Averbar casamento - certidão da parte brasileira

Eis o problema: Pretendo entrar com o pedido de atribuição (de pai para filho) para o meu pai, que é filho de português e mãe brasileira, ambos falecidos, consegui a certidão de nascimento do meu avô (o português) pelo portal do cidadão, e possuo a certidão de casamento, mas até o momento não achei a certidão de nascimento da minha avó, somente sei que ela nasceu no Rio de Janeiro capital. Existe alguma forma de entrar com o pedido de cidadania declarando que fiquei impossibilitado de achar a certidão de nascimento da parte brasileira por algum problema, sendo o pai (português) o declarante na certidão de nascimento, comprovando assim a paternidade na menoridade?

Desde já agradeço,
Danilo.

Comentários

  • Danilo,
    Se pretende fazer o pedido no consulado tera que primeiro fazer a transcricao de casamento e necessariamente tera que apresentar a certidao da sua avó brasileira.
    Sendo o seu avô declarante do seu pai, voce pode TENTAR enviar os documentos sem fazer a transcricao diretamente a Portugal, sabendo, porém, que a CRC poderia pedir a transcricao o que atrasaria a aprovacao do processo..
    Voces terao que tomar essa decisao.
  • mas e se por algum problema não tiver forma de achar a certidão aqui no Brasil? Posso enviar algum documento feito por um autoridade ou autenticado dizendo que não foi possível?
  • Neste caso vcs tem q pedir uma busca em todos os cartórios do estado ou municipio, onde a pessoa nasceu. com a resposta de que foi feito a busca em todos os cartórios e nada foi encontrado, este documento substitui a certidão de nascimento.
    Neste caso é melhor fazer a averbação do casamento no consulado, pq?
    O consulado portugues no Brasil sabe q ao casar a certidão de casamento, é a que passa a valer para pessoa.
    Entendeu?
  • O caso do meu sogro (filho de português e brasileira) é exatamente esse do Danilo: tem toda a documentação do pai, mas não tem a certidão de nascimento da mãe.
  • Oi Danilo ,

    Voce pode tentar o arquivo nacional na pça da república.Eles tem todos os registros de nascimento .
    Vai dar um pouco de trabalho, pois voce não sabe o bairro em que ela nasceu e vai ter de ler muitos livros.
    Acredito que na época do nascimento da sua avó, existiam poucos cartórios na capital, o que vai ajudar na procura.

    ps: Já que voce tem a certidão de casamento, vá no cartório do registro de casamento ou na igreja que foi feito o casamento ver se encontra algo.No passado existia alguma restrição que obrigava a publicação dos "proclamas" na paróquia  de nascimento dos nubentes.Talvez apareça alguma indicação do local de nascimento dela.

    Abraços

    Carlos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.