Bilhete de identidade, Ajuda
Bom dia!
Dei entrada no pedido de atribuicao para minha mae, ocorreu tudo certo, proximo passo foi a transcricao de seu casamento, que tb deu certo,tudo isso ocorreu ate o fim de novembro.
Pois bem, para q eu possa dar entrara na minha atribuicao, o pessoal do Consulado de aqui de Belo Horizonte, me passou a informacao de que minha mae teria que solicitar primeiramente o Bilhede de Identidade, e so mediante a ele, eu poderia solicitar minha atribuicao.
O problema todo eh que, segundo informacoes do consulado, ele demora uns 45 dias uteis p ficar pronto.
Outro problema! Eu solicitei a certidao portuguesa da minha mae, constando o casamento dela em novembro,na verdade, o consulado solicitou, pensei que n demoraria tanto. Estive no consulado no dia 18/1, e para minha surpresa, a certidao nao havia chegado, e acho q, na verdade, ela nem foi solicitado... isso pq eu pedi em Novembro..
Minha pergunta>
Eu poderia solicitar diretamente pela CRC via correio?
O problema eh q eu n tenho a certidao da minha mae portuguesa constando o casamento dela, e pelo q vi, o portal do cidadao nao esta + emitindo...
O que sugerem?
Obrigado!
Dei entrada no pedido de atribuicao para minha mae, ocorreu tudo certo, proximo passo foi a transcricao de seu casamento, que tb deu certo,tudo isso ocorreu ate o fim de novembro.
Pois bem, para q eu possa dar entrara na minha atribuicao, o pessoal do Consulado de aqui de Belo Horizonte, me passou a informacao de que minha mae teria que solicitar primeiramente o Bilhede de Identidade, e so mediante a ele, eu poderia solicitar minha atribuicao.
O problema todo eh que, segundo informacoes do consulado, ele demora uns 45 dias uteis p ficar pronto.
Outro problema! Eu solicitei a certidao portuguesa da minha mae, constando o casamento dela em novembro,na verdade, o consulado solicitou, pensei que n demoraria tanto. Estive no consulado no dia 18/1, e para minha surpresa, a certidao nao havia chegado, e acho q, na verdade, ela nem foi solicitado... isso pq eu pedi em Novembro..
Minha pergunta>
Eu poderia solicitar diretamente pela CRC via correio?
O problema eh q eu n tenho a certidao da minha mae portuguesa constando o casamento dela, e pelo q vi, o portal do cidadao nao esta + emitindo...
O que sugerem?
Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se quiser pode solicitar a sua cidadania diretamente à CRC de Lisboa enviando os documentos por correio.
Veja na guia de ajuda todas as dicas.
Nao precisa mandar a certidao de nascimento da sua mae, pois como ela é "portuguesa recente" seu registro foi feito na mesma CRC e eles podem encontrar facilmente com o numero que voce proporcionara. O casamento aparecera averbado la.
Para fazer por correio nao vai necessitar o BI que, alias, nao esta sendo emitido ja em Portugal a menos que seja uma emergencia. Ele foi substituido pelo Cartao do Cidadao.
Incrivel que o consulado nao diga isso.
Estive revisando as dicas de 13 de julho de 2010 no Guia de Ajuda e reafirmo que no seu caso nao precisa mandar a certidao da sua mae e que nao se preocupe com o declarante, pois a transcricao de casamento ja esta feita. Preencha completamente os dados no formulario 1C.
Use os consulado para as autenticas que necessite.
Denise, dei uma olhada nas dicas que vc me falou, e o primeiro item diz,
1. Certidao de naascimento de COPIA INTEGRAL, do progenitor portugues.
Seria a certidao da minha mae brasileira? ou eu poderia mandar por escrito o numero do registro dela ja com o casamento averbado?
Outra coisa Denise, onde acho uma copia do formulario 1C? Tentei encontrar pelo site do consulado daqui, porem nao achei...
Um feliz 2012 para vcs tb! Obrigado pela ajuda mesmo!
Vi varios relatos sobre o funcionamento la anteriormente.. porem parece que de uns tempos pra ca, eles vem melhorando cada vez mais o consulado de bh...
O que tenho a reclamar de la atualmente eh a falta de informacao e a falta de funcionarios... eles distribuem senhas para todos os tipos de servicos (todos mesmo)
Dai nos de BH precisamos contar com a sorte e madrugar na fila para ser atendido...
Vou aguardar um pouco mais, e esperar a resposta do consulado sobre a certidao de minha mae, pois a atribuicao feita nele nao esta demorando tanto... caso contrario enviarei pelo correio mesmo!
Obrigado pela ajuda.. vc eh um anjo!
Bruno,