Assento em mãos

Com o assento em mãos li que preciso ir no consulado e fazer a inscrição consular, após isso entrar com o cartão cidadão para só depois pedir o passaporte. Conseguem me ajudar com essas etapas? Não encontrei onde agendar com o consulado pra primeira etapa, é só ir presencialmente com assento e RG? Estou no estado de São paulo

Comentários

  • No consulado do Rio de Janeiro você marca pelo site do consulado os serviços que gostaria. É melhor ligar para se informar, mas você só precisa do assento e pagar as taxas correspondentes para fazer tanto o passaporte quanto o cartão cidadão

  • Inscrição consular é feita automaticamente quando usa os serviços de um consulado pela primeira vez, não precisa se preocupar com isso.

    Se você está em SP, pode agendar para tirar o CC e o passaporte de uma vez só (se você assim desejar), mas para fazer o agendamento precisa der a CMD, que é um tipo de assinatura digital portuguesa. Como não tem o CC ainda, vai precisar comparecer no consulado sem agendamento levando o passaporte brasileiro para fazer o cadastro da CMD e aí sim vai conseguir agendar pra fazer os docuementos. Tem as instruções no site do consulado e recomendam chegar cedo pois as senhas acabam.

    Se estiver no interior pode ver o calendário de permanências consulares e ver quando vai ter uma perto de você. Aí para agendar não precisa da CMD, mas tem que mandar email 15 dias antes da data logo depois da meia-noite (tipo 00:01) para conseguir horário.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.