Sobrenome Mudou
Olá pessoal, venho tentando conseguir os documentos para dar entrada no processo de cidadania, mas algo me pegou desprevenido.
Minha bisavó sempre foi conhecida como Maria Augusta dos Santos, filha de Francisco Joaquim dos Santos e Inácia Rosa Pires. Esses sobrenomes também constam no documentos de casamento de Francisco e Inácia, passaporte e autorizações gerais de Portugal.
Não estava conseguindo localizar o assento de nascimento dela e um dos conservadores me informou que existia uma pessoa que batia mais ou menos com os dados: Maria Augusta Carolino, filha de Francisco Joaquim Carolino e Inácia Rosa Pires (os irmãos também constam com esse sobrenome). A data de nascimento também está divergente dos documentos que temos, mas ela mesma comemorava o aniversário informalmente na data correta.
O sobrenome Carolino, vem de Diogo Carolino dos Santos, avô dela, mas esse sobrenome simplesmente desaparece de todos os outros documentos.
Devo retificar todos os documentos brasileiros? Ou apresentando como "prova" o passaporte dela e do pai posso mostrar que o sobrenome mudou ainda em Portugal?