Mais uma ajudinha, por favor!

Amigos, enviei a documentação de minha avó para o consulado do RJ há alguns meses e recebi hoje o boleto para pagar a taxa de quase 600 reais. Só o boleto, sem mais nenhum tipo de informativo.
Isto quer dizer que a documentação está OK e a cidadania dela sairá? Quanto tempo costuma levar após o pagamento?
Outra questão: minha avó não anda mais (ela parou de andar há um mês, devido a uma queda). Será que outra pessoa poderá pegar o documento da cidadania no consulado ou ela tem de ir pessoalmente?

Muito obrigada!

Comentários

• Camila

Na realidade , ela vai receber um comunicado que o processo foi concluido, e que foi feito o assento de numero xxxxx/2011, passando a ser cidadã portuguesa à partir daquela data.
    Ela só precisaria ir ao consulado, se fosse tirar o cartão do cidadão e o passaporte.Para voce solicitar a sua nacionalidade, basta saber o numero do assento dela.

abraços
    carlos
  • Camila

Desculpe.
    Quando o consulado do Rj envia o boleto, é porque a fase de análise da documentação está ok, sem pendencias e sem impedimentos para a concessão da nacionalidade. Na fase seguinte é feito o registro de nascimento propriamente dito.Normalmente é rápido, 1 a 4 semanas.
    Pode festejar, pois que ela já é portuguesa ! Basta só a parte burocratica ser cumprida.

Parabens !

Abço
    Carlos
  • Muito obrigada pelos esclarecimentos, Carlos!
    Já efetuamos o pagamento - estamos no aguardo!
  • Até agora não obtive resposta! Paguei e nada! 
  • Alguem sabe quanto tempo está demorando o Consulado do RJ?
  • O Consulado do Rio não esta recebendo pedidos de processo de nacionalidade, e nem de trancrições.

Mandei um email para lá na semana passada, e eles não tem nem previsão de quando voltarão a atuar para estes devidos fins.

• Que maravilha, entra ano e sai ano e la continua a mesma coisa!
  • Se você fizer pelo correio mandando para CRC deve sair mais rápido.  também moro no estado do Rio e mandarei o processo do meu avô para Portugal também.
  • Eu fiz o do meu pai e o meu a ums 2 anos... Agora vou fazer o da minha mae, so que tenho que averbar um casamento..
  • Também sou do RJ, aqui tá uma bosta... Ninguém sabe informar nada, não tem previsão para voltar a realizar nacionalidade e transcrições....
    Estou fazendo o do meu pai para depois fazer o meu...  Gostaria de saber como fazer para averbar o casamento dos meus avós direto em portugal.... Já separeis as certidões recentes de nascimento e casamento deles, agora gostaria de saber de algum contato lá em Portugal, algum formulário para preencher, ou carta para que o meu processo seja aceito lá.....
  • As transcrições podem ser feitas em Portugal pelo Correio, ta tudo no Guia de Ajuda da comunidade. 
  • Não era lenda essa historia de transcrição pelo correio?
  • Não, mande um email para conservatoria de registro civil de sua preferencia e eles te responderam melhor, eu mandei um email para Conservatoria de Esposende e fui bem atentido.  É so ir no site da IRN na parte de "contactos" e clicar em conservatoria civil, lá vai ter um PDF com o email de todas as conservatorias.
  • Pior que eu paguei um dinheirão e fiquei sem resposta!
  • O consulado do Rio ta fazendo Vergonha!!!
  • No registo de nascimento de minha avó, consta a averbação do casamento
    com meu avô, porém o nome dela permanece de solteira, não foi alterado
    como estava na certidão de casamento celebrado no Brasil, não sei se isso énormal em Portugal. Existe algum
    poblema para conseguir a atribuição de meu pai, sendo que na certidão de
    nascimento dele consta o nome dela de casada, com o acrescimo do
    sobrenome de meu avô. Vocês acham melhor eu não enviar a documentação dela
    para a atribuição de meu pai, sendo que meu avô também é português e o
    casamento está averbado, ou seria melhor enviar junto a certidão de
    casamento atualizada e devidamente legalizada no itamaraty, juntamente com a certidão de nascimento de ambos os portugueses?
  • Rafael,
    e' assim mesmo, as suas certidoes estao corretas, na certidao de nascimento portuguesa o nome de casado nao aparece no corpo da certidao, o que aparece e' uma mencao do casamento, averbado atras da certidao e ai sim constara o nome de casada, como voce nao transcreveu o casamento, entao nao ha mencao alguma.

Se consta que eram casados, ha uma chance muito grande da CRC pedir a transcricao, junto com o processo do seu pai, envie a certidao de nascimento de ambos os avos e a certidao de casamento, se nao me engano, eles farao o averbamento sem te cobrar, ja que os dois sao portugueses.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.