AVERBAÇÃO DE CASAMENTO

Boa tade.

Preciso muito da ajuda de vocês, pretendo tirar a minha Nacionalidade Portuguesa e recebi a informação de primeiro averbar a certidão de nascimento da minha mãe.

Como faço para averbar essa certidão de nascimento?

Obrigado.

Comentários

• A certidão de nascimento do nacional Português deve ser averbada, ou seja averbar o casamento para constar no registro de nascimento que aquele é casado. No Guia da ajuda da Comunidade tem as dicas. No geral : Certidão de Nascimento em inteiro teor( do conjuge não português), Certidão de Casamento em inteiro Teor, cópias autenticadas dos documentos de identidade, e uma ficha solicitando a averbação do casamento. Olhe no Guia , como preparar as certidões antes de ir ao consulado( reconhecer a firma do oficial do registro brasileiro que a assina, enviar ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil para legalizar), ou enviar por correios. Se na sua cidade houver um consulado de Portugal( inclusive se for onde o cidadão português tinha a inscrição consular), entre em contato e se possível vá até lá e informe sua situação que obterá a relação dos documentos além destes que relatei.
    Paga-se pela averbação, e tabém pela legalização consular dos documentos brasileiros.  Existem outros tópicos com bastante comentários a este respeito, dê uma olhada, boa sorte!
  • Pelo que eu saiba, averbação de casamento é feita somente pelo Consulado.
    Para voce ganhar tempo Ana, faça tudo junto, de entrada no seu pedido, com a averbação também.
    Foi assim que eu fiz, quando fui fazer os processos dos meus filhos, e deu tudo certo.
    Se deu certo para mim, com certeza vai dar certo para voce também.
    Boa sorte, não desista, insista e persista, que voce vai conseguir.
    Feliz 2012.
  • Averbaçao por correio

A averbaçao pode ser feita por correio. A conservatoria de Guimaraes aceita. Eu fiz por la e demorou mais ou menos 1 mes.
    Ja  até coloquei o email  da conservatoria de registro civil de guimaraes aqui na comunidade,mas nao  sei em que local.
     Sempre é bom escrever para confirmar.
  • Marina,
    Se puder coloque o endereco e contato no guia de ajuda.
  • Marina,
    Vc poderia esclarecer se a averbação por correio exige os mesmos procedimentos via consulado, ou seja: certidões com menos de 6 meses, (nascimento de ambos, casamento), selo branco consular... dentre outras coisas. E o valor a pagar?
  • O processo de transcrição de casamento tem o custo de 120EUR que você
    pode remeter em vale de correio endereçado à conservatória de
    Registro Civil de sua preferência.

Quanto aos documentos você vai precisar

* Certidão de casamento devidamente legalizada (reconhecida por agente diplomático ou consulado
     português no país de origem.)

* Certidão de nascimento de inteiro teor do cônjuge estrangeiro, emitida com menos de 6 meses
     devidamente legalizada (reconhecida por agente diplomático ou consulado português no país de origem.)

* Auto requerimento com o reconhecimento presencial da assinatura.

(Este auto requerimento pode ser encontrado no Guia de Ajuda da comunidade.)

Essas são as exigências que a CRC de Esposende me fez quando eu perguntei sobre documentos necessários
     para transcrição. Entretanto dependendo da conservatória eles podem exigir mais alguma coisa, eu sugiro que
     você escolha a conservatória de sua preferência e mande um email antes.  
  • Email que recebi da conservatória

Envio em anexo um modelo de requerimento para a transcrição de casamento celebrado no estrangeiro. Chamo a atenção para o facto de ser indispensável que a assinatura do requerente seja reconhecida no Consulado de Portugal no país em que se encontre.

O emolumento a enviar é efectivamente de 120 €.

Deve remeter também certidão de casamento e certidão de nascimento do nubente estrangeiro, esta última emitida há menos de 6 meses, ambas reconhecidas no Consulado de Portugal e traduzidas para a língua portuguesa, se forem emitidas em língua estrangeira

"crcguimaraes" <crc.guimaraes@dgrn.mj.pt>

• Há uma diferença entre conservatoria de registros centrais e conservatoria de registro civil, so esta ultima faz transcriçao de casamento e via correio são poucas. Eu escrevi para várias e só essa acima deu a resposta positiva.
    Aconselho antes a escrever e solicitar o modelo de transcriçao .
    Ei ja fiz duas averbaçoes sem nenhuma dificuldade.

• Denise/S...rsrs

Já coloquei no guia de ajuda o endereço para averbar casamento, mas tenho quase certeza que ja tinha colocado antes.

Como Hermano disse, vc tem de fazer todas as legalizaçoes e assinatura presencial de quem esta requerendo.

Espero ter ajudado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.