Certidão por Fotocópia

Pessoal,

embora seja minha primeira postagem já acompanho a comunidade há bastante tempo. Enviei meu processo de aquisição (naturalização) em dezembro de 2010 e hoje recebi uma carta da Conservatória de Lisboa solicitando que eu envie "... certidões de inteiro teor, por fotocópia do próprio assento de nascimento, sua e de sua mãe ..." esse é exatamente o texto da carta, com negrito e subliados feito por eles.

Minha dúvidas são as seguintes:

1 - tanto no cartório onde está a minha certidão quanto no que está a da minha mãe eles digitam os dados da certidão e não tiram fotocópia (nunca ofereceram esta opção), caso o cartório se nege a me fornecer a certidão por fotocópia o que eu posso fazer ?

2 - alguém já teve este problema ? Se sim, como resolveram ? 

obs: ambas a certidões enviadas ano passado eram de inteiro teor (porém "digitadas" pelo oficial de cartório) e foram legalizadas no Itamaraty e no próprio Consulado do Rio.

Obrigado.

Comentários

• André
    Minha cidadania saiu em agosto e um mês antes de sair tb me pediram novas certidões.
    Os selos que vêm nas certidões estavam trocados (eles conferem...rs)
    O e-mail dizia o seguinte:

Em referência ao assunto mencionado em epígrafe, solicita-se se digne remeter a esta Conservatória, novas certidões de inteiro teor do assento do seu nascimento e do assento de nascimento de seu pai, emitidas, se possível, por fotocópia dos livros de assentos, devidamente legalizadas (preferencialmente pelo Consulado de Carreira, a fim de tornar mais célere o andamento do processo), nos termos do disposto no artº 540 do Código do Processo Civil e artº 37º, nº 8º do Regulamento da Nacionalidade (Decreto-Lei nº 237-A/2006, de 14 de Dezembro).
    Esta solicitação surge na sequência da verificação informática dos selos de fiscalização emitidos pela Corregedoria Geral da Justiça no Rio de Janeiro, após a qual se detectou que os mesmos se referiam à fiscalização efectuada às certidões de pessoa diversa da aqui requerente e de seu pai.

EU fui no cartório e eles me deram outra certidão sem me cobrar nada, pois o erro foi de lá.
    Legalizei no Itamaraty e no Consulado. Mandei e minha cidadania saiu em menos de 30 dias.
    Abs
  • oi Zininha,
    mandei um email para a Conservatoria e eles respoderam que o problema é que as certidoes devem ser fotocópias.
    No cartório me disseram que eu tenho que fazer requerimento ao juiz para que eles me permitam obter uma cópia, achei meio que um absurdo ! O pior é que nao estou no Brasil para resolver isso, só mes que vem, e ai pode ser que eles nao aceitem mais, pois ate sair o parecer do juiz leva alguns meses.
  • Oi, André
    Mande um e-mail dizendo que está tentando providenciar a certidão, mas diz que pode demorar porque no Brasil não é comum fornecer certidão por cópia.
    Acho importante que eles saibam que você não é o culpado pela demora e que você tá providenciando.
    No meu caso eu nem perguntei, pedi e mandei, pois o erro estava no selo.
    Abs

• André - fotocopias

Andre,

em Portugal eles não possuem formulários de certidões, eles tiram uma cópia xerox (fotocópia) do livro e a validam através do selo branco (em baixo relevo) e a assinatura do oficial emitente.

Deve haver algum mal entendido entre vocês.Ligue para o telefone da CRC, se possivel fale com a conservadora que enviou a carta p/ você (do Brasil 00xx351211544475), e explique que aqui no Brasil não se tira fotocópia do livro (não tem valor legal como certidão de nascimento) e que para isso precisa de autorização judicial, o que demanda tempo e dinheiro.Tenha paciência, pois geralmente elas são muito atenciosas e gentis, porém as vezes são muito apegadas aos usos e costumes (burocracia) de Pt.

Abços

carlos
  • Mandei outro email para Conservatória explicando a situacao conforme sugerido, mas eles disseram que esperarao meus documentos. O pior é que tanto o Consulado quanto o judiciário entram em recesso no fim do ano, acho que vai levar uns 2 meses no mínimo para eu conseguir os documentos. O lado bom foi que pelo menos eles nao me deram um prazo, entao acho que a demora nao vai inviabilizar o processo.
    Mas de qualquer forma, na segunda eu ligo para lá e vejo se consigo falar com a conservadora.
    Obrigado a todos pela ajuda. 
  • André

Não é obrigatório o envio das certidões brasileiras obtidas por fotocópia, observe que os livros de registro não podem sair dos cartórios sem autorização judicial, e em muitos cartórios não existem fotocopiadoras. Há de se observar, que no próprio site do IRN( Instituto dos Registos e Notoriados) instituição a qual é vinculada a Conservatória dos Registos Centrais ( a qual se envia o pedido de nacionalidade a partir do estrangeiro), diz que ,se possível , emitida por fotocópia, e no Brasil isto não existe, a Certidão é digitada. Deve pedir uma CERTIDÃO DE NASCIMENTO EM INTEIRO TEOR (que édiferente da que todo cidadão tem quando nasce, pois tem mais informações, inclusive a nacionalidade dos pais), e após conseguir a Certidão( NO GUIA DE AJUDA  tem como preparar a certidão( reconhecer a firma do Oficial de Registro civil que assina a certidão, enviar para o Ministério das Relações Exeriores Brasileiro e após legalizar no Consulado de Portugal, e enviar para a Conservatória dos Registros Centrais.

" http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao-da7435/
    Que documentos devem instruir o pedido?
    Certidão do registo de nascimento do progenitor (mãe ou pai)
    de nacionalidade portuguesa, de cópia integral e, se possível, emitida
    por fotocópia.(...)"
  • Foi exatamente o que pensei quando enviei minhas novas certidões.
    "Se possível"
    E como não era possível eu mandei as "normais"...rs
  • A coisa é simples o funionário do registro entro pela janela, isso p/ não dizer q é burro.

Quem quer ser tuga tem q se acostumar a isso, infelizmente.

A resposta p/ o seu problema é ligando ou mandado um e-mail.
  • Mandei email e liguei para lá também, mas eles disseram que querem a certidao por fotocópia. Nao me deram nenhum prazo para enviar os documentos, entao fiquei mais tranquilo.
    O problema é que agora tenho que esperar acabar o recesso da justica para dar entrada no processo. Acho que vai levar uns 2 meses e uns 500 reais até conseguir enviar tudo para lá ... rs
    Obrigado a todos pela ajuda. Depois posto aqui os procedimentos e os resultados para ficar como fonte de consulta caso alguém passe por situacao semelhante.

• A certidão q vc mandou deve esta faltando alguma coisa.
    Exemplo: o numero da identidade de estrangeiro, Naturaridade, etc..
  • Na terça-feira da semana passada recebi um email da CRC informando que desconsiderasse a carta que eles haviam enviado solicitando as certidões por fotocópia, pois eles já haviam obtido as mesmas oficiosamente. Daí mandei um email e eles disseram que o processo foi aprovado. Hoje recebi o número do assento.
    Obrigado a todos pela ajuda.
  • Que bom André! Passou por um sufoco hein! Parabéns!!! 
  • E prevaleceu o bom senso....

Parabens, Andre !!
  • Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.