Não tenho certidão de óbito de meu avô português

Se alguém puder me ajudar, o caso é um tanto complicado:

Estou auxiliando meu pai, que já é idoso, tem 72 anos, no pedido de cidadania portuguesa, já que ele é filho de pais portugueses, nascidos na Ilha da Madeira.
Em relação aos documentos, não temos a certidão de óbito de meu avô. Na verdade, meu avô sumiu há mais de 40 anos, e desde então não temos notícias dele.
Como meu avô nasceu em 1899 (tendo hoje 113 anos) presumimos que ele não esteja mais vivo.
Pensei em apenas averbar o casamento deles (que foi realizado no Brasil), e averbar também o óbito de minha avó,  porém, na certidão de óbito de dela consta que estado civil viúva.
Será que vou ter que entrar com um pedido na justiça brasileira para obter a certidão de óbito, através de morte presumida?

Já tentei contato com o consulado de SP mas ainda não me responderam.

Obrigado, Filipe.

Comentários

• FRM,
    Como voce mesmo diz, se presume que seu avo haja falecido. Faca a transcricao de casamento dos seus avós e a de obito da avó. Acho que nao vao implicar com a do avo, pois basta que o seu pai seja filho de UM portugues para ter a nacionalidade. Se perguntarem pelo avô voce explicara o sucedido.
    Veja no site do consulado como fazer as transcricoes e os demais processos, sendo que o requerente tem que ser o seu pai, ok?
    www.consuladoportugalsp.org.br
  • Denise, obrigado pela atenção.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.