Arquivo Distrital da Guarda - Certidão de Nascimento de Bisavô

2

Comentários

  • Muito Obrigada @theresalima ... Consegui localizar!!! Abraços
  • Pessoal, mais uma ajudinha. As certidões podem ser simples ou é obrigatório que sejam de inteiro teor? Pois duas delas foram emitidas como simples
    Abs,
  • Todas as certidões brasileiras devem ser em inteiro teor.
  • Oi Pessoal! O arquivo da Guarda em Portugal me enviou uma reprodução digital do registro de Passaporte da Florinda de Jesus, minha bisavó portuguesa.
    Nele informa que ela era da Freguesia de Cativelos no concelho de Gouveia.
    Com isso vocês conseguem me ajudar a encontrar a certidão de nascimento dela?

    Abraços.
  • vanessa,

    O livro do ano de 1889 da freguesia de Cativelos não está digitalizado: http://tombo.pt/f/gva04

    Para obter a cópia do registro será preciso solicitar ao Arquivo Distrital de Guarda. mail@adgrd.dglab.gov.pt
  • cecilia augececilia auge Member
    editado June 2016
    Olá preciso de ajuda, sei que minha avó nasceu em 19/10/1909,Benespera, Guarda, não consigo encontrar seu registro de nascimento,
    Engracia maria
    filha de Augusto Saraiva e Eulalia de jesus
    Obrigada
  • Cecilia,

    O livro de Banespera - 1909 não está digitalizado. Envie pedido do registro ao Arquivo Distrital de Guarda:
    mail@adgrd.dglab.gov.pt
  • Obrigada Mariza Guerra, sua ajuda foi muito boa!
    Parabéns a todos pelo forum,
  • Oi @marizaguerra !!
    consegui encontrar o registro da Florinda, fui no centro de hisyória da família na igreja dos Mormons e encontrei.
    Você sabe me dizer qual procedimento devo tomar agora que tenho as páginas do registro digitalizadas?

    Desde já obrigada por toda ajuda
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado July 2016
    Vanessa,

    Os dados do assento de Florinda serão solicitados no requerimento. Além disso junte ao processo uma cópia.

    Se possível abra um tópico contando a sua experiência no Centro da Família dos Mórmons. Sei que eles são super generosos e possuem acesso a documentos os quais estão disponíveis somente para membros. Por isso é necessário fazer o pedido presencialmente.
  • Bom dia !
    Estou tentando obter a certidão de nascimento de minha avó Portuguesa.
    Mandei email para registos.seia@irn.mj.pt e eles me aconselharam entrar em contato com o Arquivo Distrital da Guarda.

    Será que voces poderiam me ajudar? Como solicito ?

    Os dados de minha avó são:

    Lucinda de Almeida

    Data de nascimento : 10/02/1907
    Natural de Lajes, Conselho de Seia, Guarda
    Filiação: José da Silva
    Maria do Nazareth da Cunha


    Fico no aguardo e muito obrigada pela atenção.


    Cíntia Garcia Mesquita
  • Cintia,

    O livro de batismos de Lajes - 1907 não está online: http://tombo.pt/f/sei06

    Você terá que solicitar o registro da sua avó ao Arquivo Distrital de Guarda: mail@adgrd.dglab.gov.pt - envie os dados que você listou acima.
  • Muiiiito obrigada Mariza pela sua generosidade.
    Mandei email para eles .Espero que dê certo!
    Que bonito ver como Portugal esta na frente em relação a desburocratização.Espero que "um dia " a gente aqui consiga digitalizar nossos registros...
    Abraço


  • Ola pessoal,
    Sera que alguém poderia me ajudar a encontrar a documentação do meu bisavô? Meu bisavô era português e veio para o Brasil em 1911, a unica documentação que possuo dele é a carteira de trabalho dele aqui no Brasil. Consegui essa carteira de trabalho junto a Docas de Santos. Levei essa carteira de trabalho junto ao Consulado aqui em Santos e eles fizeram a solicitação da certidão de nascimento, mas me responderam que não foi encontrado. Não sei onde consigo encontrar mais documentações dele para eu obter a cidadania.
    Possuo também a certidão de nascimento da minha avó, onde consta o nome do meu bisavô e da minha bisavó, mas somente o meu bisavô era Português.
    O nome do meu Bisavô nessas documentações que tenho é José Martins e da minha bisavó Dona Maria Lopes, os pais do meu bisavô são Francisco Martins e Dona Maria Garcia.
    No documento de registro de estrangeiros dele:

    Registro Geral: 31527
    Nome José Martins
    Natural: Almeida - Guarda
    Nascido em 02/11/1887

    Se alguém puder me ajudar, eu agradeço e muito!
    Obrigado!
  • Alguém pode me ajudar

    Eu quero preencher o tal formulário 1C de Atribuição para filho
    Só que eu não sei o que colocar na parte freguesia, conselho, assento com o n, e conservátoria do registro civil.

    uma pessoa achou a tal da certidão de batismo do portugues que tem aquela cópia do livro com aquelas letras que ninguém entende e tem uma outra folha que diz assim:

    foi extraida do livro de registro de baptismo, com as datas extremas 1906-1911, da paróquia de Santa Comba, do conselho de Vila Nova de Foz Côa, registro n 11/1909 (...) Arquivo Distrital da Guarda

    Quero saber se esse 11/1909 é o assento, e o que disso que é a freguesia, conselho e conservátoria do registro civil ???

    Primeira vez que estou usando esse forúm, não sei onde que tem que ir para fazer pergunta e etc
    Desculpa e Obrigada

  • Bom dia,

    Não consigo contato com o arquivo da Guarda. O telefone deles quando ligo dá que nao existe e não me respondem por e-mail. Preciso da certidão de nascimento de meu bisavô e creio ter todos os dados necessários.

    Nome: Luiz Maria de Andrade
    Nascimento: 25 de junho de 1879
    Local: Figueira de Castelo Rodrigo, Distrito da Guarda
    Filiação: Francisco de Andrade e Maria Bernarda de Andrade

    Alguém pode me ajudar ou tem o contato do arquivo de guarda??

    Obrigado desde já,
  • Olá Bruna Andrade

    Veja se são estes contatos que tem
    http://www.aatt.org/site/index.php?P=38
  • Olá
    Preciso de ajuda para localizar um registro de nascimento com muita urgência.
    Lendo o fórum, percebi que muitos são ajudados quem sabe eu também consigo.

    Cidadão portugues: HENRIQUETA MARIA ANDRADE
    Local de nascimento: GUARDA
    Nome do Pai: ANTONIO JOAQUIM ANDRADE
    Nome da mãe: MARIA JOAQUINA
    Conjuje: FREDERICO JOSÉ FURTADO

    Nós temos apenas a certidão de óbito dela que faleceu em Osasco/SP
    Na certidão consta que ela faleceu em 19 de janeiro de 1975 aos 75 anos de idade, portanto nascida em 1900.

    Agradeço de coração se alguém puder me orientar, porque falar nos telefones de Guarda é difícil.



  • Bom dia!
    Meu nome é Maria Luiza e estou a procura da certidão do meu bisavô, pois a mãe gostaria de tirar a cidadania portuguesa.
    Eu estou com uma grande dificuldade de rastrear :(.
    Por favor alguém poderia me dar uma dica de como, onde procurar.
    Os únicos dados que eu tenho são:

    NOME: FRANCISCO TEIXEIRA DE AZEVEDO
    NOME DA MÃE: JOAQUINA MARIA DA ROCHA
    NOME DO PAI: JOAQUIM TEIXEIRA DE AZEVEDO
    DATA DE NASCIMENTO: 1850

    Obrigada pela ajuda
    Abraços
  • Bom dia,

    Não consigo contato com o arquivo da Guarda.
    Busco a Certidão (assento) de nascimento da avó de minha esposa

    Nascida na freguesia de Forno Telheiro
    Concelho: Celorico da Beira, Distrito: Guarda
    No dia primeiro de janeiro (01/01)
    Ano 1898, ou 1899, ou 1900
    Nome: Rosa da Fonseca
    Filha de:
    Manoel Rosa
    Rosa da Fonseca

    Grato

    Damilton

  • Olá Damilton Lopes

    Já tentou com esses email's?

    mail@adgrd.dglab.gov.pt

    mail@adgrd.dgarq.gov.pt
  • Pessoal, entrei em contato por e-mail com o arquivo distrital da guarda entretanto ainda não obtive resposta, segue o e-mail que eu escrevi, não sei se faltou informações

    ----------------------------

    Prezados senhores

    Gostaria de saber da possibilidade de localizar a certidão de nascimento de uma cidadã portuguesa com nome de LUZINDA AUGUSTO, filha de Manoel Pereira e Maria de Almeida.

    Ela faleceu aqui no Brasil em 24/12/1980 e conforme consta na certidão de óbito, tinha na época 92 anos, o que então leva a crer que tenha nascido no ano de 1.888.

    Seria interessante realizar a pesquisa também uns três anos antes e uns três anos depois, tendo em vista que a informação prestada junto ao cartório na época foi verbal e portanto sujeita a erro.

    Ela casou-se no Brasil na cidade de Jardinópolis, estado de São Paulo, em 13/02/1915 e segundo esse documento a senhora Dozinda contava com dezenove anos de idade, seu marido também era cidadão português de nome Alfredo Rodrigues Sobreira, deste já conseguimos sua certidão de batismo junto ao arquivo aí de Portugal. Pode ser que tenha sido registrada também como “Duzinda”.

    DADOS RESUMIDOS

    NOME: LUZINDA AUGUSTO

    NASCIMENTO: 1888 (podendo ser ser tres anos antes ou três anos depois)

    FREGUESIA: FIGUIEIRA DE CASTELO RODRIGO

    FILIAÇÃO: MANOEL PEREIRA E MARIA DE ALMEIDA

    ---------------------------------

    Se alguém puder fornecer alguma dica ficarei grato desde já.
  • Olá pessoal, sou nova aqui no fórum mas preciso mutio da ajuda de vocês, por favor. Estou procurando as certidões do meu bisavô no Arquivo Distrital da Guarda mas eles não atendem e nem respondem aos meus emails. As únicas informações que tenho dele são:

    Nome: José Affonso
    Data de Nascimento: 15/09/1888
    Cidade: Almendra
    Cônjuge: Onesta Azoline Affonso

    Me ajudem por favor! Obrigada!
  • editado June 2017
    Rahbevi, tente ligar..Tel: +351 271 001 200 informando alem dos dados de nascimento, a Freguesia de Almendra, Concelho de Vila Nova de Foz Côa, Distrito de Guarda.Mtas Conservatórias não respondem e-mais.

    mail@adgrd.dglab.gov.pt

    P.S. outra dica é vc pedir pelo Consulado.
  • Olá @Vlad, vou tentar ligar para lá e para o consulado amanhã. Já mandei email para a Conservatória de Vila Nova de Foz Côa e eles me orientaram a pedir para o Distrital da Guarda, mas sem sucesso ainda. Obrigada pela ajuda!
  • @rahbevim assentos de nascimentos anterior a 1911 ficam registrados no Arquivo Distrital.
  • Ola pessoal,

    Encontrei este arquivo mas tem muitas paginas com uma letra quase ilegivel. https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1189006
    Estou procurando o registro de nascimento de um bisavo de amigo meu. Fiz a pesquisa pelo nome neste site https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/ mas nao retornou.
    Como voces fazem essa pesquisa?

    Nome: Rosendo de Almeida
    Nascimento : 25/08/1888
    Mesquitela, celorico da beira, Guarda
  • voyager7,

    é preciso folhear os livros, o ano de 1888 começa no tif 117. Não esqueça que a data de nascimento pode não ser a correta, se preciso avance para 89, 90... ou recue 1887, 86, 85...
  • @voyager7, você precisa pesquisar nos livros paroquiais, onde se encontram os assentos de batismo. Prepare-se porque a caligrafia é tenebrosa! Estou ficando cega de tanto procurar minha trisavó!. Você se cadastra no Arquivo Distrital de braga, na pesquisa simples busque "paróquia". Vão aparecer as existentes no local.V~e qual é a que se adequa ao seu caso, busca nos livros de batismo. No canto superior da tela aparece "Visualizar". Você vai folhendo os livros, um por um, do ano que você quer. Dá um pouco de trabalho porque no canto esquerdo colocam o nome do batizando e, às vezes, o nome dos pais. Depois você faz o pedido on line da certidão. Dá para pagar por cartão de crédito, sem problemas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.