localizar certidão de nascimento ou Batismo - Avô
Boa tarde, já havia feito um pedido de ajuda aqui sobre a procura da certidão de meu avo ⬇️
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/29016/localizar-certidao-de-nascimento-avo#latest
E ate então algumas coisas conseguir como o prontuário de registro de estrangeiro dele , o problema é que fiz o pedido pelo civil online com as informações que lá continha, Nome: José Lopes da Conceição, Filho de Manoel Lopes e Maria da Conceição, Natural de freguesia de Graça, distrito de Leiria, Republica de Portugal, Nascido 23/12/1924 ( mandei para concelho de pedrogão grande porque o civil online de como opção e na internet se digita graca aparece o conselho de pedrogão grande) e me foi respondido que não foi achado o registro dele, segue o dialogo abaixo:
Bom dia,Agradeço esclarecimento quanto ao assento de nascimento pedido por V. Exa, respeitante a José Lopes da Conceição se os dados que me enviou estão mesmo certos, pois encontro um José Lopes da Silva, nascido em 6/12/2023, filho de Manuel Lopes da Silva e de Maria da Conceição e Silva, aguardo por uma resposta.
Boa Tarde. Agradeço desde já a atenção e o contacto. Informo que os dados que enviei estão correctos e reafirmo aqui os dados do titular que são: Nome: José Lopes da Conceição ou José Lopes, Data de nascimento: 23/12/1924,Freguesia: Graça, Concelho: Pedrógão Grande, Distrito: Leiria, Filiação: Manoel Lopes e Maria da Conceição.
Bom dia,Pelos dados fornecidos não consigo encontrar, o único que encontrei foi o que já mandei.Com os melhores cumprimentos.
estou totalmente sem saber o que fazer agora, fiz algumas buscas e achei o passaporte da minha bisa e lá continha algumas informações que eu nem imaginava eu soube que meu avo veio para cá maior de idade porem la descobri que ele veio com 4 anos o irmão com 5 anos e a minha bisa com 28 anos. e la os nomes era
https://digitarq.arquivos.pt/documentDetails/75a83ffdd1094042adfbb0104821df48
o que será que aconteceu? e o que devo fazer agora? no passaporte de minha bisa diz que ela é de graça, pedrogão grande, leria..... desculpe esse textão pessoal mas sou totalmente leiga e agora me sinto novamente na estaca zero sem saber o que fazer para conseguir o registro de meu avô.
Comentários
@Natnunes Vamos ver se entendi direito:
Esses dados " Nome: José Lopes da Conceição, Filho de Manoel Lopes e Maria da Conceição, Natural de freguesia de Graça, distrito de Leiria, Republica de Portugal, Nascido 23/12/1923" vc obteve no prontuário de registro de estrangeiros no SIAN, é isso??
Vc fez o pedido no civil online com esses dados e responderam que encontraram José Lopes da Silva, nascido em 6/12/2023, filho de Manuel Lopes da Silva e de Maria da Conceição e Silva, isso?
A data que responderam foi mesmo 6/12/2023 ou 1923? Esse achado do civil online tb foi da Freguesia da Graça? Se foi 1923 eu sugiro vc pedir a certidão para analisar melhor. O Manoel Lopes às vezes aparece tb como Manoel Lopes da Silva (ver informações de óbito da Maria abaixo)
No registro de passaporte, de 27/5/1927, que vc anexou acima, consta que a Maria da Conceição seria moradora da freguesia da Graça, com 28 anos, portanto nascida em 1899, sendo filha de Antônio Coelho da Fonseca e Joaquina do Sacramento.
Agora vamos a alguns achados novos. Existe o registro de óbito da Maria da Conceição em Guarujá, SP, em 1998, onde consta que nasceu em 1/3/1899, com a mesma filiação do passaporte. A declaração do óbito foi feita por Armando Lopes da Silva (olha o Armando aí de novo!!)
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:68JB-M8MM?lang=pt
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6YGW-S6P3?lang=pt (aparece Manoel Lopes da Silva)
Existe no Family Search um registro truncado que merece ser visitado. Ele contem vários nomes ligados à Maria da Conceição: Armando, Joaquina, Manoel Lopes, José e Antonio Coelho da Fonseca.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6V5F-GLPW?lang=pt
Esse registro só pode ser visto em um centro do Family Search perto da sua casa: https://www.familysearch.org/pt/locations/about (ligue antes de ir). Pode trazer algum dado novo!!
@Nairolasai conseguir resolver o mistério através dos meus trisavôs que eu nem sabia os nomes 😅, mandei um e-mail para o civil on-line explicando a situação e mandei anexado o passaporte da minha bisa, tanto no passaporte como na certidão que recebi do meu avô a informação bateu o problema é que em PT ele foi registrado como sobrenome Lopes da Silva e no BR no registro de estrangeiro dele está como da Conceição sobre a data aqui no BR está 23/12/1924 em PT o certo é 06/12/1923, a mesma coisa dos meus bisavós em PT meu bisa é Lopes da Silva no BR está somente o sobrenome Lopes minha bisa em PT está da Conceição e Silva no BR está só sobrenome da Conceição, quando eles tiraram o passaporte em Portugal só foi colocado o nome e o primeiro sobrenome de cada um e no Brasil nas certidões de óbito da minha bisa está da Conceição e do meu avô tanto na de casamento quanto a de óbito está Lopes da Conceição meu pai também tem o da Conceição e eu também tenho..... minha dúvida é vou precisar retificar todas a certidões aqui no Brasil para pode pedir a cidadania sabe me dizer ?
@Natnunes Resumindo abaixo:
Seu avô, em Portugal, consta no civil online como José Lopes da Silva, nascido em 06/12/1923, filho de Manoel Lopes da Silva e Maria da Conceição e Silva.
Seu avô português no Brasil aparece (no registro de estrangeiro e nas certidões de casamento e óbito) como José Lopes da Conceição, nascido em 23/12/1924, filho de Manoel Lopes e Maria da Conceição.
Seu pai (brasileiro) e vc têm o sobrenome Conceição.
Com essas diferenças de sobrenomes e data de nascimento vão ser necessárias retificações sim.
Podemos tb pedir a opinião de outros dos colaboradores do Fórum @ecoutinho @carlasimone @SergioM
@Nairolasai, @Natnunes
Difícil. Aparentemente ele optou por usar o Conceição da mãe. Acho que se fosse um batismo só com o primeiro nome ia passar, mas como é um assento de nascimento com nome completo diferente, acho que vai precisar retificar a certidão de nascimento do filho e do neto, mudando o nome do português.
Se entendi direito, os nomes dos pais do português estão batendo, apenas omitindo um dos sobrenomes o que não deve ser problema.
Vamos ver o que os colegas acham.
@Nairolasai e @SergioM no registro de estrangeiro dele tem uma página que ele citar a lista de embarque que foi colocado já em Portugal o nome dele apenas como José Lopes ( no pedido de passaporte da bisa também está assim parece que as abreviações foi feita lá) e aqui no registro de estrangeiro dele tem uma página que ele acrescentou o nome da mãe e justificou, isso muda ou ajuda em algo ?
@Natnunes Não muda.