Informacao

recebi hoje via e-mail um boleto para pagar...Isso quer dizer que vai sair minha cidadania ou ainda posso perder essa grana caso eu pague???

obrigada

Comentários

• Beth,

explica seu caso, boleto de quem ? CRC, consulado, conservatoria ? Qual processo ? Nunca vi ninguem comentando sobre boleto recebido via e-mail a pagar a alguem, nem para pedido de certidao.
  • Se recebeu do Consulado do Rio, indica que sua documentação está ok, e após a confirmação do pagamento eles iniciarão o processo de cidadania.
    Parabens, já pode se considerar cidadã de Portugal.

Carlos Fereira 
  • Recebi do consulado do RJ mandei meus documentos a +ou- 4 meses e nunca recebi nada, ontem me chegou por email um boleto no valor de R$694,11 com vencimento em 14/02 (paguei hoje). Porem fiquei meio na duvida pq. achei muito rapido.... Se bem que sou filha de portugueses pai(falecido) e mae(viva). Voces sabem informar se agora vai rapido??? Tambem queria entrar com a documentacao do mu marido, soh que no caso dele eh + dificil (jah tenho toda a documentacao), pois a mae dele eh falecida e se naturalizou. No consulado do RJ nao estao aceitando documentacao.Alguem sabe para onde eu posso mandar para Portugal e quais os documentos?? Parece que tenho que pagar algo e mandar junto com os documentos?? Enfim qualquer ajuda neste sentido serah bem vinda...para entrar por aqui achei facil...+ para entrar por lah nao tenho nocao.

OBS. Carlos obrigada pelos "parabens" espero que voce esteja certo, pq. na verdade eu so entrei por causa das minhas filhas que me pediram, ou seja para passar para elas tb.

• Oi Beth,

Depois de confirmado o pgto, a nacionalidade do meu filho saiu em +- 2 meses.
    Quanto ao fato da mãe do seu marido ter se naturalizado , não afeta em nada, pois ela continua sendo portuguesa.

Voce disse que tem toda documentação, porém vale perguntar, o pai do seu marido é portugues tambem ?, foi ele o declarante do nascimento dele ?, Os pais dele eram casados ? O casamento está averbado(transcrito) em Portugal ?
    Se eles casaram lá, provavelmente sim, se foi no Brasil, provavelmente não.

"Caso o portugues, seja o declarante do nascimento do requerente, os seguintes documentos sao necessarios:

1. Certidao de naascimento de COPIA INTEGRAL, dos progenitores portugueses (pode solicitar pelo portal do cidadão).
    2. Certidao de nascimento de INTEIRO TEOR do seu marido, legalizada no Itamaraty (no rio, av mal floriano - 10:30/12:00,   
        e autenticada no Consulado.
    3. Copia autenticada do RG do seu marido, legalizada apenas no Consulado.
    4. Formulario 1C preenchido e assinado pelo requerente, a assinatura deve ser feita pessoalmente no consulado ou por
       AUTENTICIDADE no Cartorio.

obs: a autenticação dos docs no itamaraty/consulado pode ser feita por qualquer pessoa.

Fazer o pagamento dos 175 euros nos correios (paga em R$,eles fazem o cambio na hora), atraves de vale postal, chamado dinheiro certo, e nao esquecer de colocar uma cópia do comprovante, no envelope (precisa levar o nome/endereço da conservatória para onde vai mandar a doc).

Enviar os documentos para a CRC - Conservatoria dos Registros Centrais em Lisboa .
    Se ambos os pais forem nascidos em Portugal, pode mandar para a Conservatória do Porto, que dizem que é mais rápido.

O processo em Lisboa esta demorando por volta de 8 meses ( de outro filho levou exatos 2 meses). As certidoes depois de legalizadas valem por 1 ano.

No tópico "guia de ajuda"   tem todas as informações, endereços,etc.. .Tambem neste guia pode encontrar as dicas para a transcricao de casamento por correio. "

Espero ter ajudado.

Carlos
  • OK, esta explicado a questao do boleto..
  • Oi Beth, 

Veja o tópico SOCORRO, pois relata um caso que pode ser o mesmo do seu marido, caso a mae dele tenha casado com brasileiro.
    Se for o caso espero que ela não tenha transcrito o casamento em Pt.

Carlos
  • Oi Carlos muito obrigada pela sua atencao.Vamos lah: O Pai do meu marido nao era portugues, ele foi o declarante do nascimento, os pais dele se casaram quando ele tinha 5 anos, e quanto os documentos que voce falou jah tenho quase tudo, ou seja nao tenho o RG regularizado no Itamaraty (tem que levar a original com uma copia lah eh isso?} eu soh tenho a certidao que levei lah.Tendo tudo isso entao tenho que mandar para a conservatoria de Lisboa neh?

Novamente muito obrigada pela sua atencao.

• Beth

O RG não precisa ter autenticação do Itamaraty, apenas a certidão de Inteiro Teor.
    O RG é autenticado no cartório e depois no consulado. ou apenas no consulado.  
  • Fotocopia autenticada do RG E legalizada no consulado.
  • Denise,

voce já leu o tópico "SOCORRO", sabia dessa lei ridícula, tirando a cidadania da mulher quando casava com estrangeiro ?

Que coisa vergonhosa !

Isso muda a forma de encarar as transcrições de casamento das mulheres, não acha ?

Carlos
  • Carlos,
    Lembrei-me depois de reler no tópico que havia lido isso em algum lado, mas nao tinha dado a devida importancia.
    Penso, porem, que deve haver alguma brecha, pois sao diversas as mulheres aqui mesmo na comunidade que "herdaram" a nacionalidade a seus filhos estando casadas com brasileiros ou estrangeiros.

• Mas pelo que foi dito, exitem milhares desses casos a serem resolvidos.
    Daqui pra frente é preciso recomendar às mulheres que casaram com estrangeiros , se vale a pena ou não transcrever o casamento, ou então recomendar que após a transcrição, ratifiquem a sua nacionalidade portuguesa, para não a perderem, e deixarem o "abacaxi" para os descendentes.

Abraços
    Carlos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.