Legalizar certidões fora da área de jurisdição
Olá pessoal! sou novo aqui mas já é meu 2o tópico.. criei um separado pois o assunto é bem diferente...
A Denise tirou uma dúvidas minhas e estou pronto para mandar os docs pra portugal para fazer a nacionalidade de meu avô, que é filho de português.
Primeira dúvida: Estou em SP e no site do consulado diz que:
"os documentos podem ser enviados por SEDEX ao Consulado-geral em São Paulo em original com a assinatura do emitente previamente reconhecida em cartório de nossa área de jurisdição"
A certidão de nascimento inteiro teor do meu avô foi emitida pelo cartório do RS, que está fora da área de jurisdição do consulado, então o que faço? Como reconhecer a firma do cara que emitiu a certidão aqui em SP se ele é do RS?
Segunda dúvida: Tem alguma ordem de legalização (primeiro no itamaraty depois consulado ou vice-versa)?
Obrigado pela paciência pessoal!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Quanto à legalização eu não se te dizer, mas acho que primeiro tem que ir no Itamaraty, pois o documento só é válido no exterior depois de legalizado pelo nosso órgão.
Michael,
acho que vc está com 3 dúvidas.
1 - o mod. 1C tem que ter a assinatura reconhecida presencialmente, como o consuladoSP legaliza os docs. via sedex, o procedimento deve ser o que a Zininha postou, de toda forma acho que vc deveria telefonar para confirmar.
2 - a cert. de nascimento de seu avo foi reconhecida no RS? Então vc precisa reconhecer o 'sinal público', isto é, a assinatura do tabelião que fez esse reconhecimento no RS em SP. Este site acho que explica melhor. http://www.autocardespachantes.com.br/in dex.php/sinal-publico.html
3 - a sequência é itamaraty / consulado.
Primeiro tem que ser o Itamaraty e depois o consulado. Se puder faca tudo no RS atraves de algum parente ou conhecido.
Legalizar a copia do RG do seu avo no consulado em SP pode ser feito se se comprova a residencia nesse estado, pois esse consulado somente atende MS e SP. VEja no site como enviar os documentos para legalizar, condicoes, taxas, prazos, etc.
A firma do seu avo no formulario 1C pode ser reconhecida no consulado presencialmente e para isso tem que agendar ou em um cartorio presencialmente tambem pois debera ser reconhecida por AUTENTICIDADE.
Para tudo que va fazer no consulado, siga as instrucoes do site. Ele é
bem preciso e fazendo como eles dizem da tudo certinho. Para legalizar
documentos mande o formulario correspondente.
O formulario 1C deve ser preenchido de acordo às instrucoes, assinado
pelo seu avo no consulado ou num cartorio para que reconhecam a firma
por AUTENTICIDADE. Esse formulario é usado quando o pedido for ser
enviado por correio.
Lembrando que não respondo perguntas em particular, apenas na comunidade nada pessoal é que talvés alguma outra pessoa tem a mesma dúvida. Ok?
Como a minha mãe nasceu em Minas o Cartório enviou a certidão mineira com a escrevente tinha firma aberta em um cartório de Sampa, fui até lá reconheci, depois fui no cartório central na próximo à Praça da Sé na av Rangel Pestana nãoo lemro o nº mas é só procurar por cartório Central. E neste cartório reconheci novamente a assinatura (é um outro tipo de reconhecimento que só esse cartório faz não lembro o nome, inclusive fiz esse reconehecimento também para o filho do dono da comunidade Paulo Pestana) então dei procedimento ao restante do processo.
Na minha época enviei para Brasília pois só lá fazia esse serviço. Esse negócio de legalizar as ceritdões do MRE SP é recente.
Quanto ao MRE, escreva ou telefone para la e pergunte. O endereco eletronico deles esta no guia de ajuda.