Seguro de Viagem Obrigatório Schengen

Oi a todos!  tenho uma dúvida.  Eu já tenho a nacionalidade portuguesa. 
Estou viajando pra Italia e ficarei lá um pouco menos de 6 meses. 

Tenho a minha residência no Brasil. 

A pergunta é:  Sou obrigada a fazer um seguro de viagem  com os valores
de pólice mínima de 30 mil euros, valor que obedece à normativa dos "Seguros de Viagem
Obrigatório Schengen"??

Eu sim gostaria de fazer um seguro de viagem , mas um que fosse mais econômico.  Encontrei um por 160 dólares.

Porém, na agencia de viagens, me informaram que por residir no Brasil,
nada feito.  Ainda com a nacionalidade portuguesa, sou obrigada a
contratar um seguro de viagem que se enquadre na normativa Schengen. 
Teria que pagar então quase 4 vezes mais...

Dizem que se bem eu não teria problemas com a entrada na Europa, teria
problemas caso fosse necessitar do seguro...  que é uma questão de
legislação, porque eu morando no Brasil não pago taxas da Europa.

A informação que me deram é correta?

Muito obrigada,

Livia

Comentários

• Não. Isso é para quem é Brasileiro.

O seguro é p/ no caso de vc sofrer um acidente, o seguro paga o hospital, ex: se vc quebrar a perna na rua o seguro vai pagar os custos do Hospital ja q vc não tem segurança social europeia, se tiver o Cartão cidadão ou o numero da seg social de pt a segurança social vai pagar a conta. se não tiver, o ideal é vc ter um endereço de alguém em pt,  diz q ta de ferias, neste caso vc pede p/ manda a conta p/ sua casa, depois vc ver o valor e paga ou não.

Vc pode vim sim sem seguro!

Qualquer coisa se acontecer uma urgência vc sera atendida sem problema no hospital, só tera q pagar a conta depois.

Isso é obrigatório pq o Brasileiro não tem como pagar as despeças com o hospital depois, pôs não tem como mandar p/ o Brasil a conta.

Imagine um parto ou um operação quem pagaria?

Ai entra o seguro Obrigatório.

• Livia,

O seguro de saúde é uma exigência da comunidade europeia,  para brasileiros (e outras nacionalidades), entrarem na comunidade.O minimo, do seguro, exigido por eles, são aqueles valores.Como voce é portuguesa, voce não precisa de seguro de saúde ,para entrar na comunidade,  pois a segurança social de Pt lhe assegura o direito de atendimento médico dentro da comunidade.
    Por voce residir no Br, voce pode fazer um seguro de saúde internacional, aqui, antes da viagem,do valor que lhe convier, para assistencia em qualquer lugar do mundo (exceto no Br, onde voce reside).Os valores voce escolhe de acordo com o atendimento (cobertura) que voce desejar.
    O Br (min. saude/prev social) tem convenio com Pt, espanha e Italia, para assistência médica/social, desde que voce seja aposentada ou contribuinte do inss.
    No rio, fica na rua mexico, atras da biblioteca nacional, quase esquina da rua araújo porto alegre, eles te dão um certificado para ser atendida naqueles paises.
    De qualquer modo, voce já o seria, por ter a nacionalidade portuguesa.
    As agencias gostam de complicar as coisas (faturam mais). Os seguros de saude valem em qq parte do mundo para aquelas coberturas contratadas.A comunidade exige aqueles valores mais altos, para se protegerem , de viajantes estrangeiros, que vão fazer "turismo médico", e asim obterem tratamento médico gratuito de primeiro mundo.
    Espero ter ajudado, se precisar pergunte.

Abços

Carlos

• Um amigo voltou do aeroporto na França pq não tinha o seguro...
    Sempre que viajo, eu compro as passagens com o cartão de crédito, e vc tem direito a este seguro de graça. Basta ligar pra central do cartão e pedir que eles mandam pro e-mail em .PDF
  • Seu amigo não devia ter cidadania europeia. Quando você entra com o passaporte português (eu tenho experiência recente de Portugal, UK e Alemanha), eles não te pedem nem perguntam absolutamente nada. Conferem o passaporte e deixam passar.
  • O Matheus tem razao, com passaporte europeu nao exigem seguro NA ENTRADA da Uniao, mas se acontecer algo, e espero que nada aconteca, eles podem sim cobrar o tratamento por nao ter residencia em nenhum pais da UNIAO.
  • Com o passaporte europeu não, meu amigo não tem dupla nacionalidade, mas estou falando no caso como a Cibele falou.
    Quando se compra com cartão de crédito, não custa nada pedir a apólice.
  • Muito obrigada pela ajuda de voces! Valeu mesmo!
    Um abraço,
    Livia
  • seguro saúde e seguro viagem

olá, preciso de esclarecimentos,meajude a tirar minhas dúvidas
    estou indo no mês de maio para portugal vou ficar na casa de meu namorado
    ele me mandaram uma carta convite.
    lhe pergunto: tenho que levar os seguros: saúde e viagem?
    é obrigatório?
    muito obrigada pela atenção.
  • Pelo que entendi  ( fiquei confusa)quem tem cidadania portuguesa, mas nao tem residencia em Portugal ou outro pais da Europa necessita de seguro saúde para sua garantia, caso se acidente ou passe mal. A saúde é cara na europa.
    Se tiver o cartao cidadao em Pt ,mesmo nao residindo, podera ser atendido num hospital, mas tera que pagar a conta?talvez nao se tiver o acordo do INSS
    Porem se necessitar de atendimento em outro pais, sem ser PT, tera que arcar com as despesas?
    Quero ficar ciente  dos nossos direitos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.