Registos consulares antigos transferidos do Consulado do RJ para Portugal
Boa tarde a todos,
Gostaria de saber se alguém aqui já teve a experiência de consultar registos consulares antigos que foram transferidos do Consulado de Portugal no Rio de Janeiro para Portugal.
A minha situação: o meu bisavô era português (natural de Santa Maria da Feira, Aveiro, imigrou para o Brasil em 1911, nunca se naturalizou). Preciso de confirmar se ele registou a minha avó, nascida no Rio de Janeiro em 1925, como portuguesa no Consulado.
Ao contactar o Consulado do RJ, informaram-me que "não foi localizado qualquer assento de nascimento" mas que os documentos antigos já foram transferidos para Portugal. Indicaram-me o contacto dab@mne.pt (mailto:dab@mne.pt) (Divisão de Arquivo e Biblioteca do MNE).
Localizei no catálogo online do Arquivo Histórico Diplomático (plataforma NYRON) o fundo que contém os actos de registo civil desse consulado:
- Código: PT/AHD/3/MNE-MD/CON-BRA-RIO/013
- Período: 1911-1971
- São 37 unidades de instalação (caixas) no Palácio das Necessidades, Lisboa
- Link: https://ahd.mne.gov.pt/Nyron/Archive/Catalog/winlibsrch.aspx?pesq=3&doc=37347 (https://ahd.mne.gov.pt/Nyron/Archive/Catalog/winlibsrch.aspx?pesq=3&doc=37347)
Já enviei emails ao DAB (em julho e agosto) mas não obtive resposta.
As minhas perguntas:
- Alguém já precisou de consultar registos consulares que foram transferidos para o AHD?
- Conseguiram resposta do DAB por email, ou foi necessário ligar/ir presencialmente?
[removido]
- Há alguma outra entidade (IRN, Conservatória dos Registos Centrais) que possa ter acesso a estes documentos?
Qualquer experiência ou dica é bem-vinda. Obrigado!
Comentários
Civil Online https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/
Joga os dados da sua avó lá e se retornar a certidão ela é portuguesa. É pago.
O civil online nao permite buscas de registos com mais de 100 anos. De qualquer forma, segui a orientação do suporte, coloquei menos de 100 anos, em observação especifiquei que o registo tinha mais de 100 anos com a data correta e paguei os 10 euros, nenhum retorno, nem negativo.
@rmf86
O retorno do civilonline só é "imediato" quando se localiza rapidamente o registro no sistema informatizado. Pois aí eles só tem que acessar o mecanismo de busca interno nessa sistema e puxar o registro da pessoa.
Em casos onde não está informatizado o registro, eles mandam uma comunicação à conservatória onde você indicou que o registro deveria estar. Aí essa conservatória tem que achar o registro, criar um arquivo informatizado do mesmo, e inseri-lo no sistema.
Nesses caso, esse tempo de resposta varia consideravelmente, pois cada conservatória tem sua rapidez (ou não) para fazer isso.
Registros de cidadãos registrados fora de PT são criados pela CRCentrais de Lisboa - que não é um lugar rápido para nada... Quanto mais em um caso onde nem se sabe se existe realmente um registro.
Quanto aos registros do MNE, já sugeri esse caminho para algumas pessoas, mas ninguém nunca deu um retorno se funcionou na prática.
Minha impressão é que eles não tem pessoal (como os Arquivos Distritais tem) para ficar realizando buscas no acervo, que não deve estar nem indexado a nível de nomes dos registrados, muito menos informatizado. Deve ser um monte de caixas com a documentação do jeito que receberam do consulado. Desconfio que alguém tem que ir lá pessoalmente, marcando antes uma visita e procurar manualmente nessa papelada toda:
https://ahd.mne.gov.pt/Nyron/Archive/Catalog/winlib.aspx?option=generic2
Vou aguardar mais...
Obrigado pelas informações @CarlosASP e @andrewdiias
@CarlosASP @andrewdiias @rmf86
Solicitei uma busca nos registros consulares pelo e-mail do DAB ontem também. Informaram-me que a diligência custa 50 euros.
Não sei se é melhor esperar o DAB ser notificado do pedido feito através do CivilOnline para realizar a busca e para transcrever os dados para a certidão ser disponibilizada ou, para desencargo de consciência antecipado, solicitar a busca manual por alguém da secção de arquivos diplomáticos.
Ola @carlasimone ,
Pois. Eu vou esperar pelo CivilOnline primeiro, ja que de qualquer forma tudo demora por lá...
Mas obrigado por essa informação do outro valor.