Ajuda e dicas, POR FAVOR

A nacionalidade da minha mãe depois de um processo demorado (mesmo sendo prioridade
pela idade) saiu em novembro do ano passado e agora eu pretendo entrar
com meu pedido ....

Minha mãe já está com todos os documentos, cartão cidadão, passaporte etc

Sou do Rio de Janeiro e por nossa experiência aqui demora demais, aconselham entrar diretamente em Portugal?  Onde?

Sobre os documentos que eu preciso >>>  precisarei da certidão
de nascimento do meu pai brasileiro, mesmo sendo a minha mãe a que
adquiriu a nacionalidade portuguesa?

O casamento deles, mesmo que tenham se divorcidado?  Né??   

>>>>> E ainda tem um porém a nacionalidade da minha mãe
saiu com nome dela de solteira pois se divorciou do meu pai e na minha
certidão de nascimento consta o nome dela de casada que é diferente.....
   Será que isso pode ser problema?  <<<<<<

Agradeço a ajuda,

RENATA.  image

Comentários

• Renata,
    Voce quer dizer que tiraram o Cartao do Cidadao e o Passaporte da sua mae sem atualizar o estado civil?
    Se assim foi, é possível que exijam a transcricao do casamento (comprovar o nome de casada dela que aparece na sua certidao) e a homologacao do divorcio, a qual é feita em Portugal atraves de um advogado.
    Eu fui a declarante do nascimento dos meus filhos, mas como tinha mudado o sobrenome ao casar tive que fazer a transcricao de casamento antes de solicitar a cidadania deles.
    Para esses processos vai precisar a certidao de nascimento do seu pai entre outros documentos.
    Poderia tentar mandar seus documentos sem a transcricao de casamento e a homologacao, mas é bem possível que caia em exigencia.

• É como a Denise orientou.  E em Portugal tem que ser feita a homologação do divórcio. Tudo pode ser feito no consulado ou por correspondência.

• Denise e Antonio,

o que eu acho é que já está atualizado, pois quando meus pais se divorciaram teve a claúsula que ela voltasse a usar o nome de solteira que foi o qual saiu a cidadania, mas é diferente do nome na minha certidão de nascimento que era o nome de casada ainda ....

Isso que vcs falaram?

O que eu preciso?
    Obviamente a minha certidão;
    Dos documentos portugueses da minha mãe;
    certidão de nascimento do meu pai brasileiro;
    Casamento/divolcio deles (O divórcio vem averbada a certidão eu creio)

E levar no Itamaraty, somente o meu nascimento, né?

Muito grata, RENATA.

• Renata,
                é preciso confirmar se, realmente, no assento de nascimento de sua mãe o casamento está transcrito. Sua mãe ou você não sabe o que foi feito através do Consulado do Rio?
                Se de todo modo não souber, peça através do Portal do Cidadão uma 2a. via da certidão da sua mãe.
                Se não estiver transcrito, como já foi dito anteriormente será necessário providenciar a transcrição antes do seu pedido de nacionalidade.
                Como fazer tudo isto (pedido certidão através do Portal do Cidadão, documentos para atribuição da nacionalidade, para onde enviar, formulários, etc), podes encontrar no 'Guia de Ajuda' desta comunidade. OK?
  • Existe um tópico no fórum que trata deste assunto, com detalhes importantes. O que eu sei é que, se a portuguesa foi casada tem que averbar o casamento, e se ela se divorciou fora das leis de Portugal, tem que homologar a sentença da Justiça do País emitente  para a Justiça de Portugal, isso só se faz em Portugal através de um processo judicial e com Advogado. Sua mãe pode procurar o Consulado, o qual ela tem a inscrição consular para orientá-la, caso tenha dúvidas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.