Devolução do vale postal internacional

Boa noite!

Alguém já teve esse problema?

Um amigo neste instante acabou de me mandar uma mensagem pelo facebook que recebeu um aviso dos Correios para ir buscar o valor correspondente na agência próxima a sua casa.

Eu após ter feito o meu pedido, dei a maior força para ele fazer também. Inclusive foi por aqui que tivemos o caminho para descobrir a certidão do avô dele.

Ele é neto e com essa problemática quanto a nova lei, fez logo com a atual legislação por ser solteiro e não ter filhos.

Deu entrada no Consulado do Rio de Janeiro no dia 17/11, onde no mesmo dia fez o pagamento do vale postal internacional no valor de 250 euros, e pagou o boleto do consulado no dia 18/11;

No mesmo dia levou o comprovante de pagamento do vale postal para o consulado.

Enviou-me a foto da comunicação que diz o valor a ser devolvido, a agência onde está disponível mas o motivo está em branco e o mais estranho é que vem o número do vale postal informando o pagamento expedido em 04/1/16, sendo que ele pagou em 17/11/15.

E foi na agência da Av.Almirante Barroso, onde o próprio Consulado do RJ deu como opção, além da agência da R.1º de março.

Será que houve algum erro na agência em efetuar o pagamento ou a CRC em Lisboa não recebeu o pagamento?

Na próxima sexta-feira 15/11 iremos lá no consulado comunicar isso e verificar o que pode ter ocorrido.

Comentários

  • Fabiano,

    entendi que seu amigo deu entrada no processo dele de cidadania pelo consulado, pagou o boleto e enviou vale postal.

    Se foi isso, ele pagou em duplicidade.
    Quando se dá entrada pelo consulado, se paga em reais, boleto no banco.
    Quando se dá entrada diretamente em Portugal, se envia vale postal internacional.

    Por isso, estão devolvendo.
    Que pena que ele deu entrada pelo consulado, onde tudo é mais demorado!!!
  • Segundo ele, pagou um boleto de quase R$ 700,00 com o Consulado como cedente e informaram para efetuar o vale postal internacional no valor de 250 euros, onde o próprio consulado deu um papel com o endereço das duas agências que realizavam.
  • felipefelipe Member
    editado January 2016
    O consulado agora tá fazendo as pessoas lidarem direto com Portugal pelos correios???? Hahaha...
    Que estranho... essa história tá mto mau contada...

    Sugiro entender melhor o que se passou... o fato - até onde eu saiba - é que se voce faz pelo Consulado (de SP, RJ, etc) o assunto é apenas entre você e o Consulado, toda interação com Portugal é realizado pelo Consulado e você nem tem acesso ao que eles tão fazendo....

    Dessa forma, endereços e pagamentos apenas no Brasil e em Reais...

    Se mudaram isso ficou muito estranho, pois praticamente anula a necessidade do Consulado para processos de cidadania...serviria apenas para legalizar assinaturas, talvez documentos... (essa taxa de 700 reais não faria sentido nesse caso)
  • Felipe,

    em SP
    http://consuladoportugalsp.org.br/pagamentoconservatoria/
    no Rio
    http://www.consuladoportugalrj.org.br/servicos_consulares/nacionalidade-portuguesa-por-naturalizacao-para-netoa-de-avo-ou-avo-portuguesa-e-mae-brasileira-filha-de-portuguesa/
    11. No ato da entrega da documentação neste Consulado Geral, o(a) interessado(a) será informado sobre o procedimento para o pagamento dos emolumentos devidos à Conservatória dos Registros Centrais.
  • Ops.... :)

    Não sabia dessa particularidade do processo de aquisição, estou mais familiarizado com os processos de atribuição... obrigado por esclarecer Guilherme!

    Agora estou muito confuso do porque alguém iria utilizar o consulado no caso de Aquisição... não parece existir vantagens...

    De volta ao tópico, o melhor a ser feito é consultar o Consulado... se esse foi o caminho escolhido, vale utilizar da ajuda deles para esclarecer as dúvidas...
  • Felipe,

    No ato da entrega da documentação foi emitido um boleto a favor do consulado do RJ no valor aproximado de R$ 700,0 e entregam um papel impresso do favorecido CRC Lisboa no valor de 250,00 para realizar o pagamento do vale postal internacional, inclusive no consulado do RJ, neste próprio impresso tinha o endereço da agência da Av. Almirante Barroso e da Rua 1º de Março,

    E solicitam que após o pagamento do vale postal, retornar ao Consulado do RJ e entregar a cópia do vale postal pago.
  • Conforme informado acima, combinei com esse meu amigo para ir lá no consulado nesta próxima sexta para saber o que houve e como proceder. Principalmente o que o consulado irá resolver.

    Tendo as informações, posto aqui!
  • Fabiano.
    O Consulado do Rio me orientou o mesmo em agosto: paguei um boleto no valor de R$570,00 o cedente era o Consulado e fui orientada a ir na agência dos Correios e fazer o Vale Postal no valor de 250,00 Euros para a CRC Lisboa e depois retornar ao Consulado e entregar a cópia do vale postal. Mas não há vantagem em fazer pelo Consulado.
  • Nossa! Que "taxa de serviços" alta!!!
  • Pessoal, como disse anteriormente, acompanhei esse meu amigo no dia 15/1 ao consulado para saber o ocorrido.

    O processo já está em Lisboa e segundo informações do consulado (conforme antecipou o Guilherme), deu-se pela ao fato de ter expirado o prazo para o resgate do vale postal internacional e por isso devolvido.

    Segundo eles, devido ao aumento do volume de pedidos de atribuição para netos em virtude da iminência da nova lei que está para ser regulamentada.

  • Boa Tarde!

    Eu também recebi essa carta, mas qual será o procedimento agora? O que terá que fazer para enviar o vale posta novamente? O que o consulado falou para o seu amigo fazer.Obrigada

    Fico no aguardo da resposta.
  • crisesh,

    A informação que deram foi para realizar o resgate na agência dos Correios e aguardar o contato do Consulado para novo pagamento do vale postal e levar a cópia lá.

    Mas de qualquer forma, eu falei para esse meu amigo para enviar um e-mail para consulado comunicando a devolução do vale postal para ter isso documentado e que foi comunicado. E aguardar a resposta deles por escrito.
  • Boa tarde,
    Alguém poderia confirmar o endereço da CRC Lisboa para envio do vale postal. Segundo o atendimento dos correios on line o endereço está errado. O consulado informou: Rua Rodrigo da Fonseca, 198 A 200 Lisboa Portugual 1099003. No site o endereço é: Rua Rodrigo da Fonseca, 198 1099-003 em Lisboa (não tem o A 200). ALUGUÉM PODE CONFIRMAR O ENDEREÇO CERTO. Obrigado.
  • Ricardo,

    confirmo o que está em:
    http://www.cidadaniaportuguesa.com/conservatoria_dos_registos_centrais/
    Rua Rodrigo da Fonseca, 198
    1099-003
    Lisboa
  • Ricardo,

    já mandou os documentos? Vai fazer nos Registos Centrais mesmo?
  • Como havia informado ao meu amigo para enviar um e-mail para o consulado para documentar o ocorrido, ele acabou de me encaminhar o e-mail com o retorno.

    A resposta oficial do Consulado.


    Exmo.(a) Senhor (a)

    O Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, apresenta os melhores cumprimentos e informa o seguinte:

    - Houve uma alteração em relação aos procedimentos adotados pela Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa. Deste modo, os vales postais passaram a ter uma validade.
    Portanto, deve efetuar o levantamento do valor junto aos correios e aguardar contato do Consulado sobre a feitura de novo vale postal.



    Com os melhores cumprimentos,
    Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro
  • Só para que fique claro, os vales postais SEMPRE tiveram prazo:

    " Prazo máximo de retirada
    A remessa possui prazo de validade até o último dia útil do mês seguinte ao da data de postagem.
    Ao término da sua validade, a remessa é automaticamente devolvida ao seu emitente. "

    http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/vale-postal-eletronico-internacional#tab-2

    Quem paga a tarifa do vale devolvido?
  • Obrigado pelas informações.Infelizmente eu já mandei os documentos. Acredito que a pior opção seja Lisboa. Quando os correios falaram que o endereço estava errado fiz imediatamente o "link" à devolucão referida acima. Ou seja, na verdade o endereço não deve estar errado e sim não retiraram o valor. Como ainda está no prazo vou enviar um e-mail para o CRC e informá-los da disponibilidade do valor. Talvez formalizando que há um valor disponível eles retirem e não perca o prazo. Muita desorganização!!!
  • Guilherme,

    Verdade. Está bem claro.
    Então, o 198 é a outra porta.. :)
    Eu enviei os documentos da minha mãe (que só dava para ser por lá mesmo) para o número 198.
    Chegou certinho.
    Acho que eles devem ocupar os dois números.
  • Fabiano,
    Conforme relatado acima, aconteceu a mesma coisa comigo. Já enviei mensagem para o consulado reportando o acontecido. No seu caso, após a resposta do consulado eles já entraram em contato para dar prosseguimento a demanda (novo vale postal etc..)?
  • Vocês conseguiram receber o vale postal?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.