Continuando as atribuições no RJ - Ajuda
Olá a todos.
Depois de quase 1 ano e meio tentando atribuir nacionalidade portuguesa a minha avó (meus bisavôs eram portugueses), recebi uma carta de averbamento do assento de nascimento dela junto à CRC de Lisboa.
Assim, pretendo continuar a "jornada de atribuições", solicitando a nacionalidade para a minha mãe (e, depois, para mim). Já possuo a certidão de nascimento de inteiro teor dela carimbada no Itamaraty (em junho de 2010), a cópia autenticada do RG, e o formulário 1C preenchido, porém esses documentos ainda não foram legalizados pelo Consulado.
Como moro no RJ, e o consulado daqui está fechado para novos pedidos, como poderia fazer para obter a legalização destes documentos? Será que haverá problema com validade maior de 1 ano (mesmo com o carimbo do Itamaraty)?
Poderia fazer esse processo pelo Consulado de SP (via Correios)? Neste caso, a assinatura do formulário teria de ser feita pelo cartório por autenticidade, correto?
Muito obrigada, desde já, por qualquer ajuda.
Depois de quase 1 ano e meio tentando atribuir nacionalidade portuguesa a minha avó (meus bisavôs eram portugueses), recebi uma carta de averbamento do assento de nascimento dela junto à CRC de Lisboa.
Assim, pretendo continuar a "jornada de atribuições", solicitando a nacionalidade para a minha mãe (e, depois, para mim). Já possuo a certidão de nascimento de inteiro teor dela carimbada no Itamaraty (em junho de 2010), a cópia autenticada do RG, e o formulário 1C preenchido, porém esses documentos ainda não foram legalizados pelo Consulado.
Como moro no RJ, e o consulado daqui está fechado para novos pedidos, como poderia fazer para obter a legalização destes documentos? Será que haverá problema com validade maior de 1 ano (mesmo com o carimbo do Itamaraty)?
Poderia fazer esse processo pelo Consulado de SP (via Correios)? Neste caso, a assinatura do formulário teria de ser feita pelo cartório por autenticidade, correto?
Muito obrigada, desde já, por qualquer ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
O consulado no Rio nao esta aceitando pedidos de cidadania, mas esta legalizando os documentos normalmente.
É possível que nao queiram legalizar a certidao com mais de um ano de emitida. Ligue e pergunte antes de ir.
O consulado em SP so atende pessoas que residem e comprovem residencia em SP e MS. Veja o site: www.consuladoportugalsp.org.br.
Voce tera que enviar os documentos diretamente à CRC Lisboa. No formulario 1C aparece o endereco e no guia de ajuda desta comunidade no dia 13 de julio de 2010 aparecem as demais dicas.
Depois de concedida a cidadania da sua mae, ela devera transcrever o casamento e so depois vc podera solicitar a sua.
Muito obrigada pelos esclarecimentos.
Tentarei legalizar os documentos no Consulado do RJ, e dando continuidade via CRC Lisboa.
Espero que eles aceitem a certidão emitida há mais de um ano, pois já está carimbada pelo Itamaraty; perderia bastante tempo (e mais dinheiro!) para refazer essas etapas...
E realmente não são nada eficientes, pois mandei um e-mail há uns 10 dias, e ainda não me responderam...
Mas, paciência, faz parte do processo... rs
Obrigada pela ajuda!
Obrigada
De
nada! O Horário de funcionamento é das 09hrs as 12hrs de segunda a sexta-feira. endereço:
Rua da Conceição, número 57 / 2º andar. A
entrada é pela loja Luciu´s Aluguel de Roupas. Pontos
de referência: Ao lado da Ricardo Eletro, 50 metros antes da Prefeitura Antiga
de Niterói. em
frente ao Cartório 6º Ofício. Telefone:
2622-0001 (O telefone é da loja Luciu´s e a recepcionista transfere a ligação).
Letícia,
não é necessário agendar. Realmente, tem lá um cartaz que diz que a entrega é no dia seguinte, mas fui lá algumas vezes perto do horário de encerramento e consegui sempre legalizar no mesmo dia.
Nem sabia disso...rssss