Orientação sobre documentação para neto (1D)

Olá, pessoal!

Podem me ajudar com algumas dúvidas/segunda opinião por favor? Estou separando minha documentação para dar entrada no processo de neto maior de idade (1D) e, após ler diversas discussões aqui no fórum, fiquei um pouco preocupado com a "simplicidade" dos documentos que devem instruir meu pedido.

No meu caso, tanto meu avô quanto minha avó são portugueses, se casaram em Portugal antes de vir para o Brasil, mantiveram seus "nomes de solteiro" após o matrimônio e não se divorciaram.

(1) Não há qualquer necessidade de transcrição do casamento, correto? Aliás, na certidão de nascimento do meu avô (que irá fundamentar meu pedido), obtida através do Civil Online, já consta a averbação do casamento com indicação expressa do número da transcrição, a conservatória e o ano em que foi feita.

Meu pai, nascido no Brasil, teve seu nascimento declarado pelo meu avô, conforme consta na certidão de nascimento dele. Meu nascimento, por sua vez, foi declarado pelo meu pai, conforme consta na minha certidão de nascimento. Sem qualquer divergência de nomes.

(2) Além do preenchimento das informações no formulário, é suficiente/necessário anexar cópia simples da certidão de nascimento do meu avô emitida pelo Civil Online?

(3) Para fins de preenchimento do "Quadro 2 - Declarações", qual número do assento de nascimento devo utilizar? O "informatizado" (realizado em 2012) ou o "original" (realizado no ano de nascimento do meu avô)?

Sobre as perguntas 2 e 3 encontrei algumas respostas divergentes no fórum, o que me gerou certa insegurança, especialmente em relação à necessidade de envio da cópia simples da certidão emitida pelo Civil Online e a informação que deve ser preenchida no formulário.

Agradeço desde já a atenção e ajuda.

Comentários

• @gubmartins

1 - correto. Na verdade, não há o que transcrever, pois trata-se de um casamento realizado em Portugal.

2 - correto.

3 - envie o informatizado.

Boa sorte no seu processo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.