Como transferir meu dinheiro para Portugal?

Pessoal, boa tarde. Este é o meu primeiro post pois estou começando agora com o processo de cidadania do meu marido, que é neto de português com pai falecido que não teve a cidadania. Não dei entrada ainda no processo pois estou acertando a nossa certidão de casamento pois o meu marido estava com a certidão de nascimento dele com o nome do pai errado, faltando o último sobrenome, e consequentemente todos os documentos estavam com o mesmo erro. Precisamos atualizar RG, passaporte, etc, pra mandar os documentos certinhos para Portugal. Aproveito com isto para aguardar a definição da lei 09/2015, já que este processo da certidão de casamento demora em torno de 40 a 60 dias para finalizar.
Bom, nossa ideia é ir morar em Portugal. Temos contato direto com a família lá e o Brasil já deu. Não dá mais para acreditar que as coisas aqui vão mudar. Escolhemos pelo menos ter uma qualidade de vida melhor, que acredito vamos encontrar na Europa. Gostaria de saber se alguém pode me dizer como que fica caso eu queira vender apartamento, tudo é mudar. Posso levar meu dinheiro simplesmente? Se não, como funciona? Pago algum tributo por estar mudando? Ou de que maneira tenho que fazer para ter a menor taxação possível? Quem já fez era mudança pode me dizer? Procurei algum post que falasse sobre isto mais não achei. Se já tiver, e alguém puder me indicar qual é, eu agradeço.

Comentários

  • Sonali,
    eu me mudei do Canadá para o Brasil há 16 anos. O dinheiro que recebi quando vendi a minha casa lá, deixei no banco de lá mesmo, e fui trazendo para cá à medida que precisava (por telefone eu solicitava o wire transfer). De lá para cá nunca tive problemas. Na época se podia trazer até 3.000 dolares em cada transferência, e até 15.000 por mes, sem problemas. Agora sei que mudaram os valores, mas não sei te explicar com certeza. Peça ao gerente do teu banco para explicar como funciona e quanto você vai pagar de taxas (fora a cotação do câmbio que nos bancos é sempre mais alta do que o câmbio oficial), no caso de precisar levar uma quantia maior.
  • Acho que se você abrir, em Portugal, uma conta de um banco daqui, (Itau, Banco do Brasil) seja mais fácil, pois é conta de mesmo banco e mesmo titular.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Se você sacar fora (isto é, de Banco brasileiro num caixa de banco português) vai pagar IOF + taxa do banco + cotação do banco. Muitas vezes vale a pena, mas tem que avaliar se é o seu caso.
  • Obrigada pelas respostas. Meu banco é o Santader, vou procurar saber como funciona. Já li também através dos links acima que posso até abrir uma conta lá e já mandar algum dinheiro mesmo sem ser residente, bastante interessante. Continuarei com as minhas pesquisas e qualquer coisa posto aqui.
  • 25% para Brasília e pode transferir.
  • @Nilopolis,

    Para Brasília? Essa é boa!

    @:D
  • É por isto que vou embora daqui!!!
  • Oi @Sonali,
    você já descobriu como abrir uma conta em Portugal estando no Brasil? Pesquisei aqui no Santander e o gerente disse que não tem nenhuma vantagem em ter conta aqui e no Santander em Portugal, pois cada país tem o seu Santander independente dos outros. A justificativa que ele me deu é que se algum dos países onde o Santander tem agências, quebrar por causas externas (revolução, governos malucos que fazem o país ir à falência, etc..), somente este país e os clientes deste país quebram (tipo Grécia), mas mantém os bancos Santander nos outros países sem problemas. Lógica boa... Se você já tem esta experiência, pode me ensinar como fez, e se deu certo?
    Obrigada!
  • @Malu

    Acabei não indo ainda no banco saber, como estou esperando ainda a regularização dos documentos para dar entrada no processo, estou em compasso de espera, mas a minha intenção com a abertura da conta lá era para duas coisas principalmente: criar vínculo com Portugal e na transferência de dinheiro daqui para lá evitar ao máximo tributos. Você por acaso teve algum retorno em relação à isto quando conversou com ele?
  • Guilherme Moreira, obrigada.
  • Obrigada, @Guilherme
    eu já tinha visto esta informação, semana que vem vou ligar para o Millenium BCP para me informar mais.
    @Sonali,
    O gerente do Santander me disse que não é possivel fazer transferências internacionais via online banking. Tenho que deixar uma pessoa encarregada de fazer isto por mim, se eu não estiver mais aqui, o que já é um abacaxi. Quando uma operação de câmbio é solicitada, o banco manda a info para o Banco Central, que tem que autorizar. Eu sempre fiz isto online pelo HSBC, sem problemas, e esta solicitação ao Banco Central demorava no máximo uma meia hora, procedimentos internos sem que eu precisasse fazer nada. Mas infelizmente o HSBC foi vendido para outro (fugiu do caos antes que ele se instalasse), e estas facilidades acabaram. Acho que vou procurar outro banco para ver o que dizem e colocarei aqui a informação. Ou procurar outro gerente... :)
  • Sonali não sei se já escreveram mas uma forma simples é você já deixar autorizado no seu banco no Brasil fazer de todo o valor que cair eles emitirem uma ordem de pagamento para a Western union onde a taxa é bem barata e você saca todo o dinheiro nos correios aqui em Portugal no CTT
  • Caro Alessandro além das taxas Portugal não irá cobrar IR sobre os valores que vc recebe mesmo de fora de Portugal ?
  • Ola pessoal...

    Estou vendendo o meu imóvel e indo com a família morar em Portugal.
    Pelo que consegui pesquisar até então uma boa forma de enviar o dinheiro seria manter uma conta aqui no Brasil e enviar VIA TRANSFERWISE (ou transferencia bancaria normal) de forma fracionada o montante mês a mês para a conta que irei abrir em Portugal, porém levará algum tempo até terminar devido aos limites mensais de envio.

    Essa empresa cobra uma taxa de 2,5% do envio. Vou ver como funciona via Banco do Brasil e ver se não há uma forma mais vantajosa.

    Caso alguém tenha uma ideia melhor por favor, nos ajude... rsrs
  • Eu já fiz o inverso e não tive problema . Tinha dinheiro em Portugal e transferi via banco mesmo. Não fui taxada aqui por que já havia pago meus impostos lá . Mas já tem 12 anos. Mas acredito que se for venda de imóvel pode transferir de uma vez só e só paga o imposto no Brasil. Não haveria bitributação
  • Olá pessoas, eu estou ajudando minhas sobrinhas e como cansei de pagar taxas e IOF com westunion... Eu estou usando esse https://transferwise.com/u/angelab47 transferwise espero ter ajudado! https://transferwise.com/u/angelab47
  • Oi pessoal, já vi que colocaram o link da transferwize, eu recebi o link por um amigo e minha primeira transferencia saiu de graça!
    tá aqui pra quem quiser, afinal de graça até injeção na veia!
    https://transferwise.com/u/sergiom112

    beijos
  • Pretendo ir com família ( marido e 2 filhos ) assim que possível !
    Meu marido e as crianças estão terminando o processo de dupla nacionalidade e ainda não sei como vai ficar minha situação... não sei se casar oficialmente lá resolve.
    Então, começamos a estudar o assunto . Aluguel, saúde, educação, e tudo mais......Porém a parte mais difícil está sendo o envio de recursos. Teremos a aposentadoria daqui e pretendemos vender nossa casa e aplicar o dinheiro para ter mais uma renda para enviar pra Portugal.
    As principais questões são:
    Como pagar menos taxas no envio?
    qual o limite máximo para envio?
    IRPF no Brasil ?
    Custo de vida para casal com 2 filhos em Viseu (conselho).
    Agradeço se alguém puder dar alguma dica !!!!
  • @Luciana Oliveira, posso ajudar com algumas coisas,

    Como pagar menos taxas no envio?
    A taxa cobrada pelo Transferwise é inferior a cobrada pelos bancos.
    Se quiser receber a aposentadoria diretamente em Portugal, terá um desconto de 25% além do IR. Talvez lhe convenha receber no Brasil, e transferir online pelo Transferwise. Terá de arranjar alguma forma de realizar a prova de vida. Alguns bancos aceitam que seja feito um documento em alguma Conservatória, apostilado e enviado ao banco.

    qual o limite máximo para envio?
    O Transferwise diz que o máximo permitido são R$ 25.000,00 por ano.

    Quanto ao custo de vida:
    Penso que gastará entre 300-600€ de aluguel (o Concelho de Viseu é bem mais barato que Lisboa ou Porto), 50,00€ para agua e luz, 50-60€ para operadoras de TV+Internet+Telefone (talvez um pouco mais, caso queira incluir mais telefones móveis), e 15-20€ de supermercado por semana (comida inclusa).
    Caso queira comer fora, gastará entre 5-10€por pessoa por refeição.
    Tem também o preço dos transportes, que geralmente não é caro. Em Porto, custa 30-40€ por mês, dependendo das distâncias e zonas que vai percorrer.
    - São valores estimados.
    Os preços podem variar um pouco, dependendo do tamanho e localização do imóvel, e estilo de vida da sua família.
    Envio alguns sites de procura de imóveis, que podem lhe ser úteis:
    http://www.era.pt/
    http://www.remax.pt/
    https://www.imovirtual.com/
    http://casa.sapo.pt/Alugar/

    Espero ter ajudado um pouco.
  • Muito Obrigada Caio !
    Ajudou muito !!!
  • editado March 2017
    @Luciana Oliveira,

    a prova de vida pode ser feita pelo consulado do Brasil em Portugal, fazendo uma carta, alegando estar viva.
    Entre em contato com o banco pelo qual recebe sua aposentadoria e veja qual o procedimento para fazer deste jeito.
  • Muito boa as dicas Caio. Estou no mesmo processo dá Luciana, só esperando me aposentar para ir morar em Portugal com a família. Já fui 2 vezes de férias, e os planejamentos só aumentam. É bom saber como transferir a grana e os custos médios para se morar em Portugal. Valeu pelas dicas.
  • Através do Transferwise posso transferir para conta que não seja minha, para terceiros? Preciso pagar um valor por conta de documentação.
  • @Malena Ramos, sim, pode transferir para conta de terceiros.
    Fique atenta aos valores limite para transferências mensais e anuais no transferwise.
    Se precisar transferir mais que o limite, será solicitado documentação extra, e toda informação será repassada ao BC e será autorizado ou não por ele.

    Gostaria de aproveitar e fazer uma correção do post que fiz acima.
    - A taxa de 25% para receber a aposentadoria no exterior não é aplicada além do IR. Essa taxa única já é retida na fonte sobre o montante do dinheiro em Reais antes do valor ser transferido para o exterior. Essa taxa é aplicada para qualquer valor, seja um salário mínimo, sejam 30.000 Reais.
  • Transferência via transferwise só paga o valor da taxa que eles cobram. Só pode mandar para pessoa física (você mesmo ou terceiros), se já tiver conta lá, transfere pra sua conta e de lá manda pra conta que quiser. Tem o limite de R$ 9.000 por mês e nem sabia desse anual. Mas qualquer coisa, é só enviar documentação comprovando renda/patrimônio que devem liberar sem maiores problemas...

    Já mandei também por uma corretora que cobrava R$ 100 por remessa, preço fixo, com limite de R$ 30.000 a cada 3 ou 6 meses, se não me engano; para mandar mais, tem que enviar a declaração do IR e preencher uns formulários. O único porém desse envio é que a taxa vai como "compartilhada", ou seja, o banco lá fora cobra parte das despesas (e no Millennium BCP, onde eu tenho conta essa tarifa fica em EUR 17,50, ou seja, no final era R$ 100 + EUR 17,50, uns 170 reais em 14/dezemrbro/2017). Para valores mais altos, vale a pena, quando é uma "merrequinha" que quero mandar, vai por transferwise mesmo...

    IR de 25% parece que é controverso... Mas se você conseguir um jeito de enviar ordens por telefone ou email para fazer o câmbio, uma vez na sua conta aqui e para transferência para sua conta lá, vai como "disponibilidades no exterior" ou "transferência de patrimônio".
  • Caro @caiodib ou outros amigo(as) do forum
    No caso de aposentado, como receber nossa aposentadoria em Portugal, se não seremos mais residentes no Brasil e por este motivo não é possível ter uma conta corrente comum de não residente (sendo que uma c/c de não residente as taxas são altíssimas). Como procederemos ou qual o Banco com a menor taxa para esse caso.

  • @RafaChuck, quando deixar de ser residente, terá de informar qual o banco que pretende receber em Portugal. Pode ser o banco que quiser.
    O Governo taxará automaticamente a aposentadoria em 25% antes de converter para Euro e enviar para a conta de destino.
    Leia O link abaixo para maiores esclarecimentos: http://www.previdencia.gov.br/a-previdencia/assuntos-internacionais/assuntos-internacionais/
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.