Continuando as atribuições no RJ - Ajuda

Olá a todos.
Depois de quase 1 ano e meio tentando atribuir nacionalidade portuguesa a minha avó (meus bisavôs eram portugueses), recebi uma carta de averbamento do assento de nascimento dela junto à CRC de Lisboa.
Assim, pretendo continuar a "jornada de atribuições", solicitando a nacionalidade para a minha mãe (e, depois, para mim). Já possuo a certidão de nascimento de inteiro teor dela carimbada no Itamaraty (em junho de 2010), a cópia autenticada do RG, e o formulário 1C preenchido, porém esses documentos ainda não foram legalizados pelo Consulado.
Como moro no RJ, e o consulado daqui está fechado para novos pedidos, como poderia fazer para obter a legalização destes documentos? Será que haverá problema com validade maior de 1 ano (mesmo com o carimbo do Itamaraty)?
Poderia fazer esse processo pelo Consulado de SP (via Correios)? Neste caso, a assinatura do formulário teria de ser feita pelo cartório por autenticidade, correto?
Muito obrigada, desde já, por qualquer ajuda.

Comentários

• Leticia,
    O consulado no Rio nao esta aceitando pedidos de cidadania, mas esta legalizando os documentos normalmente.
    É possível que nao queiram legalizar a certidao com mais de um ano de emitida. Ligue e pergunte antes de ir.
    O consulado em SP so atende pessoas que residem e comprovem residencia em SP e MS. Veja o site: www.consuladoportugalsp.org.br.
    Voce tera que enviar os documentos diretamente à CRC Lisboa. No formulario 1C aparece o endereco e no guia de ajuda desta comunidade no dia 13 de julio de 2010 aparecem as demais dicas.
    Depois de concedida a cidadania da sua mae, ela devera transcrever o casamento e so depois vc podera solicitar a sua.
  • Olá, Denise.
    Muito obrigada pelos esclarecimentos.
    Tentarei legalizar os documentos no Consulado do RJ, e dando continuidade via CRC Lisboa.
    Espero que eles aceitem a certidão emitida há mais de um ano, pois já está carimbada pelo Itamaraty; perderia bastante tempo (e mais dinheiro!) para refazer essas etapas...

• Eu nao me arriscaria  em enviar para CRC uma certidao com mais de 180 dias.  Pode cair em exigencia e demorar mto.
  • As certidões Leticia valem por 1 ano, infelizmente.
    Voce vai ter que tirar de novo. 
    Aconteceu a mesma coisa com a dos meus filhos. Tive que tira de novo.
    Faz parte do processo. O mais difícil você já conseguiu.
    Autentique todos os documentos cartorariamente. Os funcionários da CRC são muito criteriosos em relação a documentação, eles gostam de tudo certinho como manda o figurino.
    Não se esqueça que voce esta investindo, num grande futuro, para toda a sua família.
    Meus parabéns, voce já andou 50%, ou seja, passando pela ilha da madeira.
    Feliz 2012.
  • Obrigada pelos esclarecimentos, Marina e José Alberto!
  • Vocês saberiam me dizer se é necessário agendamento no Consulado do RJ somente para a legalização dos documentos? Obrigada
  • Não, não precisa! Mas Eu sugiro que você mande um Email ou ligue pra confirmar, porque eles são muito complicados!  

(E diga-se de passagem, nada eficientes!)  
  • Pois é, no site eles colocam uma mensagem de "terrorismo" dizendo que TUDO deve ser agendado!
    E realmente não são nada eficientes, pois mandei um e-mail há uns 10 dias, e ainda não me responderam...
    Mas, paciência, faz parte do processo... rs
    Obrigada pela ajuda!
  • É assim mesmo, eles colocam informações no site mas se você liga pra lá eles dizem outra coisa,  por isso que eu tenho preferido ir no Consulado Honorário de Niterói. no meu caso é mais prático, além do que eles entregam o documento na hora já o do rio entregavam no dia seguinte, não sei se ainda ta assim!

• E esse Consulado Honorário faz as mesmas atividades (como legalização)? Qualquer um pode ir? Qual seria a diferença? Desculpe minha ignorância...
    Obrigada

• Que nada Letícia, ajudar as pessoas e tão bom! kkk, e a pouco tempo eu também era assim....
     Eles estão aptos a fazer legalizações você pode ir pessoalmente, a diferença é que eles em suma, só podem fazer isso mesmo, legalizar os documentos, pra qualquer outra coisa, como pedido de nacionalidade ou emissão de passaporte, Cartão do Cidadão e transcrições só podem ser feitas no Consulado Geral que é onde fica o "chefão"( vamos dizer assim).  Mas como no seu caso é só legalizar pode ir lá!
  • Obrigada, me ajudou bastante!
  • De
    nada!  O Horário de funcionamento é das 09hrs as 12hrs de segunda a sexta-feira. endereço:
    Rua da Conceição, número 57 / 2º andar. A
    entrada é pela loja Luciu´s Aluguel de Roupas. Pontos
    de referência: Ao lado da Ricardo Eletro, 50 metros antes da Prefeitura Antiga
    de Niterói. em
    frente ao Cartório 6º Ofício. Telefone:
    2622-0001 (O telefone é da loja Luciu´s e a recepcionista transfere a ligação).

• Letícia,

não é necessário agendar. Realmente, tem lá um cartaz que diz que a entrega é no dia seguinte, mas fui lá algumas vezes perto do horário de encerramento e consegui sempre legalizar no mesmo dia.

• Hermano, onde fica o consulado de Niterói?
    Nem sabia disso...rssss
  • Eu coloquei o Endereço completo no post ai em cima. Fica na rua da conceição do lado da Ricardo Eletro. Dentro da loja Luciu's aluguel de Roupas para casamento.
  • Eu também fiquei sabendo a pouco tempo! rsrsrsrs..
  • Bem que o Consulado do Rio deveria dar o bom exemplo, até porque D. João se hospedou na cidade carioca por 13 anos. Existe uma grande influência portuguesa na capital fluminense, e esse tipo de serviço deveria ser nota 10, igual ou melhor do que o Consulado de São Paulo. Ficar dependendo desse tipo de contra prestação funcional, é o fim da linha. Lamentavelmente Letícia, voce vai precisar do carimbo consular, o qual ira constar no verso das suas certidões de inteiro teor, com a assinatura do Consul. Eu paguei por cada uma uns 30 paus. Antes de mandar a documentação, não se esqueça de tirar xerox de tudo, pois vai servir para os seus filhos e pros filhos dos seus filhos. Já passei por isso, e sei o quanto é chato, e o pior de tudo é a ESPERA CRUEL, depois que voce der entrada no processo, voce não sabe como esta o andamento  e fica aquela angústia, mais de repente CHEGOU a sua Certidão. Eu te confesso que senti um alívio, uma alegria, queria contar para todo mundo que eu era português, alguns me parabenizavam, e outros por mera inveja, me interpelavam perguntando como eu tinha conseguido tal façanha. Já ajudei muita gente na minha terra a ser português, a começar, pela minha família que soube valorizar e muito todos os atributos da Cidadania.  Atualmente estou me preparando para iniciar com os meus filhos, o ciclo de viagens, que estamos programando, e espero muito em breve conferir neste tópico, que voce obteve êxito nessa empreitada. Boa SORTE voce vai conseguir.
  • Vou anotar... rssss
    É lá pra perto do Niterói Shopping, né?
  • Anota ai... rsrsrs

É sim, na mesma rua!
  • Oiiiiiiiii.......Ate  novembro nao era necessario agendar para legalizar, mas vc deve chegar ate as 9h e eles so devolvem 48h depois. Tb so aceitam dinheiro.
  • Só confirmando o que havia postado anteriormente, estive hoje no consuladoRJ, cheguei às 11:30 e sai pouco depois do meio-dia com os documentos legalizados. A única coisa que mudou de janeiro para fevereiro foi o valor de cada legalização que subiu de 11 para 15 euros.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.