Dúvida: Cidadania Portuguesa de outro país!

Olá,
gostaria de saber se alguém tem informações sobre a possibilidade dar entrada no pedido de Cidadania Portuguesa através de um Consulado em outro país, no meu caso, na Alemanha.

Será que levando a documentação correta a Seção Consular de Berlim/Alemanha poderei dar entrada no processo?

Obrigado.

Comentários

• Glauco,
    Houve um rapaz que, se nao me engano, fez pelo consulado em Berlim. DE uma procuradinha aqui na comu ou va ate o consulado.
  • O forum da comunidade não tem campo de busca, nem sei por onde começar com tantos tópicos criados. :/
    mas obrigado, Denise.
  • Sim, Glauco.
    Tambem quis ajuda-lo, mas nao encontrei o rapaz que fez pelo consulado em Berlim com muito exito.
    Acho que vale a pena visitar o consulado.
    Boa Sorte!
  • Glauco,
    Estamos nos USA e demos entrada na documentacao de meu marido no Consulado Portugues em Orlando. E eles sao somente um Escritorio Consular. Os tramites estao bem rapidos e os funcionarios do Escritorio estao sendo muito atenciosos. Como o numero de atendimentos deve ser menor a qualidade e a rapidez sao bem maiores. O processo de transcricao de casamento e obito de meu sogro foi entregue diretamente em Portugal, pois alem do Consulado do Rio estar fechado para recebimento de novos processos ha mais de dois meses, deparei com muita burocracia e tempo perdido, pois ate greve no Consulado do Rio aconteceu durante o periodo que estava no Brasil para resolver os tramites.
    Assim como a Denise, acredito que voce deve procurar o consulado e fazer uma consulta. BOA SORTE!

• Glauco,
    Nao existe diferenca entre um processo ser feito no Brasil ou outro consulado. Os procedimentos foram absolutamente os mesmos e fiz tudo atraves do Guia de Ajuda da Comunidade e da ajuda de participantes como a Denise.  
  • tem um detalhe, eu ainda não estou em Berlim, ainda estou no Brasil.
    Logo que meu pai obteve a nacionalidade via CRC eu iria começar o processo pelo Consulado do RJ, mas até a documentação ficar pronta o mesmo pausou suas atividades e sempre dizem que não há previsão de volta. Acredito que pelo menos o serviço ficará como o Consulado de SP que em 1 ou 2 meses conlui um processo. No RJ levava tb de 8 meses ha 1 ano.

Nessa situação sobra: contar com a sorte do Consulado do RJ voltar ainda esse mês, ou ter certeza de que existe a possibilidade de dar inicio de Berlim com um prazo curto (q eu ainda esteja legal no pais - 3 meses).

(Agradeço a vcs, Denise e Teresa.)
  • Sim, teve um rapaz que fez atraves do consulado na Alemanha e saiu bem rapido, so um detalhe, vai precisar de comprovante de endereco de la da Alemanha pra poder dar entrada no processo..
  • Cibele, pode ser o endereço da casa de um amigo que eu esteja hospedado ou teria quer uma casa no meu nome?
    Lembrando que eu estaria lá como turista.
    Obrigado.
  • Aqui no Reino Unido o consulado portugues nao faz documentacao de cidadania pra quem nasceu em outro pais, que nao seja no RU.

Entao, procura todas as informacoes necessarias com o consulado de Berlim. Em ultimo caso, vc pode fazer como eu fiz, mandei da Inglaterra pra Lisboa e depois fui fazer meu passaporte e CC em Lisboa e o da minha filha, eu recebi a certidao de nascimento e fiz o CC e o passaporte no consulado aqui em Manchester mesmo.

Entao, tem jeito sim. Mesmo que seja esse que eu te descrevi.

• Glauco,
    a Ana tem razao.

Achei o topico abaixo com as respostas do Thiago as suas duvidas, o ideal e' entrar em contato com o Consulado de Berlim e se informar melhor.

http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=31227596&tid=5562752654353003582
  • A seção Consular de Portugal em Berlim me respondeu por email que para dar entrada no processo de lá eu terei que ter autorização de residência e comprovar que resido em Berlim.
    Muito complicado para um simples turista. Acho que dessa maneira acabaram as esperanças.
    Visto que queria tentar driblar os 8 meses de espera da CRC já que o Consulado do RJ esta parado sem previsão de volta.
    Mas obrigado a todos pelas respostas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.