sobrenome QUERIDO, Figueira da Foz e Carapinhal

Olá, sou nova no grupo. Busco informações sobre meus avós paternos, e só o que sei é que minha avó era de Figueira de Foz (chamava-se Maria Rosa dos Santos Querido) e meu avô seria de um lugar chamado Carapinhal (ele chamava-se Joaquim dos Santos Querido). Eu não os conheci, por isso tenho poucas informações. Nas minhas pesquisas encontrei 04 locais com nome de Carapinhal em Portugal e fiquei sem saber se algum deles é onde meu avô viveu ou nasceu. Os únicos documentos que tenho são as certidões de óbito dos dois, porque morreram aqui no Brasil, mas nessas certidões não consta local ou data de nascimento. Acredito que eles se casaram em Portugal. Alguém me ajuda?? Obrigada!!

Comentários

  • Rosa,

    Comece por Carapinhal da freguesia de Miranda do Corvo, do Distrito de Coimbra. De posse do ano de nascimento do seu avô veja se o livro está online http://tombo.pt/f/mcv02. Se não estiver pesquise as outras localidades que vc encontrou.
  • Rosa,

    estas são as outras possibilidades:
    Carapinhal, freguesia de São Martinho da Cortiça, Concelho de Arganil, Distrito de Coimbra;
    Carapinhal, freguesia de Vila Nova do Ceira, Concelho de Góis, Distrito de Coimbra;
    Carapinhal, freguesia de Figueiró dos Vinhos, Concelho de Figueiró dos Vinhos, Distrito de Leiria;
    Carapinhal, freguesia de Cortegaça, Concelho de Mortágua, Distrito de Viseu.

  • Há vários imigrantes de Viseu com o sobrenome Querido.
  • olá, Mariza, aqui estou de novo! eu e um dos meus sobrinhos ainda estamos pesquisando os antepassados, queremos ver até onde conseguimos chegar! Mas pelos nossos cálculos o meu bisavô teria nascido por volta de 1838. Acontece que os livros de nascimento de Miranda do Corvo tem um espaço entre 1817 e 1860 sem registro. O que deveríamos fazer? será que esses registros se perderam ou podem ter sido transferidos p/outro local? Obrigada e abração!
  • @Rosa Querido

    Realmente há esse intervalo. Poderá se informar enviando e-mail ao Arquivo da Universidade de Coimbra, mas infelizmente muitos livros foram perdidos ao longo dos tempos.
    http://www.uc.pt/auc/info/contactos

    Afinal a família era de Miranda do Corvo?
  • Sim, de Miranda do Corvo. Eu cheguei a comentar aqui, mas em outra discussão minha, em novembro do ano passado se ñ me engano. Minha avó de Carapinhal e meu avô de Bujos. Sou muito grata a você e a todos que me ajudaram por aqui. Prosseguimos na pesquisa, agora com esse problema dos livros faltantes, pra chegar ao meu bisavô. Mas não iremos desanimar! Um abração, @Mariza Guerra! Um abração a todos e uma boa semana!
  • Em tempo : enviei e-mail à Universidade de Coimbra ontem. Aguardo resposta deles. Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.