É necessidade fazer reconhecimento de firma e o sinal público??
Eu estou iniciando agora essa jornada pra tirar minha cidadania portuguesa como neto de portugueses, mas logo na primeira etapa da jornada já surgiu diversas dúvidas. Quando eu solicitei a minha certidão informaram que eu pagaria um valor pelo reconhecimento de firma, depois quando solicitei a certidão da minha mãe em outro cartório informaram que não fazem sinal público.
A minha dúvida é essa preciso mesmo ter reconhecimento de firma e o sinal publico?? Pelo oq eu li pesquisando uns dizem que não precisam e outros dizem que precisam.
O chatgpt informou que a apostila haia já cobre essas duas coisas, porém não confio muito nele pq ele me disse que eu poderia solicitar certidões de nascimento em qualquer cartório e isso era mentira.
Me ajudem aí plss
Comentários
@Ericking
O apostilamento em certidões do Registro Civil brasileiro já é o reconhecimento da assinatura do escrevente como autêntica para fins internacionais. Não é necessário reconhecimento de sinal público.
O reconhecimento de firma por sinal público pode ser feito em qualquer cartório de notas, não precisa ser no cartório que emite a certidão.
Para enviar documentos para Portugal teoricamente não precisa fazer isso, basta apostilar, mas muita gente faz por excesso de zelo, até porque é barato.
A exceção é se for fazer algo em consulados, tipo transcrição de casamento no consulado do RJ. Nesse caso, o consulado exige o sinal público.
Obrigado pelo retorno meu amigo.