Encontrar uma agulha em um palheiro.
Robson Alves
Member
Prezados, sou neto de portugueses e sempre tive vontade de preservar as minhas raízes. No entanto, apesar de muita busca na Internet, não tenho tido sucesso. Resolvi então pedir vossa ajuda, vossa orientação. Vamos ao caso:
Meu pai, José Alves cuja data de nascimento é 14/01/1941 e falecido em 08/12/2002, sempre me contou a história de que os pais dele eram portugueses. Que eles vieram para o Brasil de navio, e que meu pai tinha nascido no navio, na viagem para o Brasil.
Não sei se esta história é de fato real, mas é o que ele contava. Ele teve, se não me engano, uma irmã que eu só vi uma vez na vida, aos meus 8 anos de idade (em 1988) e nunca mais tive contato algum. Nem o nome dela eu seu.
Todavia, pela certidão de casamento dos meus pais, tenho que os meus avós paternos chamam-se Joaquim Alves e Maria Izabel de Jesus.
Considerando que eles são de fato portugueses (minha mãe confirma que são portugueses), tentei encontrar pela Internet, em Portugal, o registro de casamento dos meus avós, mas não tive sucesso. Tentei encontrar também o registro de entrada no Brasil, considerando a hipótese de de fato, terem vindo para o Brasil próximo à data do nascimento de meu pai. Não obtive sucesso.
A complicação é que a única informação que tenho dos meus avós são os nomes deles, já citados e a hipótese do meu pai ter nascido no navio, na viagem para o Brasil.
Salvo engano, creio que possam ter vindo mais pessoas nesta viagem, pois se não me engano, a irmã do meu pai era mais velha do que ele e ele falava muito do avô dele que morava em Jacarepaguá.
Pela minha suspeita, eles entraram no Brasil pelo Rio de Janeiro, onde, ao que me consta, sempre moraram. Mas como não tenho certeza disto, nada impede de terem entrado por algum outro porto e se fixado no Rio.
Sei que é realmente muito difícil localizar com poucas informações assim, mas não perco as esperanças.
Considerando que meus avós eram católicos e a religião naquela época era mais integrada na vida das pessoas, para meus avós terem filho, para mim é quase certo de terem se casado em Portugal e vindo morar no Brasil posteriormente.
Portanto, minhas suspeitas são de que em Portugal exista a certidão de casamento dos meus avós paternos.
Desde já, deixo meus agradecimentos para qualquer ajuda, qualquer orientação que possam me levar a descobrir o meu passado, a conseguir descobrir em que lugar se encontram as certidões de casamento dos meus avós, para que, em fim, eu possa iniciar o processo de pedido de dupla nacionalidade.
Meus agradecimentos.
Robson Magalhães Alves
Meu pai, José Alves cuja data de nascimento é 14/01/1941 e falecido em 08/12/2002, sempre me contou a história de que os pais dele eram portugueses. Que eles vieram para o Brasil de navio, e que meu pai tinha nascido no navio, na viagem para o Brasil.
Não sei se esta história é de fato real, mas é o que ele contava. Ele teve, se não me engano, uma irmã que eu só vi uma vez na vida, aos meus 8 anos de idade (em 1988) e nunca mais tive contato algum. Nem o nome dela eu seu.
Todavia, pela certidão de casamento dos meus pais, tenho que os meus avós paternos chamam-se Joaquim Alves e Maria Izabel de Jesus.
Considerando que eles são de fato portugueses (minha mãe confirma que são portugueses), tentei encontrar pela Internet, em Portugal, o registro de casamento dos meus avós, mas não tive sucesso. Tentei encontrar também o registro de entrada no Brasil, considerando a hipótese de de fato, terem vindo para o Brasil próximo à data do nascimento de meu pai. Não obtive sucesso.
A complicação é que a única informação que tenho dos meus avós são os nomes deles, já citados e a hipótese do meu pai ter nascido no navio, na viagem para o Brasil.
Salvo engano, creio que possam ter vindo mais pessoas nesta viagem, pois se não me engano, a irmã do meu pai era mais velha do que ele e ele falava muito do avô dele que morava em Jacarepaguá.
Pela minha suspeita, eles entraram no Brasil pelo Rio de Janeiro, onde, ao que me consta, sempre moraram. Mas como não tenho certeza disto, nada impede de terem entrado por algum outro porto e se fixado no Rio.
Sei que é realmente muito difícil localizar com poucas informações assim, mas não perco as esperanças.
Considerando que meus avós eram católicos e a religião naquela época era mais integrada na vida das pessoas, para meus avós terem filho, para mim é quase certo de terem se casado em Portugal e vindo morar no Brasil posteriormente.
Portanto, minhas suspeitas são de que em Portugal exista a certidão de casamento dos meus avós paternos.
Desde já, deixo meus agradecimentos para qualquer ajuda, qualquer orientação que possam me levar a descobrir o meu passado, a conseguir descobrir em que lugar se encontram as certidões de casamento dos meus avós, para que, em fim, eu possa iniciar o processo de pedido de dupla nacionalidade.
Meus agradecimentos.
Robson Magalhães Alves
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
precisa ver na certidão de nascimento de seu pai o nome dos avós (pais de Joaquim Alves e Maria Izabel de Jesus)
São avós paternos: Maria Emília e Manuel Alves
São avós maternos: Maria de jesus e Manuel Teixeira.
No meio da certidão está dizendo que o declarante foi o avô materno, ou seja, ele também veio ou já estava no Brasil...
E a busca continua!
aqui a ficha consular de seu avô, com ele sua tia Maria José então com 2 anos:
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-65FB-CX?wc=QSXX-L29:1019547801,1020909801?cc=1932363&cc=1932363
ficha consular da avó:
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95BD-9987?mode=g&wc=QSXW-N3F:1019549001,1021063201?cc=1932363&cc=1932363
Neste outro link, os pedidos de passaporte nº 3902 de seu avô e 3903 de sua avó (clica no m0251.tif):
http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411597
Estou imensamente agradecido e você será uma pessoa inesquecível para mim!
Muito, mas muito obrigado mesmo!!!! Fantástico!!!!!
Você é o cara rssssss parabéns , queria aprender a pesquisar assim também ..
Ainda vou ver mais detalhes...
E Robson, caso você não tenha paginado, no verso da ficha tem o nome do navio e a data de desembarque
(28/11/1940, navio Serpa Pinto).
me emocionei com suas palavras.
O Guilherme é mesmo o cara!!!!
Assim como o Wesley Prado, a Mariza, a Theresa e a Sandra, se eu passo uns dias longe deste fórum, fico logo triste! Estou viciada também! É muito bom fazer a felicidade circular!!!
Procuro desesperadamente por 2 tios que somente agora descobrimos que ficaram/foram deixados com parentes em Mirandela em janeiro/1913 quando meus avós meu pai e uma tia, de 2 e 4 anos, vieram para o Brasil. Encontramos a certidao de batismo do meu tio que aí ficou, Manoel Antonio, nascido em 1905, mas da minha tia Josefa Maria que nasceu em novembro/dezembro de 1912 nada encontramos. Encontramos o passaporte do meu avo, e como consta os 4 filhos descobrimos que 2 ficaram. aqui o link do passaporte do meu avo: http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/details?id=1294296
o maior problema é que meu avo e seus filhos nao tinham sobrenome, apenas nome composto, e meu coração desde a descoberta desses 2 amados tios PEDE que eu encontre meus parentes descendentes dos que aí ficaram. Será que podem me ajudar?
grata Regina
O registro de nascimento de sua tia Josefa dede estar na Conservatória de Mirandela. Envie e-mail e peça o registro, pode haver averbações de casamento e óbito, onde nomes de marido e filhos aparecem. Recomendo as páginas do Facebook de comunidades e grupos da cidade onde possivelmente seus tios ficaram. Faça um texto com nomes e datas e publique solicitando informações.
Conservatória de Mirandela: crcpcomaut.mirandela@dgrn.mj.pt
É preciso mais dados. Alguma data ou de nascimento ou da emigração, se veio sozinho, onde casou. Quando vem criança a pesquisa é feita pelo nome dos pais. Numa primeira busca apareceram vários Joaquim Gaspar. Tenta conversar na família para apurar mais detalhes.
Você quer encontra parentes ou algum documento do seu avô português? Se for certidão do seu avô veja a resposta que postei para o Jorge, logo acima.
Obrigado a todos pela ajuda.
Estou procidenciando as cópias do passaporte como o amigo Guilherme Moreira orientou.
Acho que terei novidades positivas nas próximas semanas!
Abração
Sei o nome, data de nascimento, de casamento e a filiação do meu bisavô. Inclusive já achei a certidão de casamento dele, mas não sei a cidade em que ele nasceu nem a data que chegou no Brasil.
Alguém pode me ajudar?
Meu avô, Joaquim Alves, nasceu na freguesia de Salvador do Monte, no concelho de Amarante.
Minha avó, Maria Izabel de Jesus, nasceu na freguesia de Gondar, no concelho de Amarante.
Minha tia, Maria José de Jesus Alves, nasceu na freguesia de Salvador, no concelho de Amarante, no dia 26 de abril de 1938, sendo que dela, foi-me enviada uma certidão com o seguinte texto:
Francisco Ribeiro Navega, Ajudante da Conservatória do Registro Civil do concelho do Amarante:---------
Certifico que dos livros de registro de nascimento arquivados nesta Conservatória, referentes ao ano de mil novecentos e trinta e oito, consta que no dia vinte e seis do mês de Abril do ano de mil novecentos e trinta e oito, na freguesia do Salvador, deste conselho, nasceu um indivíduo do sexo feminino a quem foi dado no nome de MARIA JOSÉ DE JESUS ALVES, filha de Joaquim Alves e de Maria Isabel de Jesus, lavradores, domiciliados no lugar de Gondeiro, da freguesia dita.
E por ser verdade se passou a presente certidão que conferi e assino. Amarente e Conservatória do Registro Civil em vinte e quatro de Outubro de mil novecentos e quarenta.
O AJUDANTE DA CONSERVATÓRIA DO REGISTRO CIVIL.
Ano 1938.
Nº 508
FLS. 254vº
Quanto mais, obtive informações genéricas que não me agregaram maiores valores, como a autorização do Governador para embarque, como declaração do delegado de que não eram criminosos e poderiam embarcar e declaração do exército que ele poderia viajar para o Brasil.
Pesquisei consideravelmente nas paróquias, mas não encontrei na web arquivos relativos a Conservatória de Amarante / Freguesias de Salvador do Monte e Freguesia de Gondar, em data posterior a 1900, que foi quando meus avós nasceram.
Aparenta-me que estes documentos ainda não foram digitalizados ou publicados.
Desta forma, qual seria o procedimento para obter as certidões de nascimento, batismo e casamento dos meus avós para poder então, dar entrada no processo de nacionalização?
Meus agradecimentos.
Há quatro anos atrás eu estava ainda procurando a certidão de nascimento de minha bisavó. Pedi por e-mail ao Arquivo Distrital da região aonde achava que ela tinha nascido, e eles fizeram uma busca nos arquivos. Não encontraram nada sobre a minha bisavó mas me mandaram por correio as copias xerox das certidões de 3 irmãos dela. Na época me cobraram por esta pesquisa mais ou menos 20€, nem me lembro mais. Só no ano passado descobri aqui num cartório do Brasil uma cópia da certidão de nascimento da minha bisavó, no processo do casamento dela com o bisavô brasileiro. Mesmo este cartorio já havia me dito que não tinham nenhuma certidão de nascimento dela, só a de casamento. Pedi uma cópia autenticada deste manuscrito, levei ao consulado para que legalizassem, e mandei para o Arquivo Distrital em Portugal novamente. Só então eles encontraram o original e confirmaram a certidão como verdadeira.
Tem que ter paciência e insistir.
gostaria de uma super ajuda!!!
Estou tentando localizar a certidao de nascimento do meu bisavo mas não tenho nenhuma informação de onde ele nasceu em Portugal, todavia tenho os dados de entrada dele no Brasil, são esses:
Nome: Francisco Novaes
Data de nascimento: 20/04/1899
Nome da mãe: Custodia Novaes
Chegada no Brasil: 12/10/1912
Embarcação: Terraventana
Porto de desembarque: Rio de Janeiro
Casado com: Florinda Rosa Novaes
Filho: Jose Rosa Novaes
Se voces puderem me ajudar a localizar de onde ele veio de Portugal ficarei extremamente agradecida! Sei que é difícil mas já percebi que existem algumas pessoas muito boas por aqui, então há esperança!
Obrigada!
Quem puder me ajudar, agradeço.