Fim de um processo e início de um outro.

Bom dia pessoal, após nove meses o processo de atribuição de nacionalidade da minha mãe foi concluído, ela receberá o cartão cidadão em aproximadamente 40 dias. A ajuda de vocês foi fundamental para que conseguisse tal feito.

Como agora eu darei início ao meu processo, procurei me informar no Consulado daqui do Rio de Janeiro, contudo todos com quem falei por lá me indicaram o site da casa, pois lá estariam todas as respostas. Pois bem, fui ao site, e também não dei muita sorte, as informações sobre nacionalidade não estão disponibilizadas devido a revisão das normas/documentação e/ou coisa parecida. Pelo telefone também obtive a mesma resposta, ou melhor não obtive as minhas respostas. Sendo assim, estou repassando as minhas dúvidas, talvez alguém já tenha passado pela mesma situação que eu...

Recapitulando, sou neto de português já falecido e minha mãe acaba de conseguir a sua nacionalidade portuguesa.

Dado que a origem da vínculo com Portugal é o meu avô, eu tenho que enviar alguma documentação dele? Acredito que não tenha, por favor me confirmem isto.

De documentação da minha mãe, basta apenas enviar a a 2ª via da certidão de nascimento de inteiro teor (emitida a menos de 6 meses)? Lembrando que não ela não recebeu o seu cartão cidadão.

Sou casado há menos de dois anos, quais são os documentos eu terei que enviar? A 2ª via da certidão de meu nascimento ok, mas tenho que enviar uma 2ª via da certidão de casamento? Tenho que enviar algum documento da minha esposa?

Bom, são essas as minhas dúvidas, espero que consigam me ajudar mais uma vez.

Grande abraço a todos, feliz 2012 e parabéns pela manutenção da comunidade.

Marcelo Lobato

Comentários

• Marcelo,
    voce so precisa de quatro documentos:

1. Certidao de nascimento portuguesa da sua mae  ( ou apenas enviar xerox e anotar o numero do assento de nascimento no formulario 1C ),
    2. Sua certidao de nascimento de inteiro teor,
    3. Copia do seu RG
    4. Formulario 1C

tudo devidamente legalizado e assinado de acordo, no guia de ajuda tem a relacao dos documentos e legalizacoes detalhadas.
  • Valeu Cibele, quanto a documentação da minha mãe, ela não tem a certidão de nascimento portuguesa. Serviria a segunda via da brasileira (inteiro teor) com firma reconhecida no Itamaraty?
  • Marcelo,
    Ao concluir o processo da sua mae devem ter mandado uma certidao de nascimento. Se nao mandaram é fácil conseguir o numero, pois ela esta registrada na CRC.
    Para o seu processo deve usar a certidao portuguesa da sua mae e a sua brasileira em inteiro teor.
    Perguntinha: quem foi declarante do seu nascimento? Sua mae mudou de nome ao casar-se? Voces fizeram a transcricao de casamento dela?
  • Oi Denise, valeu pela resposta, mas declarante do meu nascimento?!?...boa pergunta...o que seria isso? Com relação ao nome da minha mãe, ao houve mudança pois ela não chegou a se casar. Amanhã eu tentarei falar com o CRC para pegar o número da certidão dela.
  • Marcelo,
    Na sua certidao aparece quem declarou no cartorio. De uma olhadinha.
    Se a sua mae foi a declarante, tudo bem.
  • Pois e', o declarante e' importante nesse caso, se nao foi sua mae,  e por nao ter ocorrido casamento, tera que fazer provas de reconhecimento na menoridade.  :(
  • Boa sorte Marcelo, voce completou 50% da tarefa.
    Não se esqueça " Sem luta, não existe conquista e muito menos vitória"
    Estamos torcendo por voce.
    Feliz 2012.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.