Salvação para os bisnetos!!!!
Pessoal!!
Depois de tanta pesquisa, acredito que consegui encontrar a solução para boa parte( senão todos) bisnetos de portugueses que querem MUITO tirar a nacionalidade.
Encontrei em um forúm de direito onde a pessoa que se encontra em um caso muito parecido com o nosso e a resposta achei o e-mail do "meu salvador".
Entrei em contato com ele explicando o caso e ele respondeu:
"Prezada Evelyn,
Inicialmente agradeço a gentileza do contato.
Como bisneta de portugueses eu afirmo que você tem a possibilidade de obter a nacionalidade portuguesa.
Em dezembro de 2006 a Lei Portuguesa sobre nacionalidade, nº 37/81, sofreu algumas modificações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 237-A/2006, cujo texto foi amplamente discutido no Parlamento Português.
Dentre as modificações estão os chamados "Casos especiais em que pode ser concedidada a naturalização":
Art. 24
1- O Governo pode conceder a nacionalidade portuguesa por naturalização, aos indivíduos que tenha tido a nacionalidade portuguesa, aos que forem havidos como descendentes de portugueses, aos membros de comunidades de ascendência portuguesa e aos estrangeiros que tenha prestado serviço relevante ao estado português.
Trata-se de uma decisão (liberalidade) do Governo Português e não de um direito (como do filho e do neto). Entretanto, se a documentação comprobatória da descendência estiver em ordem, acredito que a chance é boa, afinal, qual seria o motivo da inclusão deste artigo na Lei que não fosse a concessão.
Vale esclarecer que, apesar de estar no campo da naturalização, você não perde a nacionalidade brasileira (por se tratar de consanguinidade), conforme indicação do próprio Ministério da Justiça, através do site www.mj.gov.br (estrangeiros/naciona lidade).
Eu fiz, recentemente, dois pedidos de bisneto e estou aguardadndo a conclusão.
Você precisará reunir vários documentos e de fato terá um custo com a expedição deles, com a autenticação no Consulado Português e com a taxa em Lisboa. Acredito que em torno de R$ 1.200,00 para todas essas despesas.
Sobre os honorários, nestes casos, eu cobro uma pequena parte no início e deixo o restante para receber após a conclusão positiva do processo."
Senti firmeza nas palavras dele e infelizmente não consigo passar o contato dele por aqui pois o orkut bloqueia, mas qualquer coisa posso mandar por depoimento.
OBS.: Arthur, tentei varias vezes te enviar um scrap te falando sobre o assunto, mas o orkut estava falando que eu era spam.
Beijocas
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
A verdade é simples!
Se vc é artista, escrito conhecido, jogador futebol, uma pessoa conhecida na midia.
Ai sim vc consegue a cidadania desta forma.
Exemplo o escritor mais conhecido da lingua portugues é o Paulo coelho, no entanto ele é Brasileiro, se o Paulo coelho pedir a cidadania por se bisneto, trineto, é certo q ele ganha este processo, ele vai passar a ser portugues e isso é bom p/ Portugal.
O escritor mais conhecido da lingua protuguesa é portugues!!!!!
Agora se um simples mortal pedir a cidadania por este processo, ai meu amigo, esquece, vc não nada a oferecer ao País(Portugal).
Só p/ se ter uma ideia, aki tem Eusébio um jogador de futebol que é como um heroi, é como o Pele p/ os Brasileiros.
No entanto os tugas tem um preconceito muio grande com os Africanos, o eusébio é preto!
Ele nasceu em Moçambigue então ele é Moçabicando, como ele foi um grande jogador de futebol mesmo sendo preto e nascido em Africa com dupla cidadania, é tratado como um portugues Legitimo.
Se não tivesse o talento p/ o futebol era apenas mais um negro a se aproveitar de Portugal.
Esta é a verdade!!!!!!!!!!!!