Possível Divergência Nome

Prezados,

Espero que estejam bem!

Tenho realizado a busca do assento de batismo de nosso bisavô português para iniciar o processo de cidadania, mas existe algumas divergências.

No Brasil encontramos todos os documentos possíveis (Casamento, Certidão de Nascimento Avô, Óbito Bisavô) que indicam a freguesia e possível idade em Portugal.

Mas ai vem o problema, tudo no Brasil consta como Antonio Corado, e já é possível encontrar em Avelar que o sobrenome pode ser na verdade Curado, até esse ponto tudo certo.

Ao realizar a busca nos arquivos, não encontramos seu assento de batismo, e outro ponto curioso que parece se chamar na verdade Manuel. Esse sim, encontrei o registro de nascimento em Avelar.

Também encontramos um registro de serviço militar em nome de Manuel, e as datas batem, como uma possível vinda o Brasil após uma lesão no exercito. E uma mudança de nome por parte do Português, esse é o unico ponto que não permite que possamos seguir com o processo de cidadania via neto de português.

Se alguém estiver com caso parecido, e se solucionou e puder dar uma luz agradeço imensamente.

Muito obrigado a todos pela atenção.

Comentários

• @Rafaellima

Acho extremamente improvável que o IRN aceite uma divergência dessas, sem uma documentação muito sólida que comprove que Antonio e Manuel eram a mesma pessoa.

Da mesma maneira, acho extremamente improvável que algim cartório no Brasil já "retificar" essa divergência sem ter uma documentação bem sólida.

O que te deixa dois caminhos: assumir que é uma coincidência e continuar procurando os documentos da pessoa certa, ou procurar as evidências para comprovar que o Manuel e o Antonio eram a mesma pessoa.

Se voce se sentir confortável, deixe aqui os dados que voce tem. Quem sabe, alguem consegue localizar os documentos corretos pra voce.

• @eduardo_augusto

Sim, imagino é um caso muito complicado, vou compartilhar todos os documentos necessários.

Nossa busca seria por Antonio Corado ou Curado a depender da grafia.

Muito obrigado pela ajuda.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.