Acho que você esta se referindo a união de fato como um casamento, mas sem ter se casado no "papel passado" né?
Você mora ou morou em Portugal, tem como comprovar vinculo com Portugal?
Para fins de Nacionalidade Portuguesa (a partir de 15 de dezembro de 2006 passa a ser possível requerer a nacionalidade por um estrangeiro que viva em união de facto em território nacional há mais de três anos com um cidadão português - Decreto-Lei n.o 237-A/2006 de 14 de dezembro).
Sim aquisição de nacionalidade portuguesa. Eu moro em Lisboa há quase 4 anos. Já estou entrando com a ação de reconhecimento judicial da união de facto pois já estou há dez anos com o pai dos meus filhos que é nacional português. A minha pergunta era apenas pra saber quanto tempo em média leva pra concluscao do processo de aquisição pois sei que atribuição é bem mais rápido. Obrigada a todos.
Não entendi quando afirma que tenho fragildiade na minha documentação. Tenho visto de residente de familiar da União Europeia, NIF, Segurança Social,conta em banco, Numero do Sistema Nacional de Saúde. Sou totalmente vinculada à Portugal, inclusive com dois filhos portugueses. Poderias me explicar melhor o que queres dizer ? Muito obrigada.
O tempo em q estão juntos, se vcs focem casados sem problema!!!!
Agora vc tem q provar a união de fato e o tempo, e isso não é tão facil pode virar um bola de neve, podem lhe pedir mais e mais documentos, eu não falei q vc não tem direito, e sim q o tempo não deve ser 10 mêses, provavelmente vai se mais tempo de processo.
O que as pessoas tem q entender q aki é Portugal e não O Brasil.
No Brasil vc p/ dar entrada num processo os documentos q se precisa esta esposto p/ vc saber o q se tem q ter.
A aki não, vc vai la e a cada hora vão lhe pedir um documento diferente e nisto o processo fica parado.
Comentários
Acho que você esta se referindo a união de fato como um casamento, mas sem ter se casado no "papel passado" né?
Normalmente é 10 meses, mais este tipo de processo vai ser mais tempo com certeza.
Devido a sua fragilidade e documentação.
Não entendi quando afirma que tenho fragildiade na minha documentação. Tenho visto de residente de familiar da União Europeia, NIF, Segurança Social,conta em banco, Numero do Sistema Nacional de Saúde. Sou totalmente vinculada à Portugal, inclusive com dois filhos portugueses. Poderias me explicar melhor o que queres dizer ? Muito obrigada.
A fragilidade é em provar a união de fato.
O tempo em q estão juntos, se vcs focem casados sem problema!!!!
Agora vc tem q provar a união de fato e o tempo, e isso não é tão facil pode virar um bola de neve, podem lhe pedir mais e mais documentos, eu não falei q vc não tem direito, e sim q o tempo não deve ser 10 mêses, provavelmente vai se mais tempo de processo.
O que as pessoas tem q entender q aki é Portugal e não O Brasil.
No Brasil vc p/ dar entrada num processo os documentos q se precisa esta esposto p/ vc saber o q se tem q ter.
A aki não, vc vai la e a cada hora vão lhe pedir um documento diferente e nisto o processo fica parado.
Obrigada pela mensagem Tenho que acreditar q vai dar certo. E tb tenho os documentos para provar. Dou notícias. Abs