo proceder pra conseguir essa certidão?????? Será que está faltando algum dado?????

Ele nasceu no Porto, a freguesia é de Sardoura e o Concelho de Castelo de Paiva.

Aguardo....
  • Michelly

Castelo de Paiva pertence ao distrito de Aveiro, nao do Porto...no caso do seu pai sera freguesia Sao Martinho de Sardoura, concelho de Castelo de Paiva, distrito de Aveiro
  • Obrigada Susana..... Vou tentar novamente..
  • Fiz o novo pedido, espero que agora dê tudo certo!!!!
  • Oi Michelly, seu caso é bem parecido com o meu, tive tbm dificuldades de encontrar a certidão do meu pai, pois ficava mt confusa com essa história de conselho, freguesia.... mas tentei até que consegui. Minha mãe tbm não era casada com meu pai, mas como ele era o declarante da minha certidão de nascimento, não foi preciso nem tocar no nome da minha mãe, mandei a documentação para o Porto, no Arquivo Central , pois um rapaz do consulado me orientou que mandasse para lá que estava saindo rapidinho, como de fato, mandei minha documentação dia 30/11/2011 e semana passada dia 29/12/2011 liguei para lá e já estava concluído o processo, e envida a minha certidão, agora, só estou esperando chegar.
  • Siga a orientação dos amigos da comunidade, leia o guia de ajuda e boa sorte! Agradeço a todos da comunidade, não só pela orientação mas tbm pelo incentivo, agora, farei minha transcrição de casamento e partirei para a dupla nacionalidade de minhas filhas... 
  • Beth

Você mandou para lá pelo correio mesmo? ou algum amigo seu entregou pra você? 
  • Hermano, mandei pelo correio, pagando com dinheiro certo, como recomendado pelos amigos da comunidade, foi enviado em 30/11/2011, e olha que ainda houve feriados nesse período...
    image Citar
  • Nossa, acho que vou fazer assim também então, mas você foi a primeira pessoa que conseguiu pelo Arquivo Central do Porto né? porque a grande maioria manda pra CRC.  
  • Ou teve mas alguém que conseguiu por lá também? 
  • já li em algum lugar aqui na comunidade sobre alguém que mandou p/ lá, qd receber a certidão posto o recebimento, mas como disse, o rapaz do consulado falou que mandando p/ lá, sairia rapidinho, que tinha processo que se resolvia em menos de 1 mês.

• cidadania

Ola!!!

minha mãe era portuguesa e se casou no brasil, ja e falecida, como faço para tirar a minha cidadania portuguesa cmo faço para  pegar a
    certidao de nascimento de minha mãe. como devo proceder
    grata
  • Beth

Que noiticia boa, devo fazer assim então, eu estive pesquisando e encontrei isso: 

Os Balcões de Nacionalidade, que constituem extensões da Conservatória dos Registos Centrais, asseguram a prestação dos seguintes serviços, que são próprios desta Conservatória

"...Instrução e decisão dos pedidos de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos da alínea c), do nº 1 do artigo 1º da Lei da Nacionalidade, relativamente a filhos de mãe portuguesa ou de pai português, desde que o nascimento deste progenitor tenha ocorrido no território português;..."

Mas você mandou o vale postal junto com os documentos para este endereço mesmo? 

Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setúbal n.º 328
    4200-498 PORTO

O vale postal (dinehiro Certo) foi no nome do Arquivo Central do Porto?   

• Hermano,
    Como bem esta escrito acima, no Porto somente aceitam pedidos de filhos de portugueses nascidos em Portugal. Atencao a esse fato para nao perder tempo e dinheiro.
    A primeira pessoa que se manifestou sobre haver conseguido sua nacionalidade atraves do Porto foi a Carol. As dicas estao no guia de ajuda.
    Boa Sorte!
  • Sim, foi esse o endereço para onde enviei, mas a Denise disse uma coisa certa, sou filha de português nascido em Portugal, não sei se pode para outros casos... e mandei por vale postal sim, no nome do arquivo central.
  • Elisabeth Marques,
    Se voce mora em SP ou MS faca tudo pelo consulado em SP: www.consuladoportugalsp.org.br.
    Essa via é a mais facil e rapida, mas so serve para os residentes nos estados mencionados.
    Se morar em outro estado poderia tentar fazer pelo consulado local ou mandar os documentos diretamente a Portugal pelo correio.
    Nesse caso voce precisaria em primeiro lugar a certidao de nascimento da sua mae. e ver se o casamento brasileiro foi registrado (transcrito) em PT. A certidao pode ser conseguida atraves do Portal do Cidadao (www.portaldocidadao.pt) que é uma instituicao portuguesa que emite certidoes. Entre no site, registre-se e peca a certidao pagando com cartao de credito. Voce precisara dos dados completos do nascimento da sua mae: data, filiacao, freguesia, concelho. Ha uma opcao para os dados do casamento. Coloque-os, pois assim sabera se o mesmo foi transcrito em PT. Caso nao possam emitir a certidao nao cobrarao. Nao se preocupe com isso.
    No guia de ajuda desta comunidade estao as demais indicacoes de como fazer seu processo que é de ATRIBUICAO de nacionalidade.
    Aqui recomendam o Porto, pois parece que a resolucao é mais rapida. Como vc é filha de portuguesa nascida em Portugal podera usar essa opcao.
    Se tiver mais duvidas volte a perguntar.
    Boa Sorte!

• Beth e Denise

Ah sim, meu avô nasceu no Brasil, mas o pai dele é portugues mesmo de Braga, como o pedido de nacionalidade é para ele, eu posso mandar para o Porto mesmo né? 
  • Sim, pode mandar.
    Verifique que datas, nomes, sobrenomes coincidam, ok?
  • Graças a Deus tudo Ok...

• Gente, tem importancia se a inteiro teor do meu marido tiver o nome do pai do dele escrito diferente de todos os outros documentos, inclusive a certidão de casamento, para o caso da transcrição do nosso casamento? O tabelião disse que a inteiro teor estava correta...
  • Que coisa estranha, nao?
    Para tirar o RG e para se casar ele usou que documento? Voce tem alguma certidao comum para comparar?
    Nomes diferentes podem ser um problema.

• Na certidão que deram p ele quando foi registrado o nome do pai é Waldyr, e no livro, consta Waldir, então, a inteiro teor saiu diferente dos outros documentos, inclusive da certidão de casamento. Mas liguei para o cartório, e por sorte, a pessoa responsável de lá disse que faria a inteiro teor novamente,  com o nome igual ao dos documentos, já que todos  seguiram a certidão que deram a ele,  espero que isso seja verdade, disse que enviaria ainda hj ...Ufa!   Obrigada novamente Denise!
  • Beth,
    Voce me assustou!!! Pensei que a diferenca de nome fosse algo como Silva Souza  para Silva da Costa!! hahaha.
    Geralmente nao implicam com mudancas somente de uma letra que apesar de modificar a grafia nao modifica o entendimento do nome!!!
    De todas formas esse é um erro do cartorio que eles tem que corregir por conta propria. Como nao podem modificar o livro é possivel que coloquem um averbamento na certidao dizendo que Waldyr é a mesma coisa que Waldir.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.