Busca de certidão de ascendente português

Olá nobres amigos, agradeço desde já pela ajuda.

Minha família me incumbiu de descobrir nossas possíveis origens portuguesas. Meu avô fala que seus avós vieram para o Brasil com a mãe dele ainda criança, logo partimos do princípio que ela saiu de Portugal e deixou registros.

Infelizmente os cartórios aqui no Norte do Brasil são um tanto rudimentares.

Mas segue os dados que já consegui

Nome: MARIA GUIOMAR FIGUEIRA DA SILVA

Data de nascimento: 03/03/1918

Pai: MANOEL DA COSTA FIGUEIRA

Mãe: JULIETA DA SILVA FIGUEIRA

Agradeço novamente quem puder me ajudar, pois não queria gastar rios de dinheiro pra não achar nada nos cartórios daqui e não descobrir nada.

Comentários

• @alehpenafort

Qual cidade do Norte do Brasil?

Ela casou? Já foi atrás da certidão de inteiro teor do casamento dela?

• @alehpenafort As certidões de óbito dela e de 3 irmãos indicam que eram naturais do Amapá. No Family Search consta a indicação de que o pai Manoel era natural de Coimbra- Portugal e a mãe Julieta do Amapá, mas não foram anexadas as fontes.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-C3QG-X9FW-D?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AXSG6-8TND&action=view&cc=2137269&lang=pt

Vc pode pedir uma busca no cartório de Macapá com os dados que vc possui da Maria Guiomar para ver se existe o registro de nascimento dela de 1918 e tirar a dúvida.

• @carlasimone

Essa que é minha dificuldade, meus familiares apenas referem dados, tirando os dados escritos na certidão de óbito de inteiro teor dela (onde diga-se de passagem, veio poucas coisas)

Minha família refere que eles chegaram em Belém por volta dos anos 20, posteriormente viveram em Afuá e depois em Macapá.

Tentei fazer buscar pelo site do Registro Civil, mas eles afirmam que esses cartórios possuem lacunas nos registros. E o de Macapá me forneceu apenas o atestado de óbito dela, sem mais informações relevantes.

Já pensei em tentar o site do Registro Civil de Portugal, pelo que vi são 10 euros, mas não tenho informação de freguesia, aí complica as coisas.

• @Nairolasai

Nossa, quantas nformações maravilhosas!

Com essa indicação dele ser de Coimbra as coisas começam a ficar mais claras! Entrei em contato com o cartório para solicitar a busca da certidão de nascimento da Maria Guiomar em inteiro teor.

A minha avó refere que a Guiomar nasceu sim em Portugal, então mesmo ela sendo registrada como amapaense, pode ser possível que ela tenha o registro dos dois países, afinal sua mãe era brasileira como você disse.

Irei aguardar a resposta do cartório, pois preciso de mais informações além do distrito, preciso da freguesia, do conselho, para poder solicitar no site do Registro Civil de Portugal pelo o que vi.

Mas agradeço pelas informações.

• @alehpenafort Embora na certidão de óbito do Manoel conste que nasceu em Coimbra - Portugal, no Family Search aparecem diversos irmãos dele batizados em Belém - PA.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS1G-13RC-6?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AX3CL-H36C&action=view&cc=2137269&lang=pt

https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/GZK9-BXR

Embora o declarante da certidão de óbito tenha sido um parente dele, esses documentos nem sempre são precisos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.