Pedido de Urgência - Idade + 75 anos

Ola a todos!

Tenho um processo de solicitação de nacionalidade de neto, correndo em Lisboa, de uma pessoa de 81 anos de idade. Enviei em 2025.

Após a mudança para processos prioritários para idade avançada +75 anos em maio/2026, enviei uma solicitação ao CRC pelos correios solicitando a analise do meu processo com urgência. Fiz da seguinte forma:

• Escrevi uma declaração formal à conservatória de acordo com a idade do solicitante, sendo de 81 anos de idade, informando número do processo, senha de acesso e data de recebimento da Conservatória. Fiz menção a nova condição de urgência para pessoas com mais de 75 anos.
  • Fiz a autenticação presencial no cartório e apostilei o documento.
  • Não enviei junto documento de identidade, eu fiz referencia ao documento que consta no processo ja enviado. Não quis gastar dinheiro com mais uma copia do passaporte e apostila.
  • O documento foi entregue esta semana (11/08/2026).

Alguém fez essa solicitação e saberia dizer qual o próximo passo? A Conservatória deve retornar o deferimento ou basta acompanhar o numero do processo para saber se foi deferido? Alguém poderia me ajudar com essa informação?

Obrigado,

Comentários

• @delgadoBR

Há um tópico inteiro no fórum dedicado a esse assunto bem aqui: Pedido de Urgência - 75+

@Admin veja se vale a pena consolidar para evitar termos o mesmo assunto espalhado.

• @delgadoBR

Um conservador vai analisar o pedido e deferi-lo; vai chegar uma atualização do IRN por e-mail pedindo para acessar o site das bolinhas; quando acessar, vai constar lá o deferimento da urgência.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.