pedido de certidão de casamento recusado pelo civilonline - como proceder? // atribuição 1D
oi pessoal, tudo bem? boa tarde!
estou em processo de requisição dos documentos necessários para entrada no pedido de cidadania de minha mãe, que é neta de portugueses.
a situação é a seguinte:
- ela é neta de um casal de portugueses, Álvaro de Moura Pina e Urbana Jorge de Moura, ambos nascidos em Loriga em 1895 e já falecidos. estamos pleiteando a cidadania com base no avô dela.
- o avô português foi declarante do nascimento do pai dela, filho brasileiro do português (falecido). em sequência, este (o filho) foi declarante do nascimento dela. logo, a linha de descendência parece estar consolidada (ao meu ver).
- os avós dela muito provavelmente se casaram ainda em Portugal. o filho primogênito do casal foi nascido em Loriga; há um documento de emissão de passaporte, também emitido em Loriga e datado de 1919, no qual a Urbana consta como casada; não há certidão de casamento dos dois no Brasil, mas ambos constam como casados em seus documentos pessoais.
eu já consegui a certidão do bastismo do Álvaro via CRAV, está a caminho do Brasil. também já conseguimos localizar toda a documentação necessária aqui no Brasil (certidão de nascimento e de casamento do pai dela, de nascimento dela, etc.).
a minha mãe foi aconselhada a também enviar a certidão de casamento do casal de avós portugueses. este documento não consta no guia do site para atribuição 1D, mas optamos por seguir o conselho e buscar. eu enviei um pedido pelo civilonline com todos os dados que tenho:
- com base no ano de nascimento dos dois (1895) e do ano de nascimento do primeiro filho (1917), conclui que o casamento possa ter ocorrido entre 1910 e 1917; como ambos nasceram, residiam e tiveram um filho em Loriga, imaginei que deveriam ter se casado lá também.
recebi um e-mail informando que o pedido foi recusado. o e-mail é bem inespecífico e não cita um motivo para a recusa. eu tentei contato por meio dos canais de atendimento listados no e-mail, mas não obtive retorno.
dada essa situação, gostaria de saber como proceder:
- essa certidão de casamento é mesmo necessária, dada a linha de descendência que citei acima?
- se sim, o que posso fazer agora? há algum outro portal/local que eu possa contatar para encontrar o documento?
muito obrigada pela ajuda desde já!
Comentários
@vitoriabdalla Se a documentação dos descendentes está toda correta, sem divergências de nomes e datas, não precisa da certidão de casamento.
Como ambos eram portugueses, é necessário comprovar a perfilhação em relação aos dois, por isso a necessidade de mandar a certidão de casamento portuguesa. Quando isso não ocorre, alguns conservadores dão a opção de emitir o assento sem incluir o nome do outro português.
Como é um documento antigo, não deve estar digitalizado. Por acaso a recusa do Civilonline tem a ver com isso? Se for, pode ser que precise entrar em contato com o arquivo distrital da Guarda, onde devem estar os livros da CRC de Seia.