pai e mãe não são casados

Oi pessoal.
O meu pai é filho de pai português e mãe brasileira e quer obter a nacionalidade portuguesa. Entretanto, os pais dele não eram casados oficialmente. O meu avô foi o declarante do meu pai.
O problema é: quando o meu pai nasceu, meu avô era desquitado. Há a necessidade de averbar esse casamento do meu avô? Ou devo fazer o processo todo como se ele fosse solteiro?
Obrigada!

Comentários

• Faz como se foce solteiro.
    Mais tem que ver o q vai esta escrito na certidões se existe algum tipo e menção de q o avô é desquitado ou casado.
    Se tiver tera q averbar o casamento.
  • Aline,
    Consiga uma certidao em de copia integral do seu avö para ver se aparece que ele havia sido casado e desquitado.
    Se nao aparecer nada proceda como disse o Alexandre.
    Se mora em SP faca tudo pelo consulado www.consuladoportugalsp.org.br.
    Se preferir mandar os documentos por correio a Portugal veja no guia de ajuda desta comunidade o que precisa e como mandar.
  • Aline, seu caso é identico ao meu, fiz como a Denise está te orientando, como não tinha sido averbado o casamento do meu pai e ele foi o declarante na minha certidão,nem mencionei minha mãe. Juntei a certidão inteiro teor dele, a minha, com meu RG e o formulário, fui no itamaraty e no consulado,  legalizei tudo, mandei e hj  ja tenho a dupla cidadania...

• Obrigada pelas respostas!
    Infelizmente, há uma menção ao casamento do meu avô na certidão de óbito dele, lá o estado civil aparece como "viúvo", então acho que eu não consigo simplesmente fingir que ele nunca casou...
  • Aline,
    Pode seguir com o processo normal do seu pai. Sendo o pai dele o declarante faca o  mesmo que a Beth Caldeira.
    Como disse, se estiver em SP faca pelo consulado, se nao, siga as dicas do guia de ajuda. Inclusive poderia mandar os documentos para o Porto, pois dizem que os processos estao saindo mais rapidamente por la.
  • Denise,
    Você acha que eu consigo atribuir o óbito do meu avô sem atribuir o casamento dele, mesmo estando escrito na certidão de óbito que ele era viúvo?
    Moro em SP sim, estava pensando em fazer pelo consulado. Você sabe em mais ou menos quanto tempo os processos estão saindo se mandar para o Porto?
  • Aline

Eu também estou juntando os documentos, e acho que não vou fazer transcrição de nada, se pedirem eu peço para eles segurarem o processo enquanto eu vejo a papelada das transcrições, no meu caso, eu vou mandar para o Porto mesmo, estou mantendo contato com eles, e estão sendo muito atenciosos, mandei um email para lá (arqc.porto@dgrn.mj.pt) e o senhor Mário Vales me respondeu, (mario.m.ferreira@irn.mj.pt)  e esta respondendo minhas duvidas, quando meus documentos estiverem prontos ele pediu que eu digitalizasse para conferir qualquer coisa, antes de mandar, talvés isso sejá interresante pra você também, se ele não fizer nenhuma observação relevante nos meus documentos vou mandar do jeito que estiver.  Boa Sorte... 

• Aline, meu pai tbm é falecido, pedi a certidão de nascimento dele em Portugal, quando chegou vi que não tinha casamento nenhum averbado e tbm n tinha o óbito, mandei a documentação sem falar nem de casamento e nem de óbito... deu certo. É fazer como o Alexandre e a Denise disseram e o Hermano vai fazer,não transcreve nada, só se precisar.
  • imagealine dias:
    Obrigada pelas respostas!
    Infelizmente, há uma menção ao casamento do meu avô na certidão de óbito dele, lá o estado civil aparece como "viúvo", então acho que eu não consigo simplesmente fingir que ele nunca casou...
    A menção aparece no óbito dele e não na de nascimento, que vc pedira em inteiro teor em Portugal, e a que eles pedem é a de nascimento, a de óbito do meu pai tbm citava casado. 
  • Aline, 
    Se fizer pelo consulado, exigirao BI ou cartao do cidadao atualizado do seu sogro. Como esta morto e no atestado aparece o casamento teria que averbar o casamento. Assim que, como sugerencia, voce poderia fazer pelo Porto, nao mencionar o obito e enviar os documentos da mesma forma que fara o Hermano. 
  • Tenho um caso parecido, Meu pai é filho de portugueses, na certidão de nascimento dele não consta que meus avós são casados. Meu avô é falecido. Na certidão de Nascimento dos meus avós não está averbado o casamento deles aqui no Brasil. Posso fazer o processo por atribuição do meu pai sem averbar o casamento de meus avós, ou seria mais prudente averbar o casamento e óbito para dar continuidade no processo. O nome da minha avó na certidão de nascimento do meu pai, consta o sobrenome do meu avô o que poderia caracterizar que são casados, mas com relação ao estado civil dos dois a certidão não faz nenhuma menção.
  • Rafael,
    E melhor fazer as coisas de acordo à lei.
    Se estiver em SP ou MS faca tudo pelo consulado: consuladoportugalsp.org.br
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.