SAIU ... NACIONALIDADE!

S A I U !!!!!!!!!
Quero dividir a novidade com voces e agradecer por todo apoio recebido por essa Comunidade ... Em especial a Denise.

Em novembro de 2011 demos entrada nos processos de Transcricao e Obito de meu sogro em Portugal, ja que o Consulado
do Rio de Janeiro estava fechado para receber novos processos. Fui ao Brasil somente para organizar os documentos junto
aquele Consulado e os obstaculos foram muitos. Ate uma greve do Consulado aconteceu e eu tinha somente mais um dia para
dar andamento nos documentos. Apos conseguir os procedimentos no Brasil enviamos os processos de Transcricoes a Portugal.

Conforme informacao da Denise, demos entrada no Processo de Nacionalidade de meu esposo, no Escritorio Consular de Orlando, paralelamente aos processos enviados a Portugal, ja que moramos na Florida. Esse processo foi enviado a Orlando, via correio, no final do mes de novembro de 2011. O atendimento foi impecavel e agil.  Todas as vezes que contatei o Escritorio em Orlando fui muito bem atendida
e orientada, em todos os sentidos!

Foi pedida mais uma certidao de casamento de meus sogros, ja que nao tinhamos a certidao portuguesa de nascimentos do portugues. Enviamos, junto com o processo o maior numero de documentos que pudemos obter a respeito de meu sogro. Enviamos documentos tais como: Certificado de Reservista em Portugal, Carteira Profissional, Passaporte de Imigrante, Registro no Consulado de Portugal, quando da
no Brasi,l e mais uns outros identificando data de nascimento, local de nascimento, filiacao e residencia antes de vir para o Brasil. Enfim, enviamos tudo o mais que acreditamos poder ajudar no processo.

Hoje, menos de dois meses depois, recebemos por correio a Certidao de Nascimento Potuguesa de meu esposo. Junto com a 
correspondencia, o telefone para agendamento, no Escritorio Consular, para fazer o Bilhete de Identidade e o Passaporte.

Quanto aos processos de Transcricao de Casamento e Obito de meus sogros, segue sem nenhuma informacao. Estou tentando

Comentários

• entrar em contato telefonico com o setor em Portugal ha mais de 3 meses e o telefone nao atende nunca. Os telefones sao os mesmos que constam do Guia de Ajuda. Ja confirmei os telefones com outros setores em Portugal e eles continuam os mesmos. Por isso, nao sabemos o numero dos processos e nem mesmo se foram recebidos.

Bem, de qualquer forma ja temos o que buscavamos e estamos muito felizes!

Mais uma vez muito agradecida a toda ajuda da Denise e de todos que entraram em contato para nos ajudar!

Ate breve com novas boas noticias. Agora vamos dar entrada nos documentos de minha cunhada que reside no Brasil.

Teresa Cristina.
  • Uma ajuda por favor ....

Parabéns pela nacionalidade! 

A da minha mãe depois de um processo demorado (mesmo sendo prioridade pela idade) saiu em novembro do ano passado e agora eu pretendo entrar com meu pedido ....

Minha mãe já está com todos os documentos, cartão cidadão, passaporte etc

Sou do Rio de Janeiro e por nossa experiência aqui demora demais, aconselham entrar diretamente em Portugal?  Onde?

Sobre os documentos que eu preciso >>>  precisarei da certidão de nascimento do meu pai brasileiro, mesmo sendo a minha mãe a que adquiriu a nacionalidade portuguesa?

O casamento deles, mesmo que tenham se divorcidado?  Né??   

>>>>> E ainda tem um porém a nacionalidade da minha mãe saiu com nome dela de solteira pois se divorciou do meu pai e na minha certidão de nascimento consta o nome dela de casada que é diferente.....    Será que isso pode ser problema?

Agradeço a ajuda,

RENATA.

• Voce vai precisar da certidao de sua mae atualizada, com a averbacao do casamento e do divorcio com seu pai.  Nessa averbacao, na certidao de nascimento de sua mae, tambem tem que constar que ela adotou o nome de solteira apos o divorcio. 
    Quando enviei a certidao de nascimento de minha sogra, para o pedido de nascionalidade de meu esposo, ja constavam as averbacoes de casamento e obito de meu sogro, que era o portugues.
    Voce encontrara no Guia de Ajuda o endereco para ser enviado o processo em Portugal. Tbm encontrara uma listagem com a documentacao necessaria.
    Guia de Ajuda ... Post da Lara em Fev, 14 2009 ... Cibele Fev, 19 2009 ... Cibele jul, 13 2010 .... Cibele jan, 18 2011.
    Na questao do divorcio de seus pais nao posso lhe ajudar muito, pois nao estou inteirada do assunto. Nao foi essa minha questao.
    Nao sei se esse divorcio precisa ser homologado em Portugal. Procure se informar com outras pessoas que vivem ou viverao a mesma
    situacao, ok. Boa sorte Renata.
  • Teresa,
    Que rapido saiu a cidadania do seu esposo!!!
    Parabéns!
  • Demos entrada atraves de Portugal. Fomos na Conservatoria dos Registos Centrais, Lisboa (R. Rodrigo da Fonseca 198). A atendente foi muito simpatica (Manuela), nos orientou muito bem e depois informou que deveriamos ligar para A Sra. Eduarda no telefone 351-213817655 para pegar o numero do processo. Ligamos hoje e ela passou o numero e disse para aguardar por carta ou email uma resposta das autoridades.
  • Sandra,
    Assim funciona.
    Dentro de unos meses pode tambem ligar para o numero que aparece no guia de ajuda se quiser saber sobre o andamento do processo, o qual demora, em media, 6/8 meses.
  • Denise ... Tbm nos surpreendeu a rapidez do processo. Ja estamos indo a Orlando providenciar o Bilhete de Identidade e consequentemente o Passaport. Ja obtive instrucoes de como dar entrada no processo de cidadania de minha cunhada atraves do Escritorio Consular de orlando. Agora e so aguardar o processo de transcricoes de casamento e obito que estao correndo em Portugal, para legalizacao de minha sogra.
    Mais uma vez muito agradecida Denise ... Voce foi de fundamental importancia para que nosso processo se realizasse ...God Bless You!

• É uma alegria cada noticia de sucesso.
    Obrigada.
  • imageSandra Motta Tayfour:
    Demos entrada atraves de Portugal. Fomos na Conservatoria dos Registos Centrais, Lisboa (R. Rodrigo da Fonseca 198). A atendente foi muito simpatica (Manuela), nos orientou muito bem e depois informou que deveriamos ligar para A Sra. Eduarda no telefone 351-213817655 para pegar o numero do processo. Ligamos hoje e ela passou o numero e disse para aguardar por carta ou email uma resposta das autoridades.

Sandra, por favor,  vc mora no Brasil e foi até Lisboa dar entrada? A documentação é a mesma?
    Estou pensando em fazer isso em vez de entrar aqui no Rio de Janeiro.
    O que acha?
    Obrigada, RENATA.
  • Renata,

Voce nao precisa viajar a Portugal para dar entrada no seu processo.
    Claro que se quiser dar um lindo passeio pode aproveitar. Caso contrario
    envie tudo pelo correio.

Ha inumeros casos de sucesso aqui na comunidade cujos interessados enviaram os documentos por esse meio.

Se o seu caso é de atribuicao leia no guia de ajuda do dia 13-07-2009 ou 2010 as dicas de como fazer.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.