Busca por Assento Português
Olá, pessoal, alguem poderia me ajudar?
Estou em buscar de informações da minha bisavó, pelo family search eu encontrei alguns documentos, inclusive com foto, mas infelizmente esse documento da minha bisa, não especifica a cidade natal, apenas diz Beira Alta.
Sera que consigo encontrar algo com essas infos?
Nome: Margarida Ramos
Pai: Antonio Ramos
Mãe: Florinda Ramos
Natual: Beira Alta
Data de nascimento conforme o documento: 05.07.1909
RE: 925.078
RG: 8.653.009
Local de desembarque: Santos
Data: 09.08.1944 (Porém essa data pode estar errada pois minha avó nasceu em 1934 ja em Santos).
Nome de casada: Margarida Ramos Teixeira
Meu bisavô: Luiz Teixeira
Ele tinha como profissão: Militar.
Ele nasceu em 14/05/1884
O registro de casamento deles foi no dia 24/10/1932.
Alguem poderia me ajudar como eu consigo mais informações?
Comentários
@BarbaraPeres2407 Sugiro vc compartilhar aqui os documentos que já possui.
No CEPESE existem registros de passaportes do Antônio e da Florinda Ramos na freguesia de Freixiosa, que fica na Beira Alta, mas no índice de nascimentos dessa freguesia de 1901 a 1911 não consta o nascimento da Margarida.
Os documentos que tenho são essas 2.
Conversando com minha mãe, descobri que a mãe da minha bisa (Florinda Ramos) na vdd faleceu em portugal. Então ela nem veio para o Brasil.
Minha mãe disse que minha avó veio para o Brasil com 18 anos, então na vdd ela chegou aqui entre 1926 e 1928. A data que esta no documento, provavelmente foi algum documento que ela emitiu na época, e colocou qualquer data de chegada.
Minha bisa tinha uma irmã que tbm veio para o Brasil, chamada Generosa Ramos.
@BarbaraPeres2407
Eu entraria em contato com o cartório em Santos onde ela casou em 1932 e pediria para desarquivarem a habilitação do casamento. Isso é o processo onde os noivos apresentam documentos (ou fazem declaração corroborada por duas testemunhas) para provar quem são, onde e quando nasceram, filiação etc. Você não precisa de uma cópia física oficial dela, apenas de um PDF dela para ver o conteúdo (deve sair mais barato assim). Alguns cartórios bonzinhos podem até dar uma olhada e dizer se lá tem ou não algo mais sobre o que ela apresentou como documento.
Se quiser, pode em paralelo tentar o caminho do Prontuário de Estrangeiros. Um deles deve ter dado origem à essa ficha que colocou e, possivelmente, como pode ver, foi baseado na certidão de casamento dela (o que não deve trazer informações novas). Nessa ficha, ela aparece como viúva. De todo modo, pode já ir pedindo no Arquivo Nacional (usando o número de RE que tem), pois leva um tempo:
https://consulta.an.gov.br/orientacaoDesembarque/3
Mas tem um outro onde ela aparece como "casada" e, quem sabe, traz alguma novidade.
No link abaixo, entre Margarida Ramos Teixeira no campo nome e deixe o resto em branco. Vai ver dois resultados; um deles é de 1974 com ela viúva (que deve ser o que já tem); outro sem data. Peça a certidão desse outro para ver o que aparece:
https://web.arquivoestado.sp.gov.br/web/acervo/solicitacao_certidoes/delegacia
Boa tarde pessoa de pessoal!
Estou tentando localizar a certidão do avô da esposa de um amigo, mas não estou conseguindo.
Tenho o nome completo, data de nascimento e o nomes dos pais e que também ele era de Lisboa.
Tentei pelo Family Search, mas não consegui.
Existe outra maneira de conseguir esta certidão?
@marcelobaruque Se quiser coloque os dados aqui que alguém vai tentar ajudar na localização do Registro em Portugal.