Bilhete de identidade, Ajuda

Bom dia!

Dei entrada no pedido de atribuicao para minha mae, ocorreu tudo certo, proximo passo foi a transcricao de seu casamento, que tb deu certo,tudo isso ocorreu ate o fim de novembro.
Pois bem, para q eu possa dar entrara na minha atribuicao, o pessoal do Consulado de aqui de Belo Horizonte, me passou a informacao de que minha mae teria que solicitar primeiramente o Bilhede de Identidade, e so mediante a ele, eu poderia solicitar minha atribuicao.
O problema todo eh que, segundo informacoes do consulado, ele demora uns 45 dias uteis p ficar pronto.

Outro problema! Eu solicitei a certidao portuguesa da minha mae, constando o casamento dela em novembro,na verdade, o consulado solicitou, pensei que n demoraria tanto. Estive no consulado no dia 18/1, e para minha surpresa, a certidao nao havia chegado, e acho q, na verdade, ela nem foi solicitado... isso pq eu pedi em Novembro..
Minha pergunta>

Eu poderia solicitar diretamente pela CRC via correio?
O problema eh q eu n tenho a certidao da minha mae portuguesa constando o casamento dela, e pelo q vi, o portal do cidadao nao esta + emitindo...
O que sugerem?
Obrigado!

Comentários

• Bruno,
    Se quiser pode solicitar a sua cidadania diretamente à CRC de Lisboa enviando os documentos por correio.
    Veja na guia de ajuda todas as dicas.
    Nao precisa mandar a certidao de nascimento da sua mae, pois como ela é "portuguesa recente" seu registro foi feito na mesma CRC e eles podem encontrar facilmente com o numero que voce proporcionara. O casamento aparecera averbado la.
    Para fazer por correio nao vai necessitar o BI que, alias, nao esta sendo emitido ja em Portugal a menos que seja uma emergencia. Ele foi substituido pelo Cartao do Cidadao.
    Incrivel que o consulado nao diga isso.

• Bruno,
    Estive revisando as dicas de 13 de julho de 2010 no Guia de Ajuda e reafirmo que no seu caso nao precisa mandar a certidao da sua mae e que nao se preocupe com o declarante, pois a transcricao de casamento ja esta feita. Preencha completamente os dados no formulario 1C.
    Use os consulado para as autenticas que necessite.
  • Os Consulados em vez de ajudar, só fazem prejudicar.
    O BI é nada mais que nada menos que a carteira de identidade Portuguesa, que só pode ser tirado, depois que receber a certidão Portuguesa.
    Pra voce não perde mais o seu tempo, manda tudo para a CRC de Lisboa, eles são muito competentes.
    Boa sorte Bruno, estamos torcendo por voce.
    Feliz 2012.
  • Obrigado pelas respostas!

Denise, dei uma olhada nas dicas que vc me falou, e o primeiro item diz,
    1. Certidao de naascimento de COPIA INTEGRAL, do progenitor portugues.

Seria a certidao da minha mae brasileira? ou eu poderia mandar por escrito o numero do registro dela ja com o casamento averbado?

Outra coisa Denise, onde acho uma copia do formulario 1C? Tentei encontrar pelo site do consulado daqui, porem nao achei...

Um feliz 2012 para vcs tb! Obrigado pela ajuda mesmo!
  • A certidão do progenitor é a dos seus avos.
    o formulario 1c voce encontra no site da IRN
    Vai fundo Bruno voce vai conseguir...
    Feliz 2012.
  • Bruno,
    No guia de ajuda tambem esta o link do formulario 1C. 
    Como lhe disse, se pretende mandar os documentos para a CRC de Lisboa nao precisa enviar a certidao portuguesa da sua mae, pois com o numero da mesma eles a localizam ja que sua mae é uma "portuguesa recente" e foi registrada la mesmo.
    SE voce quiser uma certidao da sua mae e o consulado nao resolve, pode tambem pedi-la ao Portal do Cidadao. Preencha todos os dados inclusive o de casamento e eles enviam por correio. 
    Sao escolhas que devera fazer.
    Pelo que li em outro post sua experiencia com o consulado nao é TAOOOO ruim, pois uma atribuicao em 45 dias é uma maravilha!!! Na CRC demorara uns 7 meses.
  • Sim sim Denise, nao foi nada ruim...fiquei bastante surpreso! O casamento tb nao demorou a sair...
    Vi varios relatos sobre o funcionamento la anteriormente.. porem parece que de uns tempos pra ca, eles vem melhorando cada vez mais o consulado de bh...
    O que tenho a reclamar de la atualmente eh a falta de informacao e a falta de funcionarios... eles distribuem senhas para todos os tipos de servicos (todos mesmo)
    Dai nos de BH precisamos contar com a sorte e madrugar na fila para ser atendido...

Vou aguardar um pouco mais, e esperar a resposta do consulado sobre a certidao de minha mae, pois a atribuicao feita nele nao esta demorando tanto... caso contrario enviarei pelo correio mesmo!

Obrigado pela ajuda.. vc eh um anjo!
  • Envie xerox do assento portugues de casamento

Bruno,
    Aqui no RJ ate para pegar o cartao cidadao que eu confeccionei em Portugal, tive que agendar. Depois pegar senha.
    Se tiver a certidao  portuguesa de casamento da sua mae, envie uma xerox. 
    Qdo fui a Lisboa, meu casamento ainda nao estava averbado no meu assento portugues, mas eu ja tinha recebido  pelo correio no RJ  o assento de casamento. A atendente explicou que foi uma falha do cartorio que nào informou a CRC, mas tudo ficou resolvido pq eu tinha a xerox e assim ficou fácil de ela localizar .

Fiquei conffusa: vc tem o assento de casamento? Se tiver, preencha no 1C os dados do assento de nascimento da sua mae e a xerox do assento de casamento. 

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.