Nacionalidade - Atribuição via Correio

Uma coisa que não conseguia encontrar resposta era: Por que o "Arquivo Central" do Porto aceitava a atribuição via correio e somente dos filhos de portugueses nascidos em Portugal?
Após uma melhor análise do Mod. 1C, na parte que fala do envio por correio, concluí que pode ser feito para qq Conservatória que tenha "Balcão da Nacionalidade": Almada, Amadora, Barreiro, Braga...

Isto pode ser confirmado neste link do Portal do Cidadão: http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MJ/IRN/pt/SER_nacionalidade+++atribuicao.htm?flist=s
no item 'Onde posso requerer?'.

Clicando em 'Balcões de Nacionalidade': http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/balcoesnacionalidade
onde se lê, ao final do item b: "desde que o nascimento deste progenitor tenha ocorrido no território português".
Segue-se ao final a mesma lista de Conservatórias constantes do Mod. 1C.

Acredito que esta informação deveria constar do GUIA DE AJUDA desta comunidade...

Comentários

• Interessante. Pode colocar a informacao no guiai de ajuda.
  • Estou fazendo o da minha mãe, o Pai dela (meu avo) é do Porto, será mais facil mandar pra lá ou pra CRC???
    O Pai (meu avô) dela é o declarante, porem divorciado, casado 2 vezes, e que eu saiba apenas um casamento averbado, se não me engano. 
  • Mario,
    O casamento averbado é com a sua avó?
    Espero que seja, pois facilitaria o processo. Se nao for é possivel que tenham um pouco mais de trabalho.
    Estando todos os documentos em ordem e ele sendo do Porto é melhor mandar para o Porto mesmo.
  • Denise, não é, até onde sei. Ele foi casado muito novo uma primeira vez e esse casamento foi averbado. Na epoca pelo que conta a minha mãe, ele não podia casar uma segunda vez, então resolveram casar no uruguai (eu até tenho tipo a certidão desse "casamento", que até então acho que não é nem valido, mais deve ser vir como prova não sei), minha avó faleceu, e ele se casou uma terceira vez. Bom, ou seja, uma zona só.... To contando em não cair em exigência e no caso caindo tentar explicar, mandar esse "casamento" no uruguai e contar com o fato de meu avô ser o declarante da minha mãe. O que acha Denise?
  • Estive pensando que sendo ele o declarante e se nao aparece que ele era casado com a sua avó na certidao de nascimento da sua mae, é possivel que nao pecam transcricao de casamento deles.
    Verifique, pois na minha, por exemplo, aparece: filha de __________e de_________, casados neste subdistrito.
    Ja as dos meus filhos nao tem mencao de casamento.

• Na certidão da minha mãe consta meu Avô como casado e minha avó como solteira.. Aí que vem a dúvida, isso vai ajudar (no caso, a prova que eles não eram casados) ou vai atrapalhar? To achando melhor enviar assim  mesmo, até porque rola boatos de família rsrs que minha tia (irmã da minha mãe) já fez a dela... A certidão do meu avô que eu tenho tem um averbamento, mais ta tão velha que não da pra ler quase nada, mais é quase certo que seja o averbamento do primeiro casamento. A terceira e última esposa do meu avô, parece que fez questão de acertar tudo em portugal antes de casarem, porem, eu to com dificuldade em pedir uma certidão atualizada no Portal, esse esquema novo de segurança não ta funcionando com o meu cartão.
  • Mario,
    Se nao aparece que eram casados entre si nao ha problema.
    Envie assim, sem averbar nada mais.
    Se perguntarem vai ter que lhes repetir o dito acima. Avo casado em Portugal, teve sua mae com sua avo sendo ele casado e ela solteira, etc. etc.
    Acho que vao entender.
    Voce nao tem contato com a tia que ja fez a dela? Tente ver como fez, poderia facilitar algo.
    Eu quando estava procurando meus documentos falei com gente que nao via a mais de 30 ou 40 anos. Amolei, mesmo!!!! hahahahaha!!!

• AHeheah não temos contato... Na verdade ele ja era divorciado nessa epoca em que teve a minha mãe, só que na certidão da minha mãe consta como casado ainda. A logica é essa ne, eles pensarem que meu avô era casado e minha avó solteira, mais vai saber ...... rsrs.  Mais facil ir pelas vias normais daqui! Vou mandar segunda e vamos ver que bixo vai dar, se pedirem alguma coisa tento providenciar. Obrigado Denise =)
  • Boa Sorte!
    Conte como vao as coisas quando tiver alguma resposta.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.