Novo no grupo! Como posso obter a certidão de nascimento ou casado do meu avô?
Bom galera , primeiramente sou novo nesse tipo de assunto , e estou em busca de tirar minha cidadania portuguesa.
Sendo bem claro , meus avós são os portugueses, mas meu interesse por dizerem ser mais rápido , seria tirar a cidadania primeiramente da minha mãe , logo após a minha .
Meus avós portugueses são vivos , mas sem nenhum contato ou convívio , moram no Brasil mesmo em São Paulo.(Não gostam da minha mãe, e a família que ela formou)
Estou atrás de buscar a certidão de nascimento do meu avô. Nome: David Antunes
Filiação do português: Henriqueta Maria
Pai: Manuel Antunes Brás
Data de nascimento: 02/06/1939 ou 06/06/1939. (Minha mãe não se lembra ao certo)
Se por acaso alguém puder me ajudar de alguma forma , estou vendo com assessorias e advocacias , mas para buscar estão me cobrando um valor alto. (Entendo que são o trabalho deles) , irei fazer o processo com eles , mas caso eu consiga mais coisas para não aumentar esse valor , para mim seria melhor.
Agradeço
Comentários
@DavidJoaoAntunes
Primeira coisa: os seus avós são casados? Se sim, casaram-se no Brasil ou em Portugal? Se no Brasil: esse casamento foi transcrito em Portugal?
Essas informações são importantes porque, para a perfilhação estar estabelecida entre a filha e os dois pais portugueses, é preciso que o casamento deles esteja transcrito (essa é uma particularidade do seu caso). Do contrário, é possível transcrever o nascimento, mas apenas o declarante português do nascimento seria trazido no termo transcrito; e não são todos os conservadores que aceitam fazer isso.
Ademais: esse nascimento é muito "recente" para aparecer em buscas. Como disse, ele ainda é vivo. Seria uma violação de privacidade que esse termo já estivesse disponível para consulta.
O que pode fazer é pedir a certidão de nascimento do português pelo qual vai fazer a solicitação da nacionalidade pelo CivilOnline. Guia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
E depois seguir o guia de filho maior: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
Não é preciso assessoria nenhuma. Siga o guia à risca e mande o seu processo para o Arquivo Central do Porto, onde esse processo leva 14 meses; depois da conclusão, pode repetir o processo para a sua atribuição da nacionalidade.
Em paralelo, pode também transcrever o casamento dos portugueses (peça o assento de nascimento da portuguesa pelo CivilOnline também e siga o passo a passo do Consulado do Rio de Janeiro, que aceita envios de todo o país e transcreve em duas semanas; mas não pode haver nenhuma divergência nos nomes, lugares ou datas entre os assentos).