Busca por Freguesia, Conselho e Distrito de nascimento de Portugues na regiao de Traz os Montes

Ola pessoal, boa noite!
Estou tentando encontrar em qual Freguesia, Conselho e Distrito nasceu o meu bisavo Portugues, Eduardo Goncalves. Sei que ele nasceu na regiao de Traz os Montes, entao, pelo que pesquisei, ele provavelmente nasceu nos distritos de Vila Real ou Braganca. Pesquisei nos sites dos arquivos distritais dessas regioes, mas nao encontrei nada... nao sei se fiz a pesquisa corretamente... Alguem poderia me ajudar, por favor? Por onde devo comecar a procurar? Como devo fazer a pesquisa nesses sites? As informacoes que tenho sao: Nome do meu bisavo portugues: Eduardo Gonçalves, ano de nascimento:1899, regiao de Traz os Montes, Filho de Maximino Gonçalves e Ana Nascimento. Alguem conseguiria me ajudar, por favor?? Minha avo e viva e nasceu no Brasil, mas tambem nao tem essas informacoes. Estou a algum tempo buscando, mas nao consigo encontrar. Alguem poderia me ajudar? Por once comecar?? Desde ja muito obrigada!!

Comentários

  • Fernanda,

    Maximiano e família eram da freguesia de Noura - Concelho de Murça - Distrito de Vila Real. Registro de passaporte em 1913 - Eduardo com 13 anos. http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1073516

    O livro está digitalizado http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1071363 procure a partir de 1899 até encontrar.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado February 2016
    Fernanda,

    Seria muito difícil para quem não está acostumado decifrar letra difícil: Eduardo nasceu em 29/09/1899 - assento 17 - foi registrado em 08/10/1899. Veja http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1071363 na barra de rolagem à esquerda o tif 168.
  • Ola Mariza Guerra,
    Muito, muito, muito obrigada pela ajuda!!! Estava quase acreditando que nao conseguiria mais encotrar essas informacoes, por serem muito antigas e por nem todos os livros estarem digitalizados. Com elas, o caminho para conseguir minha nacionalidade ja esta se tornando mais possivel!!

    Saberia me dizer se para conseguir a certidao de nascimento de inteiro teor, poderia conseguir entrando em contato diretamente com Arquivo Distrital (site ou e-mail) ja que o arquivo esta digitalizado? No site do Consulado Portugues encontrei a informacao de que Assentos de nascimento anteriores a 1965 normalmente nao estao informatizados e o requerente deve entrar em contato com o Conservatorio que o detem (no site do consulado consegui os contatos do Conservatorio de Murça em Vila Real. Porem, tambem encontrei a informacao de que Assentos de documentos muito antigos (com mais de 100 anos) deveriam ser solicitados Arquivo Distrital correspondente. Nesse caso, sera que devo solicitar a certidao de nascimento de inteiro teor ao Conservatorio de Murca ou para o site do Arquivo Distrital de Vila Real, onde ele esta digitalizado??

    Desde ja muito obrigada por sua enorme ajuda!!!!
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado February 2016
    Fernanda,
    Não precisa solicitar nada ao Arquivo Distrital.
    Para o seu processo você precisará apenas dos dados do Eduardo que descrevi na postagem acima: assento, freguesia, data, filiação para preencher um formulário - 1-C. Imprima o registro do link abaixo, você poderá enviar junto com os seus documentos também. Salve em um arquivo para você ter sempre!

    Na barra de rolagem à esquerda da tela - 168 tif.
    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1071363
  • Ola Mariza!

    Ja imprimi a pagina e irei salva-la tambem!! PAra nao perder nunca!!! Eu jamais teria encontrado sozinha (tentei reproduzir a pesquisa, e nao encontrei...), e mesmo que por um acaso encontrasse, nao conseguiria ler o conteudo das paginas... =/ A letra eh realmente muito dificil para quem nao esta acostumado. Apenas consegui identificar algumas palavras e nomes, pq voce indicou o assento e as informacoes de nascimento. Novamente muito obrigada!

    Que bom que nao sera necessario solicitar a certidao a Portugal. Nas pesquisas que realizei, havia entendido que seria necessario. No meu caso, posso fazer por Atribuicao (meu bisavo portugues ja e falecido, mas minha avo', filha dele e' viva). Porem, acredito que o processo sera um pouco longo, pois terei que fazer primeiro o processo da minha avo (filha de portugues), depois o da minha mae (neta), para so depois fazer o meu (bisneta). Todos por atribuicao.

    Meu bisavo casou-se no brasil, com brasileira. Pelo que entendi, precisarei da certidao de casamento dele, certo? Precisarei transcreve-la tambem? Ou fazer algum processo para valida-la em Portugal? Em caso positivo, e' preciso fazer o mesmo processo com a certidao de casamento da minha avo (filha de portugues, nascida e casada no Brasil)? Precisarei da certidao de nascimento da minha bisavo (brasileira, casada com meu Bisavo Portugues)?

    Desde ja muito obrigada!!
  • Fernanda,
    Vou tentar te responder, meus companheiros de Fórum podem completar as informações:
    * Se o seu bisavô for o declarante do nascimento da sua avó vc não precisará da c.de casamento, a Conservatória pedirá a transcrição mas não é obrigatório.
    * Para a sua mãe entrar com o processo aí será preciso transcrever o casamento da sua avó.
    * E para você entrar será preciso transcrever o casamento da sua mãe.

    São vários processos, acho que poderá fazer alguns já no primeiro envio - Conservatória de Ponta Delgada está muito eficiente.

    @Theresa ou @Marcia poderá te orientar muito bem quanto a estratégia de envio de processos.
  • Oi, @Fernanda.

    Complementando o que a @Mariza escreveu, não é necessário fazer a transcrição do casamento dos seus bisavós se ele for o declarante na certidão de nascimento de sua avó. Mas será necessária apresentar a Certidão de Casamento se não há o sobrenome dele no assento de nascimento (antes de 1911 os registros portugueses eram de batismo e geralmente não continham o sobrenome, que era escolhido no momento do casamento).

    No seu caso é necessário fazer a Atribuição de sua avó (a filha do português) primeiro. A necessidade de se fazer a transcrição do casamento está explicado no parágrafo acima.

    Depois de feita a Atribuição da avó, deverá ser feita a transcrição do seu casamento para depois poder fazer a Atribuição de sua mãe.

    Depois da Atribuição de sua mãe, a mesma coisa, fazer a transcrição do casamento delapara finalmente fazer a sua Atribuição.

    Sugiro que você clique em ORIENTAÇÕES PARA INICIANTES no quadrado azul claro entre esse post e o botão POSTAR COMENTÁRIO. Depois você escolhe a opção GUIA PARA FILHOS E FILHAS e leia TODAS as informações constantes, inclusive DOCUMENTOS.

    Sugiro ainda que DEPOIS da leitura acima você leia também TODAS as postagens dos tópicos ATRIBUIÇÃO PELO ACP - PORTO e ATRIBUIÇÃO -CRC DE PONTA DELGADA.

    Esses tópicos têm tudo a ver com o seu caso e são bastante esclarecedores.
  • Ola Pessoal,

    @Mariza, muito obrigada por todas as informacoes. Tem sido de grande ajuda!!

    @Thereza, Muito obrigada pelas informacoes. Ja li alguns e continuo lendo os topicos que voce indicou e encontrei muitas informacoes importantes para o meu caso!! Quanto a ser possivel juntar mais de um processo por envio, pelo que entendi, no meu caso eu teria que enviar apenas a Atribuicao da minha avo no Primeiro Envio; No Segundo Envio poderia enviar a Transcricao do casamento da minha Avo + A Atribuicao da minha Mae Juntas; e no Terceiro Envio poderia enviar a Transcricao do Casamento da minha Mae + a minha Atribuicao juntas. Eh isso mesmo? Ou eh possivel fazer em menos envios??

    Estou adorando o forum, tem sido de muita ajuda no meu processo desde que o encontrei. Um verdadeiro achado! :)

    Desde ja muito obrigada a todos!

  • @Fernanda,

    Você até pode colocar todos os processos num único Sedex. Mas...

    Já pensou se dá um probleminha mínimo que passou desapercebido logo na Atribuição de sua avó? E que esse probleminha possa influenciar nos processos subsequentes? Seria um efeito cascata. Sem falar que se o Sedex fosse extraviado (é um risco real) seriam TODOS os documentos da família perdidos de uma única vez. E tem o detalhe intrigante que embora PD aceite que se envie vários processos juntos, eles são concluídos em um tempo BEM maior do que se tivessem sido enviados em separado.

    Eu sempre sugiro para quem ainda não tem muita experiência no assunto, que primeiro faça o processo do filho do português, por garantia. Dando tudo certo, faz os seguintes conforme a necessidade.
  • Os documentos referentes ao processo precisam estar perfeitos. Não pode haver divergências em nomes nem em datas. As certidões de contendo a expressão Inteiro Teor e com as etiquetas de reconhecimentos de firma dos notários e devidamente legalizadas nos Consulados, os formulários impressos coloridos com a frente/verso na mesma folha e com a palavra AUTENTICIDADE nas etiquetas dos cartórios sem tampar nenhuma informação dos formulários.

    São muitos detalhes importantes. A pessoa precisa avaliar bem se tem certeza absoluta que não deixou passar nada.

    E o stress na hora do vale é da postagem? É um stress porque às vezes o funcionário dos Correios desconhece esses procedimentos e é você quem tem que orientá-lo.
  • Boa Tarde Pessoal, estou em busca tbm da Freguesia, Concelho, assento e ano do meu avô que faleceu, pois minha mãe está tentando tirar a dupla cidadania, mas não sabemos onde ele nasceu e a certidão de nascimento dele foi perdida, só temos certidão de óbito, a carteira dele de trabalho tirada aqui no Brasil, a copia da carteira de identificação para estrangeiro.

    O nome do meu avô era Enselmito de Figueiredo Nascido em 15/05/1921 localidade de Nasc que consta na carteira é Portugal
    FIliação Pai: Elizio de Figueiredo
    Mãe: Aurora de Oliveira Borges - Portuguêsa

    Por favor, me ajudem e me perdoe se estou pedindo ajuda na areá errada, me auxiliem por favor!
  • @Tereza, para o processo de transcrição do casamento, além da certidão de casamento, é necessária tbm a certidão de nascimento do cônjuge que não é da linha de ascendência portuguesa?
    Ou seria mesmo apenas a certidão de casamento?
  • Vocês podem me dar uma ajuda na pesquisa?
    estou tentando achar os dados de origem ou batismo de Alvina (talvez escrito Albina) Gomes, ela veio com seu pai e sua mãe (seraphim luiz e margarida gomes) em 1905 aproximadamente provavelmente pelo porto do rio de janeiro se estabelecendo na cidade de Juiz de fora mg.
    agradeço qualquer apoio.
  • @Renan Guimarães,

    você tem alguma indicação de onde a sra. Alvina pode ter nascido ou a idade em que chegou ao Brasil?

    Se ela entrou no Brasil pelo porto do Rio de Janeiro, é muito provável que haja algum registro da entrada da mesma no país mantido no Arquivo Nacional que se encontra no centro da cidade do Rio de Janeiro.

    Eles têm várias bases de dados para pesquisa e atendem também por telefone:
    http://arquivonacional.gov.br/br/consulta-ao-acervo/acervos-mais-consultados.html
    (21) 2179-1228

    Vale a pela ligar lá ou, se puder, ir até lá. Foi onde encontrei a maioria das informações do meu bisavô - inclusive achei até uma foto. Rs

    Nesse link do AN encontrei diversos registros de entrada no país em nome de Alvina e Albina também .

    Boa sorte!


  • @RenanGuimarães vc ja fez esse pedido no mês de Maio e ja obteve resposta conforme o @ Guilherme Moreira postou no tópico acima. Pede-se nao duplicar dúvidas ja postadas e respondidas anteriormente.
  • Vlad,

    os 2 posts foram em maio.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.