Ajuda!

Olá, não sei por onde começar com o processo, a história é:

1. Meus avós portugueses, vieram para o Brasil, (não sei se casaram no Brasil ou em Portugal);
2. Meu pai nasceu;
3. Meu avô morreu;
4. Minha avó casou de novo com um brasileiro e se separou;
5. Minha avó morreu.

Não sei quais documentos exatamente se tem da minha avó, não sei o cartório de registro do nascimento dela, como posso descobrir? O que tem que ser transcrito em Portugal desses eventos todos? Acho que a naturalização é o melhor caminho, pois não tenho filhos. Meus filhos poderão pedir a atribuição no futuro? O que sai mais rápido: Atribuição do meu pai e depois a minha, ou minha naturalização direta?

Obrigada!

Comentários

• Ah, o meu pai é o declarante do meu nascimento, mas eu não sei quem é o declarante do nascimento dele...
  • Bom, pelo menos algumas perguntas acho que sei responder...
    Não sei o que sai mais rápido, mas se não me engano, no caso de naturalização, você consegue sim passar pros seus filhos se eles forem menores de idade quando vc se naturalizar.

No meu caso, alguns documentos eu tinha e outros não. Eu perguntei pra todo mundo da minha família e à partir de informações sobre em que cidade mes bisavós tinham vivido/casado/falecido, eu saí mandando e-mail e ligando pra todos os cartórios da região e aos poucos fui achando!
  • Alexandra

Antes de qualquer coisa, você vai precisar saber onde seus avós nasceram, vai precisar da certidão de nascimento deles ou apenas do avô, se optar pedir a nacionalidade de seu pai por ele, já que provavelmente foi ele que declarou o nascimento do seu pai. 

Quando descobrir o local de nascimento deles, peça a certidão por aqui "https://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/certidoes_online/HP?JS=true  

Se não estiver nada averbado na certidão de nascimento do seu avô, então significa que ele casou no Brasil e não transcreveu o casamento em Portugal. 

Sobre os documentos da sua avó, acho melhor não fazer o processo por ela, se optar fazer pelo seu avô, e ele tiver declarado o nascimento do seu pai teoricamente você não vai precisar transcrever casamento nenhum,  digo teoricamente, porque as vezes eles pedem.

A Naturalização no seu caso acaba saindo mais rápido, já que não vai precisar fazer o pedido do seu pai,  já que você não tem filhos, quando eles nascerem você já vai ser uma Portuguesa, então, é só fazer o pedido da nacionalidade deles antes de completarem a maioridade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.