Atribuição - Solicitação de documento do progenitor não localizado

Olá, pessoal!

Gostaria de uma pontual orientação para o meu caso em relação a documentação.

Estou organizando para iniciar o processo de atribuição pela minha mãe (portuguesa), no entanto, em algum momento solicitam, ou irão solicitar, os documentos de ambos os progenitores, ao qual surge a seguinte dúvida:

Pela parte de mãe tenho o assento português e o cartão cidadão, tudo certo. Porém, pela parte de pai só tenho a CNH que, só obtive acessando dados na justiça, pois não convivemos há 20 anos após abandono parental, bem como, não tenho informações de sua localização ou qualquer forma de contato.

Após ler relatos, vi que não aceitariam CNH como documento válido de progenitor. Esta informação procede?

Como interpretam a situação? De que forma vocês entendem que posso agir nesse caso?

Agradeço e faço preces à todos que puderem me ajudar diante desse cenário.

Comentários

• Documento do genitor estrangeiro não é pedido em processo de nacionalidade. O que você pode precisar fazer é transcrever o casamento deles e pra isso precisaria da certidão de nascimento dele.

Quem declarou o seu nascimento? Você nasceu antes ou depois de 1978?

• @SergioM

Olá, Sergio! Obrigada pelo retorno!

Informações importantes que não mencionei:

1- Meus pais nunca foram casados.

2- O declarante, que consta na certidão, foi o meu pai.

3- Minha mãe (portuguesa) exerceu maternidade solo. (Li no fórum que ela pode fazer a declaração de maternidade)

4- Nasci após 78, precisamente em 2000, e fui registrada com menos de 01 ano.

Na lista podem pedir a documentação dos dois progenitores. O que faço nesse caso?

• editado 8:38PM

@gabrielapsi

Se seu pai não for português, os documentos dele não são relevantes. Se vc nasceu depois de 1978, foi registrada antes de 1 ano e sua mãe consta na sua certidão de nascimento, não é preciso declaração de maternidade.

Uma pergunta importante: sua mãe nasceu portuguesa ou obteve nacionalidade? Se obteve, qual foi a forma? Era filha de português, tempo de residência?

Na lista podem pedir a documentação dos dois progenitores. O que faço nesse caso?

De que lista vc está falando?

• @gabrielapsi

Se a sua mãe obteve a nacionalidade portuguesa na qualidade de filha/neta de português originário:

Siga o guia de filhos maiores. Está atualizado. Está-se confundindo com a documentação.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

• Como os colegas já colocaram, no seu caso não precisa de nada do seu pai. Só seguir o guia do fórum e ignorar qualquer coisa que você tenha lido em sites de consulados.

• @ecoutinho

Olá! Obrigada pelo retorno!

Minha mãe obteve nacionalidade como neta.

A lista que me refiro é a geral, que fala sobre documentos... agora estou pensando que é só do português/portuguesa....

• @gabrielapsi

É como o @SergioM disse: ignore essa lista, ela só vai te confundir e fazer perder tempo e dinheiro. Use o guia que a @carlasimone colocou acima.

Junte apenas o que está lá, nada a mais nem nada a menos e envie a documentação para o endereço que conta nesse guia. Aproximadamente 1 ano e meio depois vc será portuguesa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.