Divergência “Inês” x “Inez” na certidão de casamento para transcrição no Consulado do Rio

Olá, pessoal! Gostaria de tirar uma dúvida sobre uma divergência de grafia em um documento que estou preparando para a transcrição de casamento no Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

Minha avó é portuguesa, Maria Eugénia Pinto Eira Velha, nascida em 04/10/1945, em Caminha, Portugal.

Consegui recentemente o assento de nascimento português dela, no qual consta a filiação:

Mãe: Maria Inês Gavinho Souto Pinto

Porém, na certidão brasileira de casamento dos meus avós, realizado em São Caetano do Sul/SP em 22/01/1966, o nome da mãe da minha avó consta como:

Maria Inez Gavinho Souto Pinto

Portanto, a única diferença é a grafia “Inês” (com S) no assento de nascimento português e “Inez” (com Z) na certidão brasileira.

Gostaria de saber se essa divergência de grafia pode fazer com que o Consulado do Rio de Janeiro recuse a transcrição ou exija a retificação da certidão de casamento brasileira, mesmo eu apresentando o assento de nascimento português da minha avó, que comprova que o nome correto da mãe é Maria Inês Gavinho Souto Pinto.

Alguém já teve uma situação semelhante com o Consulado do Rio? Inês x Inez costuma ser aceito como uma simples divergência de grafia ou vocês recomendam retificar antes de enviar a documentação?

Estou perguntando porque ainda não fiz novas certidões nem apostilas e gostaria de saber se realmente é necessário fazer a retificação antes de prosseguir.

Obrigado!

Comentários

• Em Portugal não teria esse problema, eles sabem que isso é comum, mas no consulado do RJ tem esse risco sim.

O que você pode fazer é mandar do jeito que está. Eles fazem a análise antes de solicitar o pagamento, então se passar ótimo, se não passar você retifica ou manda pra outro lugar.

• editado 1:13PM

Eu tive péssima experiência com o Consulado do Rio, mandei uma transcrição por 3 vezes e ela foi devolvida.

Como sou de Belo Horizonte fui no consulado daqui e a transcrição foi feita normalmente mesmo com as divergências, inclusive muito piores que a sua.

• @Eduardo92

Bom saber que eles são mais racionais por aí. Poderia falar mais sobre sua experiência com o consulado de BH? Temos pouca informação daí.

• editado 2:44PM

@SergioM

Claro, tinha várias divergências porém não tinha nenhuma duvida que se tratava das mesmas pessoas.

Entrei no site agendei uma data, foi muito rápido, e no dia eles analisaram os documentos, pediu para pagar a taxa e aguardar ficar pronto.

Acredito que demorou uns 90 dias, recebi um e-mail pedindo para buscar o assento no consulado.

• @Eduardo92

Obrigado pelo relato. Bom saber que são mais tolerantes e o prazo é melhor que fazer em Portugal, mas é uma pena que tenha que ir pessoalmente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.