Atribuição pelo consulado de Belo Horizonte

Amigos,
Estou de volta, após documentos devidamente retificados e alma lavada pela oportunidade de ter pisado em terras lusitanas de meus ancestrais e de todos nós desta fraternidade!
Há quase um ano afastada desta comunidade, refaço minhas dúvidas:
1 - Alguém teria informações e dicas recentes sobre o consulado BH e/ou sobre o processo em geral? Resido no interior do estado de MG.
2 - Estou providenciando a cidadania de minha mãe, filha de pai português. Na certidão dela consta o casamento de meus avós e ele declara a paternidade. Precisarei mesmo assim fazer a transcrição de casamento/óbito de meus avós?
       2.1 - Caso positivo, viabilizaria dar entrada no pedido de cidadania via CRC Portugal anexando o protocolo de pedido de transcrição de casamento/óbito de meus avós?
4 - O pedido de cidadania somente poderá ser enviado para CRC Lisboa ou posso tentar por CRC Viseu (Tondela), local de nascimento de meu avô (a exemplo de casos aqui citados na CRC Porto)?
5 - Poderá haver alguma objeção do consulado/BH em autenticar/carimbar os documentos para o envio direto para PT? Caso encrenquem, que argumentos eu poderei usar?

Aguardo orientações, Feliz 2012 para todos!

Comentários

• Denise feliz 2012 pra voce, espero um dia poder ouvir o som da sua música.
    A melhor coisa que voce irá fazer é mandar diretamente para a CRC de Lisboa, pois lá é o núcleo de todos os processos.
    Não perca mais tempo manda tudo para a CRC e pronto.
    Muito em breve, voce vai obter o sucesso da vitória.
  • Obrigada pelo encorajamento, José Alberto!
  • A averbação de casamento é obrigatória. Há um tópico neste fórum sobre a CRC do Porto. Já fiz pela CRC de Lisboa, que é a que consta como responsável pelos pedidos enviados do estrangeiro.
  • Muuuuuita sorte p vc q deseja usar o Consulado de BH!
  • Oi Bruno,
    não é meu desejo usar BH. Até onde me informei, serei O B R I G A D A  a fazer por lá, pelo motivo de minha mãe e eu residirmos em MG. Ou teria alguma brecha para comprovar residência em outro estado? Dicas, por favor!!!! Sobre BH também!!!
    TODOS os documentos a partir do casamento de meu avô portuga serão emitidos por cartórios MG... e a região não mais possui connsulado honorário.Final de 2010 estive em BH e já sentí o drama...

Antonio Carlos, consultarei o fórum, obrigada.

• Denise

Você não é obrigada a fazer no consulado de BH tem sempre a opção de mandar para Portugal.

E se sua mãe é filha de Portugues nascido em Portugal, poderia sim fazer através de outras conservatórias, 
    Segue o link das conservatórias habilitadas:

A questão é, será que é seguro? as vezes na conservatória de Tondela não existe pessoas realmente preparadas para isso, e podem querer pedir coisas desnecessárias, como foi o caso de um colega que infelizmente teve o azar de pegar uma pessoa equivocada que pediu as certidões por fotocópia e não aceitaram a de Inteiro Teor. sendo que no Brasil, não existe certidões por fotocópia. (xerox do livro) até porque o livro não sai dos cartórios. 
    Em fim, você pode correr um risco. mas se pretende mandar para lá mande um Email antes e se informe melhor:  crc.tondela@dgrn.mj.pt
  • Hermano,
    Obrigada pelas informações.
    Mesmo enviando para CRC - PT eu precisarei do selo do consulado PT no Brasil, nas certidões que enviarei para PT e no formulário 1C, correto?
    Precisarei fazer a transcrição de casamento de meus avós via consulado. Poderei fazer em outro consulado que não seja BH?
    Seria muito mais fácil para mim se eu pudesse resolver tudo pelo consulado RJ, por facilidade de locomoção.

TODAS as certidões emitidas em cartório do interior do Estado precisam de reconhecimento da firma do tabelião responsável pelo documento, na jurisdição do consulado pelo qual irei utilizar, correto? E ITAMARATY tb. Preciso me organizar o máximo para literalmente "não perder viagem".

Por favor, necessito de passo-a-passo, pois fiquei muito tempo afastada deste processo e muita coisa que eu considerava  já assimilado, agora virou um bicho-de-7-cabeças!!!!!
    Enquanto aguardo, irei revendo o GUIA DE AJUDA.
    Obrigada a todos!
  • Moro em Belo Horizonte, e usei o consulado aqui algumas vezes,
    Transcrevi o casamento de meus avos
    Transcrevi o obito de meu avo.
    Solicitei a atribuicao a minha mae.
    Transcrevi o casamento de minha mae

Todos esses procedimentos, nao demoraram muito, nada alem do q foi informado, fiquei ate surpreso, pois a atribuicao da minha mae saiu em 45 dias, rapido comparando a casos que ja escutei pelos que usam o consulado aqui, o casamento a mesma coisa, porem solicitei a certidao da minha mae, constando o casamento averbado em novembro, e ate hj nao chegou..estive no consulado semana passada, e pelo que entendi, eles nao solicitaram a certidao de fato, pois tive q solicitar novamente...

O problema para quem usa o consulado de BH, e a falta de informacao pelos funcionarios, se vc nao chegar la, portando todos os documentos, eles te mandam de volta p casa, e geralmente nao informam quais sao...
    Portanto se decidir usar o consulado daqui, esteja certa e segura de toda a documentacao, e lembrando que quando for solicitada a atribuicao, va bem cedo, pois eles passam somente 6 senhas por dia para a atribuicao, e nao fazem as quartas feiras.
    Quando solicitei, cheguei ao consulado as 6 e meia da manha, sendo que as senhas sao distribuidas somente as 8, e pasmem, eu consegui pegar a senha numero 5, mesmo chegando uma hora e meia antes...
  • Valeu Bruno, obrigada.
  • Denise

Sim, vc vai precisar levar no consulado a certidão de inteiro teor* e o requerimento 1c, além da xerox do RG depois de autenticada em cartório.
    *A certidão de inteiro teor antes de ir para o consulado tem que constar a firma da tabeliã que assina reconhecida no cartório e autenticada no Itamaraty.
    Sobre as transcrições, vou ser sincero com você, também estou arrumando as minhas documentações porque assim como você passei 1 ano longe da comunidade e não dei andamento no processo, vou mandar  para o Arquivo Central do Porto, onde mantenho contato por email e sou sempre bem atendido, não pretendo trascrever nada, caso caia em exigencia, mandarei os documentos das transcrições pelo correio, já que trascrições podem ser feitas via correio também, mas esse é um risco que eu decidi tomar, eles podem pedir ou não, mas de qualquer forma isso não é motivo para indeferimento do processo, apenas um atraso, caso eles exijam. 

• Estou ainda insegura quanto a transcrição ou não de casamento, o que irá me ocupar o tempo e gastar dinheiro...
    Acabo de receber resposta da CRC - Tondela, abaixo trancrito:

........

Tenho a honra de informar V.ª Ex.ª que, para efectuar um registo de
    atribuição de nacionalidade portuguesa, deverá instruir o processo, para
    além da certidão do pai que referiu, com uma certidão de nascimento da
    pessoa a registar, certidão essa que deverá ser de inteiro teor e
    legalizada no Consulado de Portugal no país de origem. Também deverá ser
    exibido o documento de identificação da pessoa interessada. Mais
    informo que o emolumento é de EUR175.

.........
    Em resposta ao mail infra, tenho a honra de informar V.ª Ex.ª de que deverá aceder ao site http://www.irn.mj.pt
    e retirar o impresso respeitante ao artigo 1.º n.º 1 alínea c) e seguir
    as instruções. Pode enviar para Conservatória do Registo Civil de
    Tondela, Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57, 3460-584
    TONDELA. O emolumento é de EUR175.

Com os melhores cumprimentos,

A Conservadora,

Ana Margarida León

• Se voce prefere, envíe sem a transcricao sabendo que poderia cair em exigencia e ter que fazer-la depois.
    No mail que lhe mandaram falam da certidao do pai portugues, nao mencionam que deve ser de copia integral. Enfim...
    Aqui informamos tudo o que se necessita para que a pessoa nao tenha o seu processo parado por algum motivo. Algumas pessoas tiveram exito sem alguns requisitos. Nao sabemos porque nem como.
    Tome sua decisao.
  • Obrigada, Denise A.
    Vc sempre salvando os inseguros!!! E com certeza, voltarão a nos confundir nesta comunidade!!!

Abço, Denise C.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.