Socorro!

Olá pessoal,

Enviei o pedido de atribuição do meu pai para o Porto e recebi a seguinte resposta:

"Serve o presente para acusar a recepção da sua declaração para atribuição da nacionalidade.

Analisados os documentos e, nomeadamente, o assento de nascimento da sua mãe, verifica-se que a mesma, por efeito do casamento com o seu pai, de nacionalidade brasileira, perdeu automaticamente a nacionalidade portuguesa, por força da lei vigente àquela data.

Assim, deve fazer prova da nacionalidade portuguesa do seu pai (se ele a tivesse), ou de que a sua mãe nunca adquiriu a nacionalidade brasileira, por efeito do casamento, caso contrário o seu processo será indeferido perdendo os emolumentos pagos.

Solicito com a maior brevidade possível se digne indicar qual a sua intenção."

Alguém já recebeu alguma mensagem desse tipo? Minha avó não perdeu a nacionalidade. Ela consta como portuguesa na certidão de óbito... O que eu posso fazer? Alguma dica? Por favor!

Muito obrigado desde já!

Comentários

• Rodrigo,
    a certidao de obito nao e' importante no processo para dizer se ela e' portuguesa ou nao, importante e' a certidao de nascimento, voce tirou uma segunda via da certidao de nascimento portuguesa dela ? Se tirou, constava alguma mencao a perda da nacionalidade ?
  • Só citei o atestado de óbito porque fiz a transcrição. Não constava observação nenhuma na certidão quanto à perda da nacionalidade. Ela utilizava, inclusive o RNE dela aqui. O passaporte dela era português.

Fico pensando o que podemos alegar para levarem o processo em frente. Os documentos estão todos ok...

• Nestes casos o registo da perda da nacionalidade é lavrado oficiosamente
    na sequência da transcrição do casamento, o casamento dela já havia sido 
    transcrito quando você pediu a certidão de nascimento dela? 

Agora, como provar que ela não adquiriu a nacionalidade Brasileira eu realmente não sei. 
  • O casamento já estava transcrito. Ela fez isso em 1981, quando tirou um novo passaporte. Eu tenho, inclusive, esse passaporte. Acabei de enviar uma cópia por e-mail da página da foto, onde está escrito "Nacionalidade Portuguesa".

A perda da nacionalidade seria, então, automática? Não é possível, certo? Ainda mais que o passaporte dela é português. Estou pensando certo?
  • Rodrigo,

parece que a situação de sua avó é  polêmica. Dê uma olhada nestes 2 sites que encontrei, para pelo menos tentar ter uma ideia do que está acontecendo.

http://sites.google.com/site/nacionalidadeportuguesa/Home/quem-pode-adquirir-a-nacionalidade-portuguesa/as-mulheres-portuguesas-que-casaram-com-cidados-estrangeiros-tendo-perdido-a-nacionalidade-portuguesa 

http://www.lawrei.eu/mranewsletter/?p=4157

• É Rodrigo!
    Realmente existe algum equivoco nesta história, se na época ela transcreveu o casamento e tirou o passaporte então ela ainda é Portuguesa.
    Caso o contrário ela não poderia ter emitido outro passaporte! 
    Você vai ter que argumentar com o cara e tentar convencer!

• Rodrigo, eu aconselho que você leia o conteúdo do 2º site que o Guilherme te mandou! 
  • Li os dois sites. Obrigado, são interessantíssimos.

Acho curioso que nunca tinha lido nada parecido aqui na comunidade. Vocês sabem de algum caso?

Bom, acabei de escrever um e-mail argumentando. O segundo site tem uma passagem que me chamou a atenção, onde diz, basicamente, que apesar da lei de 2004 ter facilitado o processo de reaquisição para as pessoas ainda vivas, levar em frente um processo de atribuição de nacionalidade para descendentes de portuguesas que perderam sua nacionalidade depende da interpretação do conservador.

Argumentei que não há registro oficial de que ela tenha perdido a nacionalidade, tanto que o passaporte dela é português (o que não quer dizer muito, pois um dos textos que o Guilherme mandou cita que há milhares de mulheres nessa situação). Também não há registro algum que ela possua nacionalidade brasileira, pois todos os seus documentos são de estrangeira.

Vamos ver o que acontece. Mandei um e-mail muito respeitoso, explicitando alguns pontos que julguei relevantes. Espero que a conservadora leve em consideração.

Se alguém tiver mais alguma dica, eu ficaria muito feliz.

Torçam, por favor!!

Abraços e muito obrigado!
  • Estou torcendo por você! 
  • Isso não existe!

O q existia era antes de um determinado ano + - 1981 era quando uma mulher Brasilerira casava-se com um portugues ela adquiria a cidadania portuguesa automaticamente.

O q eles estão é fazendo confusão com as datas e processos, envertendo as coisas.

No Brasil isso nunca existiu, agora eles podem pedir a vc um atesta de não naturarização da cidadania Brasileira.

PQ? pelo tempo em q ela esta no Brasil e pela familia.

Digo isso pq as pessoas aki se naturariza portugues pelo tempo em q mora em pt ou pelo casamento.

Pode até ser q isso passe a ser parte do precesso aparti de agora.

Como assim.

Se um Brasileiro se naturarizar portugues(a) pelo casamento ou por tempo, isso não lhe tira a cidadania Brasileira devido a lei brasileira

Agora aki sim.

Se uma portugues(a) se naturarizar brasileira ela ou ele perde a cidadania portuguesa.

Só espero q isso seja um caso a parte.

•  Se eu foce vc eu ligaria p/ o Porto e pedia mais detalhes, p/ se resolver este problema.

Vc pode pedir a Policia federal ou no local onde se emite um declaração onde se diz a cidadania de sua mãe.

Se é tuga ou zuca e mandar um documento oficial se for o caso.

• Deu certo! Mandei um e-mail com argumentos baseados nos fatos que li nos sites que o Guilherme indicou. No dia seguinte recebi a resposta que o pedido foi deferido! Meu pai é português!!

Todo o processo levou............. uma semana!!!!!

Agora ela lavrou o assento e vai nos mandar a certidão. Bora providenciar BI e passaporte e começar os nossos processos.

Obrigado a todos pela ajuda! Estamos muito felizes!
  • RODRIGO QUE BOM!!!!

Felicidades pra vocês!!!!
  • Rodrigo,
    Excelente!
    Agora vc vai fazer tudo por SP, ne?
    Veja no site que documentos reunir para a transcricao de casamento do seu pai, para tirar o CC dele e para a sua cidadania.

• Nova Turbulência No Direito da Nacionalidade

Acredito que seu caso tenha caído numa nova exigência que as conservatórias estão fazendo para indeferir alguns pedidos de aquisição de nacionalidade portuguesa!

O alegado é baseado numa antiga lei anterior à mudança em 1981 na qual as mulheres portuguesas perdiam a nacionalidade ao se casar com estrangeiros (mesmo que estes tenham se naturalizado portugueses)

Dá uma olhada no site abaixo e veja como proceder!
  • Fernando, 

o que eu escrevi foi simplesmente:

"Pesquisei sobre a questão e peço respeitosamente que reconsidere efetuar meu processo de aquisição de nacionalidade visto que:
    1. Minha mãe, ..., não tinha conhecimento da perda de sua nacionalidade. Se soubesse, teria entrado com um pedido de reaquisição após a lei de 1981, ano em que renovou seu último passaporte (imagens anexas, passaporte português com a inscrição "Nacionalidade Portuguesa").
    2. Ela faleceu após a lei orgânica de 2004, que entende que todas as mulheres que possam, porventura, ter perdido sua nacionalidade, têm o direito de readquirí-la. O Ministério Público não tem poderes para negar essas requisições, o que mostra que o direito é inerente a essas cidadãs.
    3. Não existe registo oficioso algum (salvo alguma observação relevante em seu assento de nascimento) que comprove a perda da nacionalidade, a não ser a coincidência de datas, assim como não há registo em cartórios brasileiros de aquisição de nacionalidade brasileira.
    4. Documentos oficiais como seu assento de nascimento, seu passaporte (emitido em 1981) e sua certidão de óbito (legalizada pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo e transcrita em seu assento de nascimento) afirmam que ela possuía nacionalidade portuguesa.

Conto com sua compreensão e estou à disposição para qualquer esclarecimento."

No dia seguinte recebemos a resposta que o pedido foi deferido e que estavam enviando a certidão de nascimento do meu pai. Simples assim. Nada mau, né?
  • Denise,

Acho que vamos fazer esses trâmites com a documentação do meu pai no vice-consulado de Recife. Tudo que meu pai precisou foi feito na hora, inclusive legalização de documentos.
    O meu processo e os das minhas irmãs serão feitos aqui em SP mesmo. Acho que é o melhor negócio, não?
  • Tudo depende do lugar de residencia do interessado. Se seu pai mora em Recife e la o consulado funciona bem devem fazer a dele por la.
    Em Sao Paulo somente atendem os residentes em SP ou MS com comprovacao de residencia.

• Exato. Como meu pai disse que as coisas por lá são rápidas, vamos tirar a documentação dele por lá.

Aliás, recomendo muito o vice-consulado local para quem mora em Recife.
  • Parabéns pela batalha vencida, sucessos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.