Processo de neta de portugues
Olá, boa tarde!
Iremos tirar a cidadania para a avó do meu marido. A linha genealógica dela é a seguinte:
Pai portugûes - Mãe portuguesa (registrada pelo pai Brasileiro) - a avó do meu marido (que se casou e alterou o nome)
Dúvidas:
1- na certidão de batismo de seu pai, registraram-o apenas com o primeiro nome, mas na certidão consta o sobrenome pelo nome dos pais. Assim é válido para comprovar a fixação do sobrenome?
- Em sua certidão consta o casamento consta o seu segundo casamento no Brasil (madrasta da avó do meu marido)
2- Esse português foi quem registrou a sua filha no Brasil, a registrando também apenas com o nome e sem sobrenome. Consta o nome dos avós com sobrenomes corretamente.
Como ele a registrou, está tudo certo por aqui, correto? Não preciso de transcrição de casamento, né? So a questao dos sobrenomes que me preocupam.
3- A filha do português se casou (não averbado e anotado no nascimento), acrescentou o nome do marido e ele quem registrou a filha. Como ela nunca obteve a cidadania, ao invés da transcrição do casamento eu envio a certidão de casamento juntamanete com as documentações?
4- Chegamos até a neta do português, ela também se casou e alterou o nome, porém em sua certidão de nascimento consta o casamento e a troca de nome. Preciso da certidão de casamento dela também?
Minhas dúvidas são referentes ao sobrenomes que não constam diretamente no nome do avô português e da mãe, somente dos pais do Português. E sobre as certidões, se a única de de casamento que preciso mandar é a da filha do português, e também se só a certidão sem a transcrição serve.
OBS: a neta tem 91 anos, irei fazer a petição prioritária por idade, quanto tempo está demorando até deferirem a cidadania?
SE tiver algo vago para responder as perguntas, estou À disposição para esclarecer.
Desde já, muito obrigada!
Comentários
@RhafaelaWalder
Não entendi bem, a avó do seu marido é *neta* ou *filha* de cidadão português?
Aqui, dá a entender que ela é *filha* de uma mulher portuguesa:
Pai portugûes - Mãe portuguesa (registrada pelo pai Brasileiro) - a avó do meu marido (que se casou e alterou o nome)Mas aqui fala de "neta do portugues":
Chegamos até a neta do português, ela também se casou e alterou o nom.....
É muito dificil ajudar, sem ter as informacoes precisas.
Recomendo ou colocar copia dos documentos, ou mencionar o nome das pessoas. Pode até usar nomes falsos, se preferir, desde que voce mantenha a coerencia.
......
Dito isso: processos de *neto*, ou seja, artico 1D da lei de nacionalidade, dando entrada agora, não tem *absolutamente nenhuma* previsão de conclusão, uma vez que a nova legislação trouxe a questão de laços com Portugal, que ainda nao foi regulamentada e nem se sabe quando será.
......
Em outras palavras, se tiver a documentacao toda em ordem, envie o processo, mas sem se estressar com prazo para conclusao, e fique atenta com a possibilidade de ter que comprovar os tais laços com Portugal de alguma maneira (a definir).