Dúvida sobre registros da antiga 7ª Pretoria (Marechal Hermes, 1928–1929): não consigo localizar
Olá! É minha primeira participação no fórum e espero estar postando no lugar correto.
Estou pesquisando a documentação da minha família para que minha mãe possa solicitar a nacionalidade portuguesa.
Os avós dela eram portugueses: Sebastião Alves e Anunciação da Glória.
Sobre Sebastião, consegui localizar praticamente toda a documentação principal:
- Batismo em Mar, Esposende, Braga (1887);
- Casamento no Brasil em 1913;
- Óbito no Rio de Janeiro em 1946.
O que eu imaginava ser mais fácil acabou se tornando o maior desafio: localizar a certidão de nascimento do filho deles, meu avô, Aldo Alves.
Até o momento encontrei apenas a certidão de óbito. Nela consta que ele faleceu em 09/03/1982, em Santa Cruz (RJ), com 53 anos de idade. O registro foi lavrado na 13ª RCPN, mas não informa data de nascimento, CPF ou outros dados que ajudem a localizar seu registro de nascimento.
Minha primeira hipótese foi que ele tivesse nascido na área da própria 13ª RCPN, mas as buscas realizadas não localizaram nenhum registro.
Durante a pesquisa encontrei documentos dos irmãos de Aldo. Os três irmãos mais velhos foram registrados em cartórios da região central do Rio de Janeiro. Já a irmã com idade mais próxima à dele, Angela dos Santos, foi registrada na antiga 7ª Pretoria, correspondente à região de Irajá.
Na época, a família residia em Marechal Hermes, razão pela qual concentrei minhas buscas nessa região. Já solicitei pesquisas no cartório correspondente e também realizei buscas pelo portal do Registro Civil em diferentes períodos, sem sucesso.
Dados conhecidos:
- Nome: Aldo Alves
- Filho de Sebastião Alves e Anunciação da Glória
- Residência da família: Marechal Hermes, Rio de Janeiro/RJ
- Avós paternos: José Alves e Rosa Martins dos Santos
- Avós maternos: Antonio Francisco Antonio Abbade e Maria do Rosário
Minha principal hipótese é que Aldo tenha nascido entre 1928 e 1929, mas não possuo nenhum documento que confirme essa data.
Um detalhe que considero relevante é que sua mãe, Anunciação da Glória, faleceu em 27/01/1932, tendo como causa uma infecção puerperal. Como o casal teve cinco filhos conhecidos, imagino que essa morte tenha ocorrido em decorrência do parto de Aldo ou de uma última gestação cujo bebê não sobreviveu. Por isso, considero janeiro de 1932 como um limite cronológico importante para a pesquisa.
Alguém conhece outras fontes para localizar registros de nascimento de Marechal Hermes nesse período? Existe alguma estratégia para identificar a data de nascimento quando o registro civil não é encontrado, ou algum acervo específico da antiga 7ª Pretoria que eu possa consultar?
Agradeço qualquer orientação.