Bisneto de português

editado February 2016 em Tenho como conseguir?
Boa noite pessoal!!
Sou bisneto de português sendo o meu bisavô de Viseu (falecido), meu avô falecido(sem cidadania) e minha mãe viva. Tenho a localização certinha da certidão de baptismo do meu bisavô.Sei que minha mãe como neta tem ou tinha(não sei se já revogaram pela nova lei) direito a naturalização. O problema é que só ela conseguiria a cidadania. Estou pensando em aguardar a regulamentação da nova lei,mas receio estar arriscando tudo e ficar sem nada no final. Na nova lei se fala de contatos regulares com Portugal.Eu e minha mãe nunca fomos a Portugal. Não temos nenhum investimento lá.Há pouco achei uns parentes distantes(primos de 2 e 3 grau). O que eu queria saber é se há alguma chance de um dia conseguir a cidadania para mim e para ela. Um tio meu já é naturalizado( não sei se isso altera alguma coisa). O que vcs me aconselham? Não sei se começo logo o processo dela ou se continuo a esperar e arrisco a perder tudo .O mais interessado na cidadania sou eu.Desde já agradeço!!

Comentários

  • Olha estou exatamente na mesma situação que você (sou bisneto, meu pai é neto e vivo, meus avós que são filhos, já faleceram)... eu estou seguindo um conselho de um advogado e estou entrando com a naturalização do meu pai... depois seja o que Deus quiser... acho que dessa forma ficamos com um pouco mais de chance de conseguirmos (os bisnetos) nos beneficiar.
  • Estou na mesma situação. Uma dúvida cruel!
  • Então,eu o mesmo,mas oque me impede,é o "medo" de minha mãe,perder a nacionalidade brasileira,já que o interessado sou eu,mesmo sabendo(com a ajuda de todos daqui)que isso é quase incerto ou ainda tem algum risco e é preciso ter cautela,no meu caso.
  • Uma possível solução para este "medo" seria dar entrada no processo com algum documento pendente, de preferencia na crc de lisboa. Assim o processo ficaria "enrolado" e caso venha a ser positivo, dá prosseguimento. Caso resolva que não vale a pena, é só abandoná-lo. O único inconveniente seria perder o $$$
  • @Victor, @Deyvid e @Jaime

    HOJE bisnetos não têm direito à cidadania portuguesa. Somente os netos que estejam vivos têm direito à Aquisição. Portanto, somente o neto português correria o "risco" de perder a nacionalidade brasileira, o bisneto não.

    Mas o risco é praticamente nulo porque, somente se o neto declarar EXPRESSAMENTE à Justiça Brasileira que deseja perder a nacionalidade brasileira, é que essa perda poderá ocorrer. Eles não terão como saber e, portanto, o neto não a perderá. E o bisneto do português ainda não entrou na estória. E mesmo que o neto, por algum motivo de loucura, entrasse com o processo na Justiça requerendo essa perda, ela é reversível e a qualquer tempo poderia recuperá-la.

    Já vi muita gente pensando ter direito à cidadania e infelizmente não tem. Por que? Porque quando podiam, não sabiam, não puderam ou não fizeram nada. Insistimos porque HOJE podem, seja porque o descendente do português (neto) está vivo e/ou porque a regulamentação da nova lei AINDA não saiu. Quando sair, provavelmente serão exigidos vínculos bastante onerosos. E pessoas morrem levando consigo as possibilidades de cidadania dos descendentes.

    Parece frio mas é a realidade da vida. Aqui mesmo no fórum, um membro postou que o filho do português faleceu enquanto os documentos estavam nos Correios indo para Portugal, ou seja, o formulário já havia sido assinado pelo descendente do português que tinha direito. Foi por pouco... Se tivesse esperado mais tempo, teria perdido a chance de vez.

    O "risco" é quase nulo e é do neto do português, não é do bisneto. O bisneto terá que aguardar a regulamentação da nova lei sair. Quando sair a regulamentação da nova lei, não haverá mais processos de Aquisição (Naturalização) e supomos que todos serão convertidos para Atribuição Assim, os netos poderão passar a Cidadania (que passará a ser originária) para seus filhos, os bisnetos. E para nacionalidades obtidas por Atribuição não existe nenhuma restrição na lei sobre a perda da nacionalidade brasileira.

    Entendem que esperar é o verdadeiro risco?
    .


  • Eu entendo... tanto que já dei entrada com o processo do meu pai. Dei a idéia de entrar com o processo pendente porque mesmo sendo pequena a possibilidade de perda de nacionalidade, ainda assim tem gente que tem medo. O processo do meu pai, que é bisneto, com o filho do portugues falecido, já está numerado na ACP do Porto aguardando uma definição. O pequeno risco que corre é o de não dar certo e perder o dinheiro... Mas acho muito pouca coisa a se arriscar pra ganhar um PAÍS de verdade...
  • Medo e correr riscos dependem das prioridades de cada um de nós.
    Como a Theresa bem falou acima, "... pessoas morrem levando consigo as possibilidades de cidadania dos descendentes." Muitas vezes, sem nem imaginar o bem que podem fazer para estes mesmos descendentes a longo prazo. A meu ver, é uma das melhores heranças a se deixar: abrir possibilidades a um futuro diferente.

  • Gente, podem me ajudar?? Meu caso é o seguinte: sou bisneta de portugues... Meu bisavô Joao veio para o Brasil e casou com Adalgisa. nasceu meu avô Ronald, que casou com Elisete e tiveram minha mae Gisa. Gostaria de saber como eu poderia adquirir minha cidadania?
    Eu pensei que tivesse que meu avô Ronald adquirir primeiro e depois eu em seguida poderia dar entrada na minha. É isso???
    Ou meu avô tem que adquirir, em seguida minha mãe e depois eu???
    Vi algo que diz que netos teriam direito caso o avô fosse portugues antes do nascimento do tal neto... o que me deixou na duvida. Entao mesmo que meu avô adquirisse a cidadania eu nao poderia tirar a minha ja que ele nao é portugues e adquiriria apos meu nascimento???
  • @Theresa Lima
    Também sou bisneto de Portuguesa, e o meu caso é o seguinte
    Eu já encontrei a certidão de nascimento da minha bisavó em Portugal. Eu também já possuo a certidão de nascimento de inteiro teor da minha avó Brasileira, porém embora a certidão de nascimento da minha avó conste que ela é filha da minha bisavó(ok, obvio), o declarante dessa certidão é o meu avó, que é brasileiro, e minha bisavó Portuguesa não é nem a declarante nem a assinante, assim, um advogado que consultei me falou que eu vou precisar da certidão de casamento dos meu bisavós que eu acredito terem se casado em Portugal, pois na certidão de nascimento da minha avó, consta que os seus pais (ou os meus bisavós) "celebraram matrimonio em Torres, Portugal". Já paguei para um genealogista correr atrás dessa certidão, mas até agora nada de encontrar.
    Então pergunto, se eu não encontrar a certidão de casamento dos meus bisavós, terei como prosseguir?
    Eu já possuo a certidão de casamento da minha bisavó Portuguesa, de inteiro teor da minha avó e do meu pai, o que mais eu preciso?
    A minha ideia é pedir a cidadania para o meu pai, para quando for possível, com a regulamentação da nova lei, pedir para mim.
    se alguma pessoa puder me dar uma ajuda com isso, serei eternamente grato.
  • @Natália,

    Se o seu avô, filho do português, está vivo, faça a ATRIBUIÇÃO dele. Mas antes, dependendo da situação, faça a transcrição do casamento dos bisavós.

    Depois da Atribuição do avô, faça a transcrição do casamento dos avós e depois faça a Atribuição da sua mãe. Depois faça a transcrição do casamento dos seus pais até chegar à sua Atribuição.

    O processo para netos se chama Aquisição e é indicado nos casos em que se pula uma geração. Por exemplo, caso seu avô já tenha falecido, sua mãe teria de solicitar Aquisição e você teria que aguardar a Regulamentação da nova lei para saber se terá direito. Neste caso, hoje você como bisneta não teria direito. Com a Regulamentação, talvez venha a ter.

    Mas se seu avô estiver vivo, sua mãe e você têm direito à cidadania portuguesa por Atribuição.
  • @Tiago,

    Não entendi se você tem ou não tem a certidão de casamento da sua bisavó portuguesa.

    Outra coisa, no assento de nascimento de sua bisavó portuguesa consta o casamento dela averbado? Você pode verificar no próprio assento. Você tem esse documento em mãos?
  • pessoal.
    A Lei da Nacionalidade por atribuição para netos ainda não está valendo.
    aqui neste forum tem muitas informações que não estão corretas.
    Na certidão de nascimento do portugues que se casou em Portugal consta a averbação do casamento.O portugues so possui uma certidão, a de nascimento, e as informações são averbadas nela.
    As transcrições de casamento e a solicitação de nacionaliade podem ser pedidas ao mesmo tempo.so não será necessáro averbar o casamento se o portugues não foi casado , mas teve um filho.
    Tiago, as certidões de nascimento e casamento são de apresentação obrigatória oara a Nacionalidade. No caso a aTribuição, tambem é necessária apresentação da certidão de nascimento do conjuge brasileiro,
  • mais uma coisa,,,não se perde mais a Nacionalidade brasileira por se optar por uma outra nacionalidade. So se perde a brasileira se for de forma expressa. abs
  • Gilda, se o portugues foi o declarante do nascimento e o outro conjuge for brasileiro, em geral eles dispensam a transcrição. Ocorreu isto no processo do meu pai.
  • Gilda, "aqui neste forum tem muitas informações que não estão corretas". Favor informar onde estão os comentários incorretos.
  • @Gilda Costa E Silva,

    faço minhas, as palavras do @Wesley:
    gostaria de saber onde estão os comentários incorretos deste fórum, por gentileza.
  • @Gilda,

    Você está se confundindo.

    Nem sempre o casamento do português, realizado em Portugal, está transcrito. Já tivemos inúmeros casos em que isso já aconteceu. Por isso, sempre recomendamos que seja feita a verificação no Assento de Nascimento do português pois dependendo do caso e da conservatória, é exigida a essa averbação no(s) assento(s).

    Nem todas as conservatórias aceitam fazer uma transcrição junto com uma Atribuição. Até pouco tempo atrás, por exemplo, Tondela negou fazer a vários membros do fórum. Somente depois de muita insistência, passaram a aceitar, dentro de certas condições.

    Se o português não foi casado, realmente, como averbar/transcrever um casamento que não existiu? Não entendi...

    Nem sempre é obrigatória a apresentação da Certidão de Casamento para a obtenção de nacionalidade portuguesa.

    Cada caso é um caso, e depende em que situação de cada pessoa. Por isso SEMPRE sugerimos a leitura de todas as postagens referentes ao seu caso (Atribuição ou Aquisição) e, em caso de dúvida, a postagem no tópico específico.
  • Boa noite, minha dúvida é o seguinte..

    Sou bisneto também, meu avô faleceu (sem cidadania), meu pai ainda é vivo, se ele tirar vou poder ter a cidadania? E outra dúvida, alguns familiares já tiraram a cidadania, fica mais fácil pro meu pai poder tirar? sobre valores, onde consigo essas informações? Desde já agradeço!
  • @Vinicius Miraldo,

    seu pai deve solicitar a cidadania por aquisição.
    Veja no quadro azul abaixo, em "Orientações para Iniciantes", clique em Guias para Netos.
    Lá, você encontrará o que é necessário para o pedido de cidadania do seu pai.

    Para que você possa ter direito, deverá aguardar a Regulamentação da nova lei, a fim de que os cidadão que são portugueses por aquisição possam repassar o direito à cidadania aos seus filhos.
    Para ter mais informações a respeito, sugiro a leitura completa do tópico "Regulamentação da Lei Orgânica 9/2015".

    Uma observação:
    se somente seu bisavô era o português e ele foi o declarante na certidão de nascimento do filho(a) (seu avô ou avó), não precisará transcrever o casamento dele. Em todas as demais situações, o casamento dos bisavós deve estar transcrito em Portugal (se é que eles não casaram em Portugal). Isto é que pode ajudar seu pai, em relação a outros familiares já terem pedido a cidadania. Eles podem já ter feito esta etapa.
  • Existe alguma previsao para essa nova lei em que o bisneto tambem podera ter a cidadania?
  • Alguém pode me tira uma dúvida, meu bisavô (falecido) era portugues, tenho todos documentos dele consegui o mais difícil que era certidão de nascimento. Porém há um problema meu avô (falecido) filho dele era brasileiro e não tinha dupla cidadania, mas minha mãe sendo neta dele consegue (minha mãe está viva), eu sendo bisneto tenho direito?
  • Oi alguém me tira uma dúvida, meu bisavô (falecido) era portugues, tenho todos documentos dele consegui o mais difícil que era certidão de nascimento. Porém há um problema meu avô (falecido) filho dele era brasileiro e não tinha dupla cidadania, mas minha mãe sendo neta dele consegue (minha mãe está viva), eu sendo bisneto tenho direito?
  • Rodrigo,

    A sua mãe como neta pode entrar com um processo de Aquisição/naturalização. Você sendo bisneto maior de idade precisa aguarda a regulamentação da lei 9/2015 - veja discussão no Fórum sobre esse assunto.
  • ok,me tira outra dúvida minha mãe está próxima de se aposentar, é funcionária pública, vai se aposentar em 2018 com 52 anos e 33 anos de trabalho. Ela perderá seus benefícios ou terá que se adequar as leis portuguesa?
  • Rodrigo,

    Ela terá dupla cidadania e não perderá nenhum benefício no Brasil. Será portuguesa apenas quando apresentar documentos portugueses, mesmo assim se quiser ser cidadã portuguesa fora do seu país de naturalidade.
  • Boa noite

    Sou Bisneto de Portuguesa , minha Bisavó saiu de Portugal aos 9 anos de idade para morar no Brasil , em nosso país se casou com meu Bisavô de nacionalidade Espanhola ambos já são falecidos a muitos anos.

    Sei que minha avó que é viva tem o direito a cidadania e através dela posso conseguir a minha passando antes pela da minha mãe.

    Tenho duvidas quanto aos documentos necessários e como consegui-los , principalmente a respeito de transcrição das certidões de casamento e de óbito da minha Bisavó pois , ao que me parece devem ser feitas as atualizações em Portugal antes que possa seguir com o processo de cidadania de minha avó.

    Preciso transcrever o casamento e óbito ? Preciso levantar algum documento do meu Bisavô no processo da transcrição de casamento ou apenas fazer a transcrição com documentos de minha Bisavó ?



  • @Helder precisará transcrever o casamento dos seus bisavós antes de dar inicio ao processo.Precisará tb fazer a tradução juramentada da certidão de nascimento do bisavô espanhol.



    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.