Ajuda - certidão e retificações e advogados!
Boa tarde!
Entrei há pouco na comunidade e estou gostando muito das dicas. Meu caso é um pouco diferente e não achei nada parecido no fórum... Queria saber se os mais experientes poderiam me dar uma luz do que fazer:
1) Primeiro, meu caso:
- Sou bisneto de português.
- Tanto meus avós quanto meus pais (separados) estão vivos.
- Meus bisavós são falecidos.
2) Eu pesquisei muito (pois meus bisavós morreram quando meu avó ainda era muito novo) e achei quase todos os documentos, inclusive já estou com uma cópia da certidão portuguesa (meu bisavô é de macinhata do vouga).
3) PROMBLEMA 01: A ÚNICA certidão que falta eu achar é a certidão de nascimento de minha bisavó. Em nenhum cartório consegui achar... Pedi para o cartório onde meus bisavós se casaram a habilitação de casamento e a única coisa que tinha era uma declaração do pai dela falando que ela tinha nascido em Conceição do Arroio (atual Osório - RS) em 07/abril/1892. Procurei nos cartórios da região e nas cúrias mas todos me retornaram negativo.
OBS: TALVEZ não esteja procurando certo... Contatei um serviço de "busca de certidões" e eles dizem que acharam numa cúria mas querem me cobrar 5mil reais pelo documento. Absurdo!
4) PROBLEMA 02: Existem alguns erros de grafia e uma data do nascimento do meu bisavô que precisas ser corridas. Como isso é feito? Preciso contratar um advogado?
Estou ficando preocupado pois meu avô não está ficando mais novo e tenho urgência de conseguir a cidadania dele. Cheguei a contatar uma dessas assessorias especializadas e eles estão analisando o documento pois segundo eles, que fazem o processo direto em portugal, talvez não precisa da certidão de minha bisavó. Querem me cobrar 7 mil reais para a cidadania do meu avô. Eu queria fazer tudo por conta como vocês aconselham mas não estou achando muita saída...
Resumindo, estou perdido... Preciso de uma luz do que fazer agora... please!
abraços e desde já obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Seu bisavo é o declarante do nascimento do seu avo? Veja na certidao de nascimento dele.
Se for é possivel que voce possa solicitar a cidadania dele sem necessidade de averbar o casamento e os obitos dos bisavos.
No meu caso nao averbei casamento e obitos, pois devido às datas de nascimento era evidente que estavam todos mortos.
Tente enviar os documentos sem a averbacao, caso opte por enviar diretamente a Portugal. Se exigirem, pelo menos voce ja deu entrada no processo do seu avo e tera tempo para fazer as averbacoes.
Eu tambem encontrei a certidao de nascimento da minha avo atraves de uma pesquisa na curia do lugar ondeela nasceu. Voce poderia conseguir sozinho, caso seja necessario, sem ter que pagar a enorme quantidade que lhe estao cobrando.
Com relacao à letra "n" adicional no nome nao se preocupe. Nao precisa retificar.
Eu tambem tinha uma diferenca na data de nascimento do meu ascendente, mas nao foi um problema. Como voce nao vai, neste momento, fazer a transcricao de casamento (assegure-se que o bisavo declarou o nascimento!!!) nao vai precisar enviar a certidao de casamento.
No guia de ajuda estao as dicas de documentos para atribuicao de cidadania e como envia-los a PT diretamente.
Dizem que no Porto estao concluindo mais rapidamente que em Lisboa. Veja tambem o endereco o Porto no guia.
Boa Sorte!
Denise mandou para CRC de Lisboa, o processo tem demorado uns 9 meses ou mais por lá, e na verdade é muito difícil dizer se as chances não menores ou não, vai depender de quem vai analisar seu processo, pode ser que seja alguém exigente ou não.
Todos os nossos processos foram atraves da CRC de Lisboa. Como disse o Hermano, atualmente esta demorando uns 8/9 meses.
No Porto dizem que demora um mes.
Nao saberia lhe afirmar sobre a questao do rigor na analise dos processos. So deduzo que por ser tao anciaos (bisavos) é provavel que nao se prendarm a transcricoes de casamento e de obito ja que este é obvio.
Aqui na comunidade disseram que so atendem pedidos de descendentes de portugueses originarios.
alínea c), do nº 1 do artigo 1º da Lei da Nacionalidade.